Frasco pet 500 ml: 5 ideias para reutilizar

Publicado em 30 de novembro de 2022

 Boa opção para reutilizar, o frasco pet 500 ml é bastante versátil, o que te dá a opção de criar diversos itens diferentes, sejam de utilidade ou decoração, os itens feitos com reuso de plástico também são uma forma de proteger o meio ambiente.

Diversas embalagens plásticas podem ser usadas na hora de criar itens para sua casa. Tudo sempre depende da sua criatividade e do que você tem para usar.

Assim, de forma sustentável, você pode recorrer para o frasco pet 500 ml é criar algo totalmente com a sua personalidade. Mas para quem está sem tantas ideias, separamos aqui algumas dicas, confira!

Frasco pet 500 ml: importância em reciclar e reutilizar?

Frasco pet 500 ml: 5 ideias para reutilizar

Antes de falarmos das ideias de como reutilizar um frasco pet 500 ml, o primeiro passo é saber da importância que essa prática tem.

Assim como todos os itens reutilizados, a reciclagem de embalagens, fracos e garrafas plásticas é fundamental para cuidar do meio ambiente.

Apesar de todos os benefícios, o plástico ainda é um dos itens mais descartados da forma incorreta. Dessa maneira, é fundamental que todos colaborem para que objetos plásticos sejam corretamente descartados ou reutilizados.

E para te ajudar a entender ainda mais a relevância desse processo, separamos aqui alguns pontos que destacam importância do reuso do plástico.

Acúmulo de lixo

A reutilização ou reciclagem de plástico é fundamental para garantir que não haja um acúmulo de lixo e itens que afetem a natureza. Só para se ter ideia, cerca de um terço do lixo doméstico é composto por embalagens plásticas.

Além disso, mais de 80% dessas embalagens são utilizadas apenas uma vez. Dessa maneira, há um grande acúmulo de lixo, o que, na maior parte dos casos, acaba indo parar nos rios, mares e oceanos, prejudicando a vida marinha.

Impacto no meio ambiente

Assim, todo esse acúmulo de lixo resulta ainda em diversos impactos ao meio ambiente. Resíduos sólidos, em sua maioria, são descartados em rios e metas.

Isso, causa uma grande desarmonia na natureza, afetando a fauna e a flora do planeta.

Além disso, vale relembrar que itens plásticos, como garrafas, embalagens e até o frasco pet 500 ml demoram anos para se decompor. Sendo assim, é fundamental dar o descarte correto para essas embalagens.

Aprenda como reutilizar o plástico em casa

Frasco pet 500 ml: 5 ideias para reutilizar


Agora que você já sabe da importância em reciclar e reutilizar, o próximo passo é saber como aproveitar embalagens plásticas, como o frasco pet 500 ml, para criar itens novos para sua casa.

Seja de utilidade ou decoração, muitas coisas novas podem ser criadas com o reaproveitamento de embalagens. Como já dissemos antes, com uma boa criatividade você pode dar vida para o que iria para o lixo.

Mas quais são os primeiros passos na hora de reutilizar o plástico em casa? Confira algumas recomendações que vão te ajudar!

Higienize antes de usar

Primeiramente, lembre-se de higienizar o que for reutilizar antes de começar o processo de reuso. Limpe bem as embalagens para evitar o surgimento de insetos, como moscas e formigas.

Da mesma forma, com uma boa limpeza você deixa o plástico mais reluzente, o que ajuda a deixar a sua criação mais bonita.

Para isso, retire rótulos, caso haja, e deixe o plástico de molho em água com sabão por alguns minutos. Depois, basta limpar com uma bucha ou pano.

Separe o material necessário

Em seguida, enquanto espera alguns minutos para higienizar as embalagens, aproveite para separar o material que você precisa para a reciclagem.

Itens como tesoura, tinta, pinceis, panos e cola são alguns dos mais usados na hora de fazer suas criações. Após limpos, você também pode cortar as embalagens no formato que irá utilizar na sua criação.

Pinte e enfeite o frasco pet

Por fim, para decorar o seu novo itens, é possível pintar ou enfeitar a parte externa com panos, ou fitas, por exemplo.

Aqui você pode usar toda sua criatividade para enfeitar o frasco pet 500 ml como bem entender. Faça pinturas ou decorações que tenham a sua cara. Para te ajudar, você pode buscar por referências, ou usar temas, como filmes, séries e personagens.

Datas comemorativas, como o Natal, são uma boa oportunidade para criar  enfeites que vão fazer parte da sua decoração. Sendo assim, solte a criatividade e inventem o que quiser.

Frasco pet 500 ml: 5 dicas para reutilizar

Frasco pet 500 ml: 5 ideias para reutilizar


Agora que você já sabe quais são os primeiros passos na hora de reutilizar embalagens plásticas, como o frasco pet 500 ml, resta saber como fazer isso na prática.

E para te ajudar, separamos 5 dicas de itens que você pode fazer em casa. Continue a leitura e saibas quais são!

Organizadores de escritório

Um item que pode ser feito com um frasco pet 500 ml são os organizadores de escritório. Seja para organizar canetas e lápis, ou como porta-treco, reutilizar uma embalagem plástica para criar esses organizadores é uma boa forma de ajudar o meio ambiente e ainda economizar.

Com poucos minutos, cola, uma tesoura e pano você pode criar um organizador com seu estilo.

Vaso para plantas

Mais uma boa ideia de item que pode ser feito com um frasco pet 500 ml é um vaso de plantas. Assim, bastam alguns furos, terra e uma muda da flor ou planta da sua preferência para fazer um vaso.

Além disso, vale sempre decorar, seja pintando o seu vaso ou com uma decoração com pano, use a criatividade para decorar seu vaso com plástico de reuso.

Porta-talher com tecido

Um porta-talhares também é uma boa ideia para reutilizar sua embalagem que iria parar no lixo. Mas lembre-se de fazer alguns furos embaixo para escolar a água que se acumula embaixo.

Protetor de plantas

Além de um vaso para suas plantas ou flores, outra dica de como reutilizar um frasco pet 500 ml é o protetor para sua plantinha.

Para quem mora em locais com bastante moscas, umidade em acesso ou vento, os protetores são uma boa ideia. Assim você pode manter sua planta bem cuidada e sempre bonita.

Guarda saco com frasco pet

Por fim, outra ideia de criação com um frasco pet 500 ml é o guarda saco. Para quem deseja aposentar o “saco dos sacos” e organizar melhor seus sacos, reaproveite uma embalagem para isso. 


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo