Banqueta: saiba como escolher a ideal para sua decoração!

Publicado em 12 de dezembro de 2022

 Você sabe como escolher a banqueta ideal para sua decoração? Apesar de muitos não saberem, as banquetas são peças de mobília que se encaixam praticamente em qualquer cômodo.

Ou seja, além da cozinha, muitos outros espaços podem se beneficiar com o uso do móvel. Assim, para quem acabou de comprar um apartamento ou está de mudança e quer redecorar um espaço, a banqueta pode ser um excelente adicional.

Mas como saber qual banqueta usar na decoração? Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas. Continue a leitura e saiba como escolher!

Banqueta: saiba como escolher a ideal para sua decoração!

Banqueta: cuidados ao escolher

Antes de mais nada, vamos entender quais os cuidados necessários para escolher a banqueta ideal para decoração do seu espaço. E o primeiro passo é entender qual a altura certa do seu móvel.

Isto é, a banqueta deve ter uma altura confortável para quem usará, além de uma relação adequada de estatura com a bancada ou mesa.

Em geral, uma banqueta pode ser classificada como alta ou baixa, mas isso dependerá de quem está usando. Dessa forma, alguns fatores que você pode considerar estão:

  • Para uma banqueta alta, o ideal é que ela tenha 25 cm a menos do que a superfície da mesa ou bancada. Assim, o assento deve ficar a essa altura de distância para proporcionar mais conforto.

  • Para as banquetas baixas, o ideal é que o assento tenha, ao menos, 75 cm de altura em relação ao piso.

Tipos de banqueta

Outro fator bem importante para se considerar antes de investir na compra das banquetas é o tipo e modelo. Isto é, para compor sua decoração, o ideal é sempre optar por um modelo que converse bem com os demais elementos do cômodo.

Por exemplo, uma decoração neutra, com predominância de tons claros, pedem banquetas que sigam o mesmo estilo.

No entanto, em uma decoração mais rústica, banquetas de madeira ou materiais do tipo são melhores para compor o cômodo. Confira a seguir alguns dos principais tipos para você escolher melhor.

Banqueta de acrílico transparente

Um estilo bem versátil e que se encaixa em muitas decorações é a de acrílico transparente. Em resumo, elas trazem uma sensação mais clean para o cômodo, além de serem bem elegantes.

Banqueta branca

Para quem gosta de um estilo minimalista, as banquetas brancas são ideais por seguir essa mesma estética. Além de um design elegante, elas também trazem um tom de modernidade. 

A tonalidade neutra faz com que esse estilo possa ser usado em quase qualquer decoração.

Banqueta de couro

No entanto, se a ideia é aliar conforto com a decoração, as banquetas de couro são a opção perfeita. Além disso, o modelo conta com um requinte maior, o que ainda garante elegância para qualquer decoração.

Banqueta: saiba como escolher a ideal para sua decoração!

Banqueta estofada

Seguindo essa mesma ideia, a banqueta estofada é perfeita por trazer bastante conforto, mas sem perder no elemento decoração. 

Assim, elas ainda são encontradas em diferentes tonalidades e cores, o que ajuda a compor bem qualquer cômodo, com muita harmonia.

Banqueta cromada

Já as banquetas cromadas são excelentes para compor uma decoração de cozinhas trabalhadas em inox. Com um acabamento em prateado, elas trazem uma sensação de organização muito maior.

Banqueta com base cruzada

Encontradas em diferentes estilos, cores e tamanhos, as banquetas com base cruzada são perfeitas para quem gosta de uma decoração moderna e futurista. Fora do convencional, esse modelo traz um design vertical que, certamente, chamará atenção.

Banqueta: dicas para usar na decoração

Agora que você já sabe quais são os tipos de banquetas mais comuns, o próximo passo é saber onde usar essa mobília na sua decoração.

Apesar de muitos ainda acharem que o móvel só é usado na cozinha, há diversas opções de banquetas para usar em toda a casa. Isto é, os muitos modelos oferecem bastante versatilidade na hora de escolher uma.

Confira a seguir algumas ideias de onde usar a banqueta na decoração do seu espaço e como fazer isso na prática.

Usando na cozinha

Começando pelo uso mais comum, a banqueta é uma boa opção, especialmente para quem dispõe de uma cozinha pequena. Isso porque, por não ocupar tanto espaço, você pode encaixá-la em qualquer lugar.

Assim, é possível usar uma decoração no estilo bistrô, optando pela madeira como material, com banquetas no mesmo padrão.

Mas se a sua cozinha é um pouco maior, a banqueta pode ser usada com bancadas, bem no estilo americano

Opções de banquetas com regulagem de altura e encosto são recomendadas aqui. Aliás, é possível também usá-las em diferentes cores, harmonizando com o restante da sua decoração.

Escritório

Outro espaço da sua casa onde é possível usar a banqueta como parte da ornamentação são os escritórios. Espaços home office são excelentes para usar o móvel, já que ele traz uma boa versatilidade, unindo a decoração com a utilidade.

Para esse cômodo, as banquetas com estafado são as mais recomendadas, dando praticidade ao escritório. Mas lembre-se de tomar um cuidado maior com a ergonomia e conforto.

Espaço gourmet

Mais um local onde as banquetas se encaixam bem na decoração são os espaços gourmet. A área de lazer, como um todo, pode ser bem valorizada com esse móvel.

Assim, é possível usá-lo perto da churrasqueira, por exemplo, em uma bancada. Opções com encosto são ideais aqui, proporcionando um ganho visual e conforto maior.

No entanto, se você dispõe de uma boa área verde, as banquetas com estafado são as mais recomendadas. Mas se a ideia é reunir vários amigos, uma grande mesa com um estilo bistrô e banquetas altas vão ajudar a trazer conforto e ajudar na decoração.

Banqueta: saiba como escolher a ideal para sua decoração!

A quantidade ideal

E qual a quantidade ideal de banquetas para dispor na sua área? Quantas é recomendado usar na decoração ou para acomodar quem vai usá-las?

Em geral, essa resposta depende de qual será o uso. Caso a ideia seja apenas agregar na decoração, poucas peças já bastam.

Contudo, se a ideia é receber vários convidados e usar as banquetas no dia a dia, um número um pouco maior é o ideal.

A altura também dependerá do uso, assim como o estilo, por exemplo, com ou sem assento estofado. Tenha como critério o conforto ideal para você e seus convidados. 

Conclusão

Deu para notar que existem vários tipos de banquetas para sua decoração, não é mesmo? Mas e você, já escolheu a ideal para o seu ambiente?

Agora que já sabe quais os principais modelos, suas características e em quais decorações se encaixam melhor, o próximo passo é buscar a melhor opção. E com as dicas que separamos, essa tarefa será muito mais fácil!


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo