Projetos criativos de prateleiras e estantes para fazer em casa

Publicado em 22 de março de 2024

 Conheça 5 ideias de prateleiras e estantes em alta para dar up na sua decoração

Projetos criativos de prateleiras e estantes para fazer em casa

Para conseguir otimizar todos os espaços da casa, é fundamental explorar a criatividade. Com tantas coisas para guardar, nada melhor do que prateleiras e estantes para guardar tudo o que é preciso sem ocupar tanto espaço, principalmente em projetos verticais. 


E com os equipamentos certos, como furadeira, parafusadeira para gesso, parafusos e muita criatividade, é possível criar prateleiras e estantes bastante autênticos e que podem se adaptar a diferentes estilos de decoração. Para te ajudar a se inspirar, trouxemos algumas dicas de prateleiras e estantes criativas para os ambientes da sua casa. Confira abaixo:

Prateleiras suspensas 

As prateleiras suspensas são ótimas opções para dar um upgrade na decoração de casa. Como o nome já indica, elas são suspensas, feitas com estruturas que são colocadas na parede com um suporte vertical. O principal destaque desse projeto é que ele é versátil e funcional, já que é possível montar prateleiras suspensas de vários formatos, tamanhos e materiais. 


O importante é contar com todos os suportes necessários para montar e instalar a prateleira. Dentre os principais materiais utilizados em prateleiras suspensas, podemos citar madeira, vidro e corda. Em projetos mais ousados, é possível usar outros elementos como cintos de couro grossos ou cabos de aço, por exemplo. 

Estante em escada

A estante em escada também é outra ideia de projeto criativo para otimizar a decoração do seu lar. Esses móveis são versáteis, ocupam pouco espaço e podem armazenar bastante objetos, além de servirem para praticamente todo o tipo de ambiente residencial. 


E para fazer esse móvel, é possível utilizar diversos tipos de materiais. O mais simples é pegar uma escada de madeira, cortar um de seus apoios com um serrote e pronto! Com a estante pronta, basta escolher uma parede reta para escorar o móvel. Também é importante entender a inclinação mais adequada. 


Ainda, é possível fazer uma estante em escada com ripas de madeira para montar uma estante com prateleiras mais longas. Esse é um projeto mais ousado e que demanda uma boa noção de marcenaria para fazer os cortes e apoios necessários para a montagem da estante. 

Prateleira feita de gaveta

As prateleiras feitas de gaveta são uma ótima ideia de projeto DIY que segue uma linha de nichos. Além disso, esse tipo de projeto é sustentável porque reutiliza materiais de móveis antigos. Para isso, você pode reaproveitar as gavetas do seu guarda-roupa, de armários de cozinha ou até mesmo de estantes. 


Com as gavetas prontas, você pode deixar a criatividade falar para fazer uma nova pintura no material e deixá-lo com cara de novas. Depois, basta pegar um suporte e alguns parafusos para fazer a instalação. A dica é instalar as gavetas na vertical, assim é possível colocar objetos na prateleira de dentro e na base da gaveta. 

Prateleiras invisíveis 

Esse é outro tipo de projeto de prateleiras em alta no mundo da decoração. A principal característica desse projeto é que os suportes que prendem a prateleira na parede não ficam visíveis. Isso é ideal para quem deseja uma decoração mais clean com uma composição mais sofisticada. 


Geralmente, as prateleiras invisíveis são feitas de madeira, mas outros materiais, como aço, por exemplo, podem ser usados nesse projeto. Basta que seja feita a furação correta para a instalação dos suportes invisíveis, estrutura que prende a prateleira na parede. 

Estante com nichos 

A estante com nichos é um projeto criativo para facilitar a organização de objetos na sua casa. E, aqui, o que vale é a criatividade. A montagem é simples: basta comprar nichos e ir montando a estante, peça por peça. 


Isso traz a possibilidade de criar estantes com altura e comprimento variado. Além disso, vale apostar em diversos formatos, sem ligar muito para a simetria entre as peças. Então, para montar esse projeto, a dica é pesquisar por nichos de diferentes formatos e pensar em como combiná-los para montar a sua estante. 


Então, agora você tem em mãos cinco ideias de projetos criativos para estantes e prateleiras. Abra espaço para a criatividade e crie móveis autênticos para facilitar a organização da sua casa e deixar a decoração mais bonita. 



 Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!

Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo