7 dicas para planejar sua reforma e economizar

Publicado em 23 de julho de 2022

Antes de ir às compras ou contratar os serviços a pesquisa será sua grande aliada.

dicas para planejar sua reforma e economizar



Reformar a casa é uma tarefa da qual é impossível escapar. Em algum momento o imóvel vai precisar ser repaginado e atualizado, não apenas por questões de decoração, mas para evitar acidentes e itens quebrando a qualquer instante.


Inclusive, uma reforma feita em cima da hora, sem muito planejamento, pode fazer você gastar muito mais do que aquela com tudo listado no papel. Afinal, essa mudança não envolve apenas a compra dos materiais de construção. Confira agora dicas para planejar tudo e economizar.


7 dicas de como planejar uma reforma em sua casa e economizar

7 dicas de como planejar uma reforma em sua casa e economizar


  1. Saiba quanto você pode gastar


O primeiro passo para dar início a sua reforma é saber o seu orçamento. Quanto de dinheiro você tem disponível, ou pode conseguir por meio de empréstimos, sem comprometer a sua renda.


Defina os limites e sempre considere a possibilidade de um imprevisto, como a falta de um material ou o tempo de duração da reforma ser maior.



7 dicas de como planejar uma reforma em sua casa e economizar

  1. Monte um cronograma

O cronograma te ajuda a ter uma ideia de quanto tempo vai levar para concluir a reforma e, nos casos em que os prestadores de serviço são pagos por dia, entender o valor gasto. 


Coloque neste espaço quais cômodos vai reformar, o que vai precisar, qual o prazo limite para compra dos materiais e o tempo previsto para conclusão da obra.



Veja também: Manual completo para decorar a casa gastando pouco


  1. Pesquise valores de materiais de construção e mão-de-obra


Os materiais de construção e os prestadores de serviço não trabalham com um único valor. Por isso, acertar tudo de última hora não é uma boa ideia e há o risco de gastar mais. 


Faça uma boa pesquisa de preços, anote, compare e tente negociar descontos. A principal dica é nunca fechar negócio logo após a primeira conversa, por mais tentadora que a proposta pareça.


7 dicas de como planejar uma reforma em sua casa e economizar


  1. Evite acumular itens quebrados

Conforme a passagem do tempo, é normal que alguns itens comecem a quebrar ou deixem de funcionar pela casa. Ainda assim, não deixe acumular tudo para dar início a reforma. 


Itens mais básicos como encanamento, caixa d’água, chuveiros e parte elétrica precisam ser revisados com mais frequência. Além disso, fazer trocas antes da quebra vai te ajudar a economizar, pois, permite uma pesquisa com mais calma.

  1. Compre os materiais com antecedência

Os materiais de construção não devem ser comprados de última hora. Logo que você concluir a pesquisa e o cronograma, já vá às compras e adquira as quantidades exatas para a reforma.


Vale incluir alguns tijolos, azulejos e telhas a mais, no caso de quebra, mas nunca em exagero. Verifique também se é possível parcelar a compra sem precisar pagar juros e aproveite a vantagem.

  1. Contrate bons profissionais

Bons profissionais nem sempre são os mais famosos no mercado. Você pode até contratar os iniciantes, desde que entreguem um bom serviço. A ideia é que a reforma tenha um tempo de duração e que, caso algo quebre, você receba uma garantia.


Procure saber mais sobre outras obras em que esses profissionais atuaram, peça recomendações de amigos/conhecidos, e use a internet para tirar suas dúvidas.



Veja também: 5 dicas para decorar sem gastar muito dinheiro


  1. Veja o que pode reaproveitar

Para economizar na reforma também é permitido reaproveitar o que você já tem em casa. Você pode pintar um móvel antigo e dar outra função para ele, colocar uma porta velha, mas em bom estado, em outro cômodo.

7 dicas de como planejar uma reforma em sua casa e economizar



No caso do telhado, nem sempre é preciso trocar todas as telhas, vale reaproveitar aquelas que ainda estão em bom estado e substituir apenas as quebradas. Se você tem dúvidas, consulte o profissional responsável pela obra sobre o que ainda tem utilidade e o que realmente precisa ser descartado.



Essas são 7 dicas para planejar e economizar na reforma da sua casa. O mais importante é não ter pressa, respeitar seu orçamento e colocar tudo no papel.



Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 


Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo