Tipos de pedras para jardim

Publicado em 16 de fevereiro de 2023

Em dúvida sobre qual tipo de pedra escolher para seu jardim? Veja aqui quais são as principais categorias, vantagens e como usá-las.

Tipos de pedras para jardim


 Qual a finalidade das pedras em um jardim?

Se você deseja manter suas plantas e flores num ambiente limpo e organizado, acrescente nele pedras para jardim. Caso queira melhorar o escoamento de água para evitar que as raízes apodreçam ou deixar os caules mais firmes e eretos, também é aconselhável que utilize pedras para isso.

Esses pequenos fragmentos, quando bem empregados, tornam um jardim em um lugar de sossego, paz e relaxamento. Do mesmo modo, eles têm o poder de tornar a entrada de qualquer habitação mais elegante, sofisticada e convidativa. Além disso, muitas pessoas acreditam que eles possuem um bom significado espiritual.

Contudo, é necessário escolher o modelo apropriado que sirva aos seus propósitos. Sendo assim, este texto será útil para você descobrir quais são os principais tipos de pedras para jardim, além de conhecer seus benefícios e como combiná-los com outros elementos. Confira!

 

Quais são os tipos de pedras para jardim?

Existem pedras com diferentes tipos de cores, formatos e tamanhos que podem ser colocadas em pisos, vasos e canteiros. Continue lendo e veja quais das categorias abaixo é a melhor opção para seu jardim.

 

Pedras pretas

Dolomita, seixo rolado e pedriscos na cor preta se destacam pela aparência elegante e versatilidade. Você pode aplicar esses tipos de pedra em caminhos ou forrar canteiros. Uma boa estratégia consiste em combinar pedras com essa tonalidade com contornos brancos para criar um lindo contraste decorativo.

A beleza desses fragmentos os torna perfeitos para pisos de jardim que ficam na entrada de casas. Além disso, muitos consideram a pedra preta uma proteção que afasta energias negativas e repelem pessoas mal-intencionadas. Para compreender melhor como funciona esse escudo espiritual e todos os seus significados, não deixe de conferir o artigo Pedras pretas: Nomes, origens, características, como usar e mais!

 

Pedra de rio

A pedra de rio possui formato plano, redondo, superfície lisa e geralmente apresenta cor bege ou marrom claro, porém há outros tipos como verde, vermelho e cinza. Elas podem ser naturais ou artificiais, mas ambas costumam contar com alta durabilidade e resistência suficiente para serem usadas em caminhos onde passam automóveis.

Também ajudam no escoamento das águas de chuva, por isso consiste numa excelente opção para prevenir problemas com excesso de águas. Além disso, sua aparência em conjunto com a grama verde é capaz de transformar um jardim num local de meditação, descanso, afastar energias espirituais ruins e atrair a tranquilidade.

 

Brita

A brita é a famosa pedra de construção, tem tamanho pequeno e contornos irregulares. Na jardinagem, além do cinza, há várias outras cores produzidas artificialmente. De qualquer maneira, o uso desse tipo de pedra em jardins não é somente por causa da beleza. Como no mercado estão disponíveis grandes quantidades desse produto, ele sai bem mais conta.

Fora isso, depositar um pouco de brita no fundo de vasos ou no solo garante uma ótima drenagem da água e evita o apodrecimento das raízes das plantas. Não é necessário muito, um terço de pedra tipo 1 coberto por dois terços de areia misturado com terra vegetal adubada já proporciona um bom plantio.

 

Mármore

Se você quiser deixar a passagem de um jardim com visual refinado, moderno e um pouco descontraído, as placas de mármore no formato de pisantes são ideias. Desde que a superfície seja áspera, esse tipo de pedra em caminhos é mais vantajoso, porque proporciona maior conforto e estabilidade no andar.

Contudo, caso você prefira cobrir canteiros e obter uma estética mais aconchegante, além de elegante, opte pelos seixos de mármore branco. De forma geral, ambos os modelos consistem numa boa opção, pois combinam agradavelmente com o verde das plantas. De acordo com os romanos, também protegem o ambiente de maus espíritos e infortúnios.

 

Tipos de pedras para jardim

Granito

Nos degraus, separadores, passagens ou até mesmo, em móveis de jardins é normal encontrar pedras de granito em forma de placas rústicas. O design mais comum corresponde ao retangular, mas existem versões irregulares. A cor varia entre branca, cinza e bege escuro, mas a excelente durabilidade costuma ser padrão.

Em tamanho grande e com espessura grossa, esse tipo de pedra serve para desenvolver bancos ou mesas naturais. Por esses motivos, trata-se de material que permite deixar o jardim descontraído para aproveitar em momentos de lazer. Sem falar que o significado espiritual do granito é de trazer harmonia e estabilidade aos ambientes.

 

Argila expandida

Redonda, marrom avermelhada, resistente e leve, não tem como confundir a argila expandida. A aparência inusitada desse tipo de pedra fica bem com vasos, canteiros e floreiras de parede. No entanto, o maior benefício de incluí-las no seu jardim está no fato delas ajudarem a reduzir o excesso de umidade que prejudica as plantas.

Elas podem ser usadas na base ou acima do solo que do mesmo modo atua para proteger a plantação do seu jardim do acúmulo de água exagerado. A argila expandida ainda conta com ótimo isolamento térmico, ou seja, absorve o calor do ambiente. Fora isso, espiritualmente atrai bem-estar.

 

Dolomita branca

É comum encontrar a dolomita para jardim parecida com seixos, ou seja, arredondada, plana e com superfície plana, mas o tamanho é maior e a forma mais regular. Também há outra versão no formato de pedrinhas como se fossem britas, porém na cor branca. De modo geral, trata-se de um produto fácil de achar que oferece um bom custo-benefício.

Esse tipo de pedra se sobressai de maneira belíssima na decoração de vasos, lagos, canteiros e ainda serve para delimitar caminhos. A dolomita branca é perfeita para acrescentar um toque clássico e refinado ao jardim, principalmente porque sua tonalidade simboliza a paz e traz tranquilidade para os ambientes.

 

Seixo natural

Os seixos naturais se formam nas margens de rios, lagos ou praias, possuem contornos e tamanhos desiguais. Eles facilitam a drenagem da água evitando que ela se acumule e afete a vegetação. Esse tipo de pedra também auxilia na demarcação de passagens e áreas de circulação dentro do jardim, além de regular a temperatura do ambiente.

As cores normalmente são claras e variam entre branco, bege, verde e cinza, no entanto, é possível encontrar alguns exemplares pretos. Outro aspecto interessante é que também pode ser chamado de seixo do rio natural e seixo telado. Fora isso, esse fragmento de rocha tem como significado espiritual de serenidade.

 

Vantagens e desvantagens de ter pedras no jardim

Por que vale a pena colocar esses tipos de pedras no seu jardim? Elas dão trabalho para limpar? Quais custos você terá com manutenção? Veja na continuação as respostas e outras informações para entender melhor as vantagens e desvantagens desse produto.

 


Ótima decoração

Um jardim com pedras passa uma impressão de frescor, limpeza e organização, ao mesmo tempo em que o torna num ambiente sofisticado e elegante. Assim, você e sua família ganham um espaço de lazer, sossegado e relaxante no conforto do seu lar. Essa estética com frequência une beleza com praticidade.

Afinal, conforme o tipo de pedra que você escolher há a possibilidade de fazer passagens, canteiros e divisão de espaço. Outra ideia é colocar pedras ao redor de plantas e árvores para fixar o caule e minimizar a ação do vento ou chuva. Desse modo, é possível montar lindos ornamentos com acabamento incrível.

 

Manutenção fácil

Geralmente, as pedras no piso não necessitam de manutenção, pois são resistentes, duráveis e se conservam limpas. No dia-a-dia com apenas uma vassoura e uma pá, é possível conseguir uma limpeza satisfatória apenas removendo folhas secas caídas no chão do jardim.

Contudo, quando ficam em canteiros e vasos em contato direto com o barro ou contato com muita água os tipos mais porosos como dolomita e mármore podem sujar. No entanto, basta limpar com água e detergente biodegradável ou deixar de molho na água sanitária. Outra possibilidade é pintar as pedras sempre que necessário.

 

Baixo custo para manter

Qualquer tipo de pedra para jardim quase nunca precisa ser substituído. Todas resistem à agressão de vento, sol, chuva e suportam altas cargas. Embora algumas sujem mais que outras, a limpeza é feita de modo simples com produtos que você já tem em casa, sem a necessidade de comprar nada específico.

Na média, essa higienização para pedras brancas deve ocorrer aproximadamente a cada 3 meses e no intervalo de 6 meses para demais cores. Portanto, geralmente usar essa forma de revestimento sai mais barato e traz bastante vantagem. Os maiores custos estão no momento do assentamento que envolve o valor das pedras, uma tela antiervas e areia.

 

Diminuem o acúmulo de sujeira e afastam insetos

Diferente do que acontece com outros modelos, os tipos de jardins que contém pedras não acumulam sujeira com facilidade. Normalmente, há menos resquícios de terra espalhados pelo ambiente. Além do mais, construir passagens de pedras é uma das melhores soluções para diminuir problemas com barro no entorno.

Insetos como as formigas que adoram devorar plantas se sentem menos estimuladas a se aproximar de vegetação protegida por pedras. Se no momento da colocação você ainda cobrir a base com uma tela antiervas daninha mantém seu jardim mais seguro contra ataque de pragas.

 

A escolha das pedras é baseada no local

Por mais que você tenha preferência por um determinado tipo de pedra, o que faz uma escolha ser melhor do que outra é o espaço onde elas ficarão. Então, antes de começar a modificar seu jardim é aconselhável projetar a decoração, avaliando o novo design, o posicionamento de cada elemento e possíveis contratempos.

Feito isso, a estratégia mais adequada consiste em medir a área e fazer os cálculos para verificar qual será o orçamento. Caso seu projeto seja um pouco ou muito complexo, é importante que busque ajuda profissional. Do contrário, se for simples você mesmo pode realizar a acomodação das pedras.

 

Algumas pedras precisam de certos requisitos antes de ser colocadas

A maioria dos tipos de pedras para jardim não dão trabalho para instalar. Basicamente, o processo se resume a limpar a área onde elas ficaram e assentá-las. Contudo, você pode precisar fazer alguns ajustes a mais, dependendo do modelo da pedra que pretende usar e da condição do terreno.

Por exemplo, para fixar seixos em um solo desnivelado será necessário primeiro corrigir o desalinhamento para acomodá-lo ou acrescentar algum suporte. Em locais onde cresce vegetação, deve-se colocar uma malha antigerminante que impeça o crescimento de ervas. Também é recomendável acrescentar areia e concreto.

 

Quais objetos colocar em conjunto com as pedras para decoração?

Você tem a opção de empregar diferentes tipos de pedras no jardim de xícara, vertical, vasos e muitos mais. Sendo assim, veja na sequência várias sugestões de lugares para combinar esses fragmentos com plantas e flores.

 

Tipos de pedras para jardim

Fachadas de casas

Decorar fachadas com pedras proporcionam excelentes resultados iguais aos obtidos com plantas e flores. Principalmente com pisantes de mármore ou granito, pois são versáteis e criam um contraste incrível com o verde da grama no entorno. A entrada da casa ganha um ar de modernidade e se torna convidativa.

Sem mencionar que a manutenção das placas não exige muito esforço e a alta durabilidade do produto ainda proporciona um ótimo custo-benefício. Com esse recurso você consegue construir um belo jardim na entrada do seu lar de forma econômica. Pensando nisso, para visualizar algumas ideias inspiradoras, confira o artigo Fachadas de casas simples.

 

Painel de jardim vertical

Um jardim vertical pode ser montado ​​ao ar livre para cobrir paredes externas, cercas, varandas, muros ou divisórias internas. Nesse formato, as pedras também fazem sucesso quando são colocadas na base. Normalmente é possível encontrá-las dentro de vasos, muretas e canteiros.

Vale a pena investir nesse tipo de jardim, porque a limpeza e a substituição de plantas acabam sendo mais simples do que as dos jardins horizontais. A propósito, para montar uma pequena área verde na parede da sua casa que não ocupe muito espaço, veja também Faça você mesmo - Painel para jardim vertical.

 

Jardim de xícara

A ideia de criar um mini jardim dentro de uma pequena ou enorme xícara consiste em inserir uma planta ou um grupo delas no recipiente como se fosse um vaso. Os melhores tipos de pedra para utilizar nessa montagem são as de brita e argila expandida que ajudam no escoamento da água e os seixos de rio que servem para fixar a planta.

O bom dessa inovação está no fato de ser fácil, rápido de fazer e bastante descomplicado para manter. Atualmente, há uma grande variedade de modelos de plantas e recipientes nesse padrão que você pode montar. Aliás, para construir uma versão do mini jardim, não deixe de conferir Eu que fiz - Jardim na xícara.

 

Plantas e flores

Há uma infinidade de tipos de flores e plantas que podem compor um jardim com pedra. O ideal é pegar espécies nativas do local, porque se adaptem a paisagem e também as condições climáticas da região. Para lugares onde o sol brilha quase o ano inteiro é necessário optar por uma vegetação que goste de bastante iluminação.

Nesse sentido, alguns exemplos são dália, echeverias, tulipas, áster, lavanda, ipomoea, iúca, lisimáquia, hera, samambaias e outras mais. Já para interiores algumas ótimas alternativas correspondem a língua-de-sogra, lírio-da-paz, árvore-de-jade, antúrio-vermelho, aloe vera, costela-de-adão etc.

 

Vasos e estátuas

Seixos de rio, argilas expandidas e pedra branca tanto no piso como nos vasos de um jardim de inverno sempre geram composições incríveis. Da mesma forma, trazem harmonia e encanto combinados com estátuas de Buda em um jardim zen. Além disso, você não se arrependerá, caso monte um espaço com fonte, cascata e esse tipo de pedra.

Mesmo que não exista um espaço para criação de um jardim externo, há a opção de decorar até floreiras com pedrisco. É possível desenvolver lindos ornamentos com pedras e um ou mais plantas em vasos de argila ou ferro, cestos, jardineiras de vidro etc. para construir uma linda área verde.

 

Tipos de pedras para jardim

Utilize as dicas e saiba quais pedras colocar em seu jardim!

Você pode utilizar vários tipos de pedras para deixar seu jardim mais organizado, limpo e encantador. O melhor de tudo é que não é necessário fazer um grande esforço para colocá-las e a manutenção do mesmo modo é descomplicada. Elas oferecem um excelente custo-benefício, pois se tratam de um investimento de baixo custo, na maioria das vezes.

Então, observe o seu terreno e pense qual modelo corresponde a melhor opção para combinar com demais elementos. Lembre-se que estão disponíveis no mercado lindos seixos de rio, dolomitas brancas, britas e outras mais. Assim, considerando as dicas desse texto será mais fácil transformar seu jardim num dos melhores lugares para se estar.


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo