Psicologia das cores: entenda e aprenda a decorar seu lar!

Publicado em 6 de maio de 2022

 Você sabe o que é a psicologia das cores e como você pode usá-la na decoração de um ambiente? A cor transmite informações não-verbais e pode favorecer a harmonia do ambiente, criando boas sensações.

Psicologia das cores: entenda e aprenda a decorar seu lar!

Quando a psicologia das cores é aplicada da forma correta, pode causar sensações positivas em seu lar. Veja como funciona!

Se você está procurando um imóvel em Contagem, vai fazer uma reforma ou apenas mudar a decoração da sua casa, está no lugar certo!

Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e vamos te ajudar a escolher os tons ideais para seus ambientes. Quer aprender? Continue a leitura!


Quando a psicologia das cores é aplicada da forma correta, pode causar sensações positivas em seu lar. Veja como funciona!


Saiba o que é psicologia das cores

A psicologia das cores é uma área popular da teoria das cores que atribui conotações emocionais e psicológicas entre cores e emoções. Muitos desses significados são universais porque afetam o cérebro, mas alguns são apenas culturais.

Se você gosta de uma cor, pode ter memórias de infância e associá-la a algum sentimento. Se sua mãe o fez usar amarelo um dia e seus colegas zombaram de você, o amarelo provavelmente não será sua cor favorita quando adulto.

Às vezes, uma tonalidade pode ter muitas conotações para você. Por exemplo, você pode optar por usar uma blusa laranja um dia porque:

  • Ele levanta o seu humor;

  • Você está pronto para agir;

  • Você está se sentindo criativo;

  • Você quer fazer uma declaração.

Mas você sabia que há uma indicação de cor para cada espaço da casa? Isso mesmo! Veja a seguir como funciona.

A função das cores na decoração de ambientes

Antes de entender qual o efeito que cada cor pode causar na decoração de um ambiente, vamos te mostrar as funções dela em cada espaço. 

Embora as percepções de cor sejam um tanto subjetivas, alguns efeitos têm significado universal. As cores quentes, por exemplo, evocam emoções que variam de sentimentos de conforto e calor a sentimentos de hostilidade e raiva. 

Já as cores que são frequentemente descritas como calmas, também podem chamar a atenção para seriedade e dignidade. Além disso, a maneira com que cada pessoa percebe uma cor pode variar conforme as condições e até mesmo a sua idade.

Dessa forma, quando elas são aplicadas da forma correta em algum espaço, isso pode causar sensações positivas. Por isso, podemos dizer que a psicologia das cores tem um papel fundamental na decoração de um ambiente. Entenda o porquê logo abaixo!

Quando a psicologia das cores é aplicada da forma correta, pode causar sensações positivas em seu lar. Veja como funciona!





Entenda o efeito de cada cor na sua decoração

Agora que você já sabe do que se trata a psicologia das cores, entenda o que cada tom pode causar ao ser usada como parte da decoração!

Azul

Pintar um ambiente de azul proporciona a sensação de tranquilidade e equilíbrio. Isso porque, remete à cor do céu e do oceano, trazendo harmonia e paz. 

Além disso, o azul contribui para passar a ideia de que o espaço é maior. Em épocas de dias quentes, a cor ajuda a aliviar o calor, se o espaço estiver iluminado com luz baixa. 


Amarelo 

O amarelo simboliza energia, aguçando e trazendo sensações otimistas. Como esse é um tom que proporciona alegria e estimula a comunicação, é excelente para ser utilizado em vários locais, como sala de estar e hall de entrada. Quando a psicologia das cores é aplicada da forma correta, pode causar sensações positivas em seu lar. Veja como funciona!


Rosa

O tom de rosa passa a ideia de delicadeza, mas é também uma cor que proporciona mais energia ao ambiente. Mesmo que esta seja uma tonalidade mais difícil de usar em qualquer espaço, o rosa incentiva a criatividade e desperta comportamentos mais amáveis. 

Uma boa ideia também é decorar pequenos adornos com esse tom, fazendo uma decoração mais minimalista.


Violeta

O violeta estimula a paz de espírito, por isso está relacionada ao lado místico. Acontece que ela também remete à introspecção e a sentimentos, como saudade. Sendo assim, fique atento para não utilizar esse tom em excesso.

Por outro lado, a cor pode ser aplicada em locais que necessitam de uma sensação de calmaria, já que vai possibilitar o relaxamento, como nos casos de meditação. 


Vermelho

O vermelho é uma cor que exige cautela. Isso porque, ela pode passar a sensação de estresse. Portanto, não conte com essa cor em locais onde as pessoas permanecem por muito tempo.

Além disso, é interessante não usá-la na cozinha, pois pode despertar o apetite. Aliás, é por isso que é uma cor tão comum nos restaurantes. Portanto, se você optar pelo vermelho, procure por tons rosados, que estimulam o afeto.


Preto

Por ser uma cor mais séria, o preto está ligado à clareza e objetividade. Dessa forma, ajuda a trazer mais elegância para o ambiente, além da separação do espaço. Por conta disso, utilizá-la fortalece a ideia de decisão e segurança. 

Ao usar o preto e a cor branca em um mesmo local, é possível criar um jogo de luz e sombra que fica bonito no ambiente. 


Cinza

A cor cinza acalma. Pensando nisso, ela é ideal para trazer a sensação de equilíbrio. O tom, que é uma mistura entre preto e branco, quando usado para decorar a casa, ajuda a acentuar outras cores.

Uma boa dica é usá-la em locais de trabalho, como um escritório ou até mesmo no quarto.


Branco

O branco, por ser minimalista, faz com que seja mais fácil variar nos itens de decoração. Esse tom contribui para uma impressão de tranquilidade e paz. Além disso, traz mais luminosidade ao ambiente.

Mas para que o espaço não fique com ausência de cor, invista em peças de cores mais intensas. 


Conclusão

Como vimos, entender um pouco mais sobre a psicologia das cores pode te ajudar a pensar em uma decoração mais agradável e positiva para o seu lar. Afinal, os tons podem sim influenciar na forma como agimos e nos sentimos. 

Agora que já sabe disso, planeje bem como vai pintar as paredes e até nas cores dos adornos. Com certeza, isso deixará sua casa mais bonita e alegre.


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo