Como organizar um quarto pequeno gastando pouco

Publicado em 26 de janeiro de 2023

 É possível organizar um quarto pequeno gastando pouco? 

Como organizar um quarto pequeno gastando pouco


Para quem possui uma empresa no ramo de organização de quartos ou até mesmo comercializa móveis, publicar artigos explicativos em relação a algumas dicas de organização pode ser uma ótima ideia para aumentar o tráfego do site e chamar mais a atenção do seu público para o seu negócio.


Sendo assim, saber oferecer dicas de como organizar um quarto pequeno é uma excelente maneira de conseguir mais clientes para o seu negócio por meio de blogs explicativos, bem como formular ideias de limpeza geral no quarto, escolher desapegar dos objetos que não usa mais, fazer uma consultoria com um arquiteto e muito mais.


E para que você possa oferecer as melhores dicas no seu blog, separamos especialmente neste artigo as principais ideias de como organizar um quarto pequeno, levando em consideração o uso de diferentes móveis, se atentando à decoração, entre outras dicas que fazem toda a diferença na organização. Continue lendo para saber de todos os detalhes!


Dicas de como organizar um quarto pequeno

Para organizar um quarto pequeno com maior comodidade, é necessário se atentar para seguir algumas dicas de limpeza e arranjo dos móveis. Leia abaixo com mais detalhes em relação à organização geral.


Como organizar um quarto pequeno gastando pouco



Faça uma limpeza geral do quarto

Em um espaço pequeno, é interessante que você mantenha o seu quarto sempre limpo e sem objetos soltos pelo caminho para que você ofereça uma imagem mais ampla e espaçosa ao seu ambiente.


Mantendo o quarto arejado e limpo ajuda com que os objetos não acabem acumulando sujeira e nem possua itens espalhados pelo cômodo que não estão sendo utilizados, fazendo com que fique mais fácil de circular pelo ambiente e ofereça uma boa aparência a outras pessoas.

Como organizar um quarto pequeno gastando pouco



Se desapegue dos objetos que não usa mais

Desapegar dos objetos que não usa mais ajuda a manter a organização do seu quarto pequeno em dia. Procure ter uma quantidade de roupas proporcional ao seu cômodo e evite acumular roupas, sapatos e objetos que você não usa. Se esses itens estiverem em bom estado, você pode escolher vender ou até mesmo doar para quem precisa.


Uma dica legal é que você separe as roupas e itens que você não usa mais de tempos em tempos, de pelo menos um ano, pois assim você mantém apenas o que é necessário e ajuda a organizar um quarto pequeno com mais praticidade. 




Faça uma lista de prioridades

Para quem está organizando um quarto pequeno do zero, é interessante que faça uma lista de prioridades com móveis e objetos que você precisa ter no dormitório antes de iniciar a separação dos móveis e começar a faxina.


É importante que você anote a quantidade e tipos de móveis, bem como as suas medidas para facilitar o processo de organização do quarto, como os tamanhos das camas, as medidas da escrivaninha para trabalhar ou estudar e outros tipos de móveis que precisam estar presente na sua rotina. Com esta lista, será muito mais fácil mobiliar o quarto, bem como manter a sua organização sempre em dia.


Faça uma consultoria com um arquiteto

Se a sua empresa está no ramo de serviços de arquitetura, escolher publicar um artigo que incentive o leitor a se consultar com um arquiteto pode fazer com que traga mais clientes ao seu negócio, uma vez que não é simples organizar um quarto pequeno sem o mínimo de noções de decoração e de espaço.


Você pode citar algumas dicas de arquitetura e combinação de cores para harmonizar um espaço pequeno, ou até alguns macetes na escolha dos móveis ideais para o ambiente, mas procure dar ênfase na necessidade de marcar uma consultoria com um profissional habilitado para trazer melhores resultados a um quarto pequeno.


Faça a medição dos móveis

Antes de começar a organizar um quarto pequeno, é importante que você faça a medição dos móveis para fazer a melhor escolha para quem está procurando mobiliar o ambiente com utensílios novos, e para um dormitório, você não pode esquecer de medir o objeto mais importante, que é a cama, para saber encaixá-la ao melhor lugar.


Cada modelo de cama pode contemplar necessidades específicas, como a cama embutida ou a bicama, que são ideais para espaços pequenos ou as camas maiores, como as de casal, ideal para quem divide com outra pessoa ou busca ter um espaço maior para dormir. Sendo assim, não deixe de conferir as 10 melhores camas do mercado e escolher a opção ideal para o seu ambiente.

Como organizar um quarto pequeno gastando pouco



Invista em espelhos

Os espelhos são excelentes para oferecer uma ilusão de ótica e dar a impressão que o espaço é mais amplo do que realmente é, de forma que você não pode deixar de usar esta dica para organizar o seu quarto pequeno.


Os espelhos podem ser colados de forma prática nas paredes que não estão sendo cobertas pelos móveis, seja ao lado de uma mesa ou até mesmo uma escrivaninha. Você ainda, se preferir, pode escolher acoplar o espelho na porta de um guarda-roupas, o que também oferece praticidade na hora de vestir as suas roupas.




Utilize portas de correr ou sem porta

As portas de correr ou simplesmente, guarda-roupas sem porta, são ótimas para quem procura economizar o espaço. Você pode escolher instalá-las na entrada do seu quarto ao invés de as tradicionais para ganhar ainda mais espaço, e assim você pode oferecer ao ambiente uma aparência de mais espaçosa e até mesmo mobiliar com mais objetos o quarto pequeno.

Como organizar um quarto pequeno gastando pouco



Escolha móveis baixos

Os móveis baixos também podem oferecer ao ambiente uma aparência mais extensa e espaçosa, uma vez que o espaço entre o teto e os móveis podem garantir um visual de maior amplitude.


Procure comprar sofás mais baixos, assim como a cama e mesas escrivaninhas que medem até 1 metro de altura para oferecer o visual novo na organização do seu quarto pequeno.


Invista em uma decoração mais minimalista

Procurar escolher tons pastéis e até mesmo monocromáticos para a decoração do seu ambiente pode ser uma ótima dica para organizar um quarto pequeno, uma vez que estes tons são mais simples e tendem a combinar com variados tipos de móveis.


Além disso, procure não exagerar na decoração e enfeites para o seu quarto pequeno e dê preferência aos objetos de decoração minimalistas, como poucos quadros e cortinas sem estampas para oferecer ao seu quarto uma decoração simples e que combinam com outras mobílias com mais praticidade. Veja também outros estilos de decoração de quarto.


Como organizar um quarto pequeno gastando pouco



Utilize de cores neutras

É legal também escolher dar preferência no uso de objetos de cores neutras para organizar um quarto pequeno, que podem ser definidas como o preto, branco, cores claras como o creme e até mesmo o cinza.


As cortinas e as cores das paredes definidas em tons neutros podem oferecer maior aconchego ao seu quarto, bem como harmonizar a decoração do espaço mais limitado, sem que ofereça exageros no uso de pinturas mais vívidas e garanta que o seu espaço esteja minimalista e combinando. Confira também a psicologia das cores para quarto.


Crie uma rotina de limpeza

Criar uma rotina de limpeza não só é ótima para quem sofre de problemas como alergias e rinites para retirar a poeira acumulada do seu quarto, mas também ajuda com a organização de um quarto pequeno.


Uma faxina feita no ambiente de forma frequente, pode evitar o acúmulo de objetos que não são mais utilizados, garantindo que o seu quarto esteja sempre renovado e sem que roupas ou peças de decoração ou mobílias inutilizadas fiquem ocupando espaço do seu quarto. 


O que colocar dentro de um quarto pequeno?

Agora que você já leu sobre as dicas mais importantes de como organizar um quarto pequeno em relação às suas mobílias, limpeza frequente e peças de decoração para harmonizar o seu ambiente, veja também o que colocar dentro de um espaço limitado para que o seu cômodo fique o mais funcional e decorado.


Utilize móveis multifuncionais

A ideia de marcar uma consultoria com um arquiteto ou seguir dicas de instalação de móveis práticos vai muito além de escolher peças para a decoração do quarto, uma vez que em um ambiente com espaço limitado, é interessante que você procure utilizar móveis que ofereçam o máximo de aproveitamento de espaço, bem como praticidade no decorrer do seu dia a dia.


Procure organizar o seu quarto pequeno de forma que os seus móveis aproveitem os cantos do cômodo com prateleiras e guarda-roupas e, se você tem um valor mais alto disponível a ser investido, contratar serviços de móveis planejados pode ser uma excelente dicas para quem dispõe de espaço menor, ainda mais se você morar em apartamentos pequenos.

Como organizar um quarto pequeno gastando pouco



Faça uso de nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras que podem ser instaladas nas paredes são ótimas dicas para aproveitamento de espaço, além de serem mais práticas por poderem ser usadas para guardar objetos do seu cômodo, oferecendo uma funcionalidade extra para organizar um quarto pequeno.


Os nichos podem ser instalados com facilidade e costumam aguentar pesos razoáveis, podendo ser práticos para guardar livros e objetos pessoais, e as prateleiras podem armazenar roupas ou outros artigos de decoração que você queira implementar no seu quarto. Para quem busca economizar, usar caixotes de madeira para nichos e prateleiras pode ser uma boa opção.


Pense em usar hastes e ganchos

As hastes e ganhos podem ser instalados com praticidade com a ajuda de uma simples furadeira e estes objetos podem ser usados com a mesma funcionalidade que os nichos e prateleiras instalados nas paredes.


Os ganchos podem ser implementados à porta do seu quarto e eles podem servir para pendurar alguns objetos, como cabides, cintos, toalhas ou até mesmo artigos de decoração. As hastes possuem resistência para variados pesos, então sempre procure analisar na descrição do produto para saber se ele está apto a aguentar o peso do objeto que pretende pendurar, como os vasos de plantas verticais.


Procure móveis planejados

Os móveis planejados garantem mais espaço no seu quarto ao procurar aproveitar o máximo de espaço do cômodo. Por ser desenvolvido como em guarda-roupas com máxima altura e que cobre toda a parede do seu quarto, ele pode oferecer ao seu quarto pequeno uma excelente mobília para guardar todos os seus objetos.


Além disso, os móveis planejados podem ser fabricados conforme os seus gostos, de forma que você possa escolher a cor, o tipo de material e até mesmo o design do produto, fazendo que toda a sua necessidade e preferência sejam atendidos pela empresa que você fechar o negócio. Então se você procura como organizar um quarto pequeno, não deixe de seguir esta dica para garantir maior funcionalidade e espaço para o seu cômodo.




Invista em móveis aramados ou araras

Por último, escolher mobiliar o seu quarto pequeno com móveis aramados ou até mesmo araras é uma dica legal para quem procura economizar na compra de móveis e objetos para decorar o seu ambiente, uma vez que estes itens oferecem praticidade ao possibilitar que você pendure roupas e toalhas com mais facilidade.


As araras não só servem para pendurar cintos, toalhas ou até mesmo chapéus, mas também funcionam para manter as suas roupas sempre limpas e passadas, uma vez que ela não necessita que as suas peças sejam dobradas na hora de armazenar.

Como organizar um quarto pequeno gastando pouco



Utilize essas dicas para organizar seu quarto da melhor forma!

Chegamos ao final deste artigo e com a leitura da matéria, você viu como uma empresa no ramo de decoração, arquitetura e afins pode investir em um blog para criar textos que ajudam a dar dicas de como organizar um quarto pequeno.


Falamos sobre a importância de fazer uma limpeza geral do quarto e de forma frequente para não acumular objetos inutilizados, desapegando dos mesmos, fazer uma medição dos móveis para escolher comprar sem erros, investir em espelhos e portas de correr, procurar mobiliar o seu quarto com móveis baixos, escolher usar uma decoração mais minimalista, entre outras dicas.


Comentamos também, que usar cores neutras podem ser um grande aliado na sua decoração, bem como escolher marcar uma consultoria com uma companhia de arquitetura especializada e até buscar fechar um projeto com móveis planejados para o seu ambiente ficar elegante e ainda mais funcional mesmo em um espaço bastante limitado. Por fim, demos dicas de o que colocar dentro de um quarto pequeno para te oferecer ainda mais praticidade no dia a dia, então se você quer organizar seu quarto da melhor forma, não deixe de seguir as nossas ideias!

Um comentário:

  1. Acredito que o minimalismo pode ser a grande chave. Vi umas ideias bacanas na batalha de design nessa plataforma planner5d. Os tons claros "abrem" lugar e a escolha de elementos essenciais, mas com um bom design faz toda a diferença.

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo