Saiba qual a importância da reciclagem e seus tipos

Publicado em 6 de dezembro de 2022

 Os temas sobre reciclagem e meio ambiente estão cada vez mais em alta, afinal as consequências do mau uso dos recursos naturais da terra são ainda mais evidentes. Portanto, é muito importante entender qual a importância da reciclagem.

A reciclagem é um ato de resistência e também de amor às gerações futuras. Com isso, é preciso muita calma e persistência para atingir os objetivos, é difícil como se você estivesse com uma roupa de yoga procurando relaxar em uma academia lotada e barulhenta.

Portanto, gradualmente cada vez mais pessoas vão entendendo como e qual a importância da reciclagem, por isso o texto a seguir explicará ainda mais sobre o que é e a necessidade de reciclar e cuidar do meio ambiente do nosso planeta.

Reciclagem e seus tipos


O que é reciclagem?

Antes de entender realmente qual a importância da reciclagem é preciso compreender do que se trata a reciclagem. Então, de modo geral, a reciclagem pode ser definida como uma série de atividades que transformam um material antes descartado em um novo produto, dando sobrevida a ele.

Com isso, a reciclagem altera algumas características dos materiais para gerar algum outro que tenha utilidade para outras funções e até para outras pessoas. Portanto, ela consiste em reutilizar objetos que não servem mais para uns, mas úteis para outros.

Os 3 Rs tão conhecidos ultimamente como reciclar, reutilizar e reduzir são essenciais para controlar e diminuir o consumo desenfreado de produtos e materiais que cada vez mais estão prejudicando a vida humana e também de outros animais.

Qual a importância da reciclagem?

O processo de reciclagem impacta e é muito importante para diferentes setores e também para melhorar a qualidade de vida. Portanto, a grande importância da reciclagem é manter a sociedade sustentável, diminuindo o desperdício e descarte desenfreado, principalmente das grandes cidades.

Ainda assim, a reciclagem é importante para a geração de emprego, afinal a coleta seletiva pode proporcionar às famílias mais pobres uma oportunidade de renda ou até mesmo uma renda extra.

A relação entre reciclagem e famílias mais carentes pode ter o auxílio tanto da prefeita que incentiva esse processo quanto de empresas privadas que se apresentam como mais conscientes e sustentáveis, o que pode melhorar tanto a reputação quanto os custos da organização.

Com isso, é possível entender que os processos da reciclagem são importantes tanto para reduzir os gases do efeito estufa e melhorar a qualidade de vida a longo prazo quanto ajudar a melhorar a economia, gerando mais empregos e rendas.

Reciclagem e seus tipos


Materiais que passam pelo processo de reciclagem

Agora que você já entende melhor o que é e também qual a importância da reciclagem, é legal conhecer os principais materiais coletados e reciclados nos mais diversos lugares e também que passam por diferentes processos.

Com isso, entre os principais materiais recicláveis estão: materiais de plástico, que podem ser uma garrafa pet, potes de shampoo, sacolas de mercado e muitos outros. Produtos de alumínio como latas de bebidas ou alimentos.

Além deles, o papel ou papelão e vidros também estão entre os principais materiais utilizados na reciclagem. Portanto, fica claro que existe uma gama enorme de produtos que podem e devem ser reciclados para melhorar a sustentabilidade.

Veja também: Frasco pet 500 ml: 5 ideias para reutilizar

Qual a importância da reciclagem em paralelo à coleta seletiva?

A coleta seletiva consiste na separação dos materiais recicláveis de acordo com seus tipos como os citados acima, ou seja, diferenciar produtos de plásticos, alumínio, vidro e outros. Essa separação é muito importante para facilitar o processo de reciclagem.

Além disso, a coleta seletiva é uma das principais geradoras de emprego e renda para as famílias mais carentes, com isso, cada vez mais é comum ver catadores e empresas especializadas neste processo.

No entanto, é importante alertar que essa coleta seletiva também pode ser realizada por você em sua casa ou no seu trabalho. Portanto, existem maneiras de também facilitar o trabalho da coleta seletiva e acelerar ainda mais o processo de reciclagem.

Como fazer isso? Simples, muitas cidades e estabelecimentos já contam com lixeiras específicas para cada tipo de material, onde cada tipo é destinado a uma cor específica, com isso o processo de reciclagem começa durante o uso e descarte dos materiais.

Reciclagem e seus tipos


Cores das lixeiras para reciclagem

  • Amarelo — Metais

  • Vermelho — Plásticos

  • Azul — Papelão e papel

  • Verde — Vidros

  • Preto — Madeiras

  • Laranja — Baterias e pilhas

  • Marrom — Lixo orgânico

  • Roxo — Lixo radioativo

  • Branco — Lixo hospitalar

  • Cinza — Sólidos não recicláveis

Tipos de reciclagem

Existem 3 tipos de reciclagem, no qual cada um deles realiza um processo diferente com o intuito de reutilizar os produtos. O primeiro processo é chamado de reciclagem mecânica, responsável por prensar e triturar os materiais recicláveis, principalmente papéis e papelões. Posteriormente, essas matérias-primas são utilizadas para dar vida a outro produto.

O segundo tipo é a reciclagem energética que utiliza a incineração dos resíduos. Esse processo consiste em gerar energia para abastecer usinas térmicas a partir da queima de materiais, vale destacar que tudo é feito em um ambiente controlado.

Por fim, existe também a reciclagem química, que de modo geral costuma ser o tipo mais caro e difícil de reciclagem. O processo químico realiza a transformação completa do material, produzindo combustíveis e gases que podem servir de matéria-prima ou fonte de energia.  

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível compreender qual a importância da reciclagem para melhorar a qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. Além disso, como ela é importante para mudar a vida de pessoas mais carentes.

Afinal, a coleta seletiva pode proporcionar a diversas famílias a possibilidade de conseguir um emprego e até mesmo uma renda extra. Portanto, a reciclagem é importante também para fazer a economia de um país ou cidade girar.

Além disso, o texto também apresenta as cores das diferentes lixeiras responsáveis por facilitar o processo de reciclagem, acelerando etapas de separação. Com isso, entre as cores mais comuns estão a lixeira vermelha, responsável pelos plásticos, e a azul, que corresponde a papelão e papel. 

Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo