Como decorar sua sala no estilo vintage

Publicado em 28 de julho de 2022

Quer saber como criar uma sala vintage com dicas simples e aplicáveis em ambientes pequenos ou grandes? Confira aqui. 



Chegar em casa e descansar em uma sala que parece que saiu de um filme antigo é o seu sonho? O estilo vintage ganha cada vez mais adeptos por trazer aquela sensação de nostalgia, romance e aconchego. Para criar um ambiente assim, a atenção aos móveis e decoração é fundamental. 


Sala vintage apaixonante: décor fofo e nostálgico


Como decorar sua sala no estilo vintage


Independente do tamanho da sua sala, seja ela em casa ou apartamento, é possível criar uma atmosfera vintage com os elementos certos. Quer saber como? Continue a leitura e confira! 

Estilo vintage: de onde veio? 

Antes de conferir as dicas para decorar sua sala no estilo vintage, vamos entender do que se trata. A palavra que hoje é utilizada na moda já era usada muito antes por produtores de vinho. Sua origem vem da junção de vint (safra de vinho) e age (idade). Atualmente, vintage significa um estilo que reúne tendências dos anos 20, 50, 60 e 70, tanto na moda como na decoração. 


Veja também: 11 ideias de decoração de casa simples


Como decorar sua sala no estilo vintage


Vintage e retrô são coisas diferentes? 

Outro ponto importante é entender a diferença entre vintage e retrô. Sim, são conceitos diferentes. O vintage utiliza elementos antigos, mas que ainda estão em bom estado de conservação. Então, são móveis e outros elementos de decoração fabricados há anos. 


Já o retrô é uma inspiração, uma reinterpretação do estilo antigo em peças novas. É uma peça nova, fabricada atualmente, mas com inspiração nos estilos antigos.  O termo retrô surgiu na França na década de 60 e remete a uma reinterpretação do estilo antigo em peças novas.

Como decorar sua sala no estilo vintage

5 dicas para criar uma decoração vintage na sala

Agora que você já está por dentro do que é o estilo vintage, confira algumas dicas certeiras que vão ajudá-lo a criar um ambiente nostálgico, elegante e romântico. Fique atento, o principal truque para isso é equilibrar os itens decorativos, móveis e cores para obter um resultado harmônico e aconchegante. 



Veja também: O charme dos móveis vintage e retrô

1- Papel de parede

É muito comum encontrarmos papel de parede nos ambientes com estilo vintage. Apostar nos tons pastéis e estampas de flores é o caminho mais fácil para deixar a sala com ares nostálgicos.  



2- Móveis

Os móveis são elementos fundamentais para criar um estilo vintage de verdade. Na hora de escolher as peças que vão compor a sala, prefira aqueles com cantos arredondados e coloridos. Normalmente são móveis grandes, com os pés proeminentes. 


Não precisa mobiliar toda a sala com móveis antigos para criar o charme. Uma mesa com os pés vintage, ou um sofá, até mesmo um móvel de madeira com pátina vão ajudá-lo nesta missão de resgate da história. Isso vai depender do espaço que você tem e do investimento que pode fazer. 


Elementos antigos ornam muito bem com o moderno, por isso vale a pena mesclar para ter uma decoração ainda mais criativa e charmosa.  

Como decorar sua sala no estilo vintage


3- Estofados

Os estofados em camurça/aveludados são a cara do estilo vintage, por isso, esse é um elemento que pode fazer parte da sua decoração sem erro. Use nas almofadas ou tapete. Aposte nas cores fortes para valorizar a sala no estilo vintage. Amarelo, vermelho ou azul são boas opções.

Como decorar sua sala no estilo vintage



Veja também: O que é decoração afetiva


4- Objetos de decoração

Se você tiver espaço na sua sala, invista em artigos de decoração no estilo vintage para complementar o ambiente. Cristaleira, aparador, objetos na cor dourada e espelho com moldura oval são alternativas para dar um charme especial. 

Como decorar sua sala no estilo vintage


Confira uma lista de artigos de decoração que ficam ótimos em uma sala no estilo vintage: 


  • Almofadas de crochê;

  • Vasos de flores, principalmente nos de cerâmica ou porcelana decorada; 

  • Abajur vintage;

  • Quadros, molduras e espelhos.


A decoração vintage pode ser usada na sala, como você viu até aqui, mas também no quarto, cozinha ou banheiro. Use e abuse das inspirações para soltar a criatividade e montar um ambiente apaixonante, muito aconchegante para relaxar e com ares super nostálgicos. 


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 


Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

Um comentário:

  1. Gostei do Artigo, vou assinar a lista de vocês e gostaria de mais artigos sobre Escritórios com Estilo Industrial. Abraço!

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo