Entenda como montar uma sala de descompressão no escritório

Publicado em 26 de abril de 2023

 Ambiente visa trazer relaxamento e aumentar a produtividade no trabalho

Entenda como montar uma sala de descompressão no escritório



A rotina de quem trabalha em um escritório, na maioria das vezes, é bem corrida. E é a necessidade de realizar várias tarefas em um período mínimo, oferecendo o máximo de qualidade e produtividade que faz com que as pessoas se sintam sob constante pressão.


Em contrapartida, os funcionários podem se tornar mais propícios a desenvolverem problemas de saúde, tanto físico quanto mental. Nesse sentido, uma das soluções encontradas para lidar com isso é a criação de uma sala de descompressão, um ambiente de relaxamento e diversão com móveis modernos e acessíveis.


O objetivo é fazer com que as pessoas tenham um lugar onde possam descansar por alguns minutos, recarregar as energias e até mesmo estimular a criatividade através de dinâmicas grupais. Para tanto, hoje você vai entender melhor como montar uma sala de descompressão no seu escritório.

Sala de descompressão: Entendendo o conceito

A ideia de um espaço em que os funcionários possam fazer um intervalo com mais tranquilidade e liberdade parece um tanto quanto inovadora, e de fato é. Sua origem está atrelada a grandes empresas do ramo da tecnologia, como Google e Facebook, localizadas na região do Vale do Silício, na Califórnia (EUA).


Acontece que as pessoas que trabalham em escritórios tendem a viver sob constante pressão psicológica no sentido de oferecerem os melhores resultados possíveis. De forma exagerada, isso pode ocasionar o adoecimento dos funcionários, levando a afastamentos temporários, e a perda de rendimento laboral.


Sendo assim, criar um ambiente onde essas pessoas consigam, mesmo que em um intervalo de alguns minutos, descansar ou ainda fazer alguma atividade lúdica seria uma ótima alternativa em um ambiente tipo escritório. É daí que surge o conceito de sala de descompressão ou sala de descanso.


O modelo a ser seguido dependerá de alguns aspectos, como a cultura e os valores da empresa em questão, as preferências dos funcionários e sua própria faixa etária. Veja a seguir o que precisa ser considerado na hora de montar uma sala de descompressão no escritório.

Cultura organizacional

Esse talvez seja um dos aspectos mais importantes, pois caracteriza o estilo da empresa em questão. Modelos de negócio mais tradicionais tendem a seguir por um determinado caminho, ao passo que empresas mais novas e tecnológicas tendem a seguir uma cultura mais despojada. Leve isso em consideração no seu projeto.

Ambiente

A sala de descompressão ficará em um espaço interno ou externo? Ela será conectada a outras salas ou terá isolamento acústico? Será possível descansar nela? Todos esses detalhes relacionados ao ambiente precisam ser considerados na idealização da sala de descompressão.

Móveis

De modo geral, há uma tendência por móveis que tenham modelagem mais curvilínea e estofamento confortável com o objetivo de trazer mais bem-estar na hora do descanso. As cores escolhidas podem variar entre tons mais neutros e cores supervibrantes a depender do estilo de decoração escolhido.

Iluminação

Em se tratando da iluminação, é preciso analisar quais atividades serão realizadas na sala de descompressão. A dica é optar por luzes de tons quentes e amarelados. Caso o espaço seja utilizado para tirar um cochilo, por exemplo, será preciso que haja mecanismos para diminuir a intensidade da luz.

Área de lanche

Outra opção interessante é integrar à sua sala de descompressão uma área de lanche, onde os funcionários possam tomar um cafezinho durante o intervalo. Bebedouro e máquina de café são peças de grande importância nesse tipo de ambiente, bem como potes com biscoitos e algumas comidinhas leves.

Lazer

No quesito lazer, há uma série de possibilidades que podem fazer parte da sua sala de descompressão, sempre considerando o estilo e o gosto do seu time de funcionários. Jogos de tabuleiro, videogames, sinuca, pebolim, área de leitura e até mesmo redes de descanso são algumas das várias opções existentes.


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo