O que é decoração afetiva?

Publicado em 16 de novembro de 2021

Descubra o que é e como aplicar a decoração afetiva na sua casa

Decoração afetiva: saiba mais sobre esse conceito Descubra o que é e como aplicar a decoração afetiva na sua casa

 Decoração afetiva: saiba mais sobre esse conceito


Mobílias antigas, conceito nostálgico, lembranças de viagens e familiares e diversos elementos que remetem ao afeto são o ponto chave da decoração afetiva.

O estilo busca refletir a essência de um lar, que é o local caracterizado como o porto seguro dos moradores.


Com a chegada da pandemia e do consequente isolamento social, que fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa, a tendência se popularizou e ajudou os moradores a regatarem suas memórias e transmitirem suas emoções. 


Afinal, o período que estamos enfrentado é uma excelente oportunidade para transformar os ambientes com elementos afetivos que compõem toda a história de vida e origem das famílias.


Sobre o conceito


Totalmente versátil e acessível, a decoração afetiva pode ser aplicada aos mais diversos tipos de imóveis. 


Por isso, se você está em busca de casas à venda ou pretende transformar a estética da sua propriedade atual de maneira nostálgica, basta escolher itens repletos de lembranças para criar uma identificação profunda entre as pessoas e o ambiente.


Vale a pena resgatar peças ou mobílias que passaram entre as gerações da sua família para garantir um estilo repleto de sentimentos.


Confira abaixo alguns elementos e dicas para adotar o conceito.

Elementos

Louças e móveis antigos, fotografias de família, lembrancinhas e coleções são excelentes elementos para se planejar uma decoração afetiva.
Contudo, por serem antigos, nem sempre esses itens se encontram em bom estado, nesses casos, o mais recomendado é investir nos reparos necessários como trocas de estofados, substituição de tecidos ou novas pinturas.

Faça você mesmo

Para investir na decoração afetiva, apostar do DIY ou no Faça Você Mesmo é uma ótima alternativa. Para isso, reúna a família, reveja as fotos antigas e os objetos guardados. Depois, avalie quais deles podem ser aproveitados.

Esses momentos, além de muito valiosos e memoráveis, ainda podem garantir a transformação da sua home decor.

Além disso, também é extremamente importante abusar do seu senso criativo para descobrir como esses elementos podem se encaixar melhor, de acordo com a estrutura e divisão dos cômodos do seu imóvel.
Você pode, por exemplo, investir em quadros com molduras vintage e fazer prateleiras para apresentar as lembranças.




Cores e plantas

Seja em kitnets, coberturas ou casas em condomínios em SP, o fato é que a mobília e alguns elementos como as cores e plantas escolhidas são capazes de deixar os ambientes muito mais acolhedores.

Para isso, tenha cuidado na escolha das tonalidades que serão aplicadas em cada ambiente.

Cores como o azul e o verde, por exemplo, manifestam frescor e tranquilidade, portanto, podem ser utilizadas em banheiros, salas e quartos.

Já as cores mais vibrantes como o laranja, o vermelho e o amarelo são ótimas fontes de estímulo à criatividade e à comunicação, por isso, são mais indicados para ambientes comunitários como cozinha e sala de jantar.

Já os tons neutros e infalíveis como o branco, cinza e marrom são verdadeiros coringas e podem ser utilizados em qualquer ambiente.

Em relação às plantas, as ideais são aquelas que apresentam flores como violetas, orquídea, margaridas e begônias.


Sustentabilidade

Por fim, ao apostar na decoração afetiva, além de repaginar a sua decoração e adicionar um toque de personalidade ao seu imóvel, você ainda pratica a sustentabilidade a partir do reaproveitamento de móveis e objetos antigos.

Ou seja, reduz o excesso de consumo, contribui para a diminuição dos impactos ambientes e ainda compõe ambientes autênticos e repletos de nostalgia.


Enfim, gostou de saber como trazer mais afeto e aconchego para dentro da sua casa? Se esse artigo foi interessante para você, conte para nós nos comentários e continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Nesse momento, o mais importante é realmente focar em uma decor acolhedora e afetiva. Isso porque, quanto mais a casa refletir a personalidade dos habitantes, mais acolhedora ela será.


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️

© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

As imagens são apenas ilustrativas do artigo.
Nem sempre encontramos os verdadeiros detentores das imagens, então se a fonte atribuída estiver errada,

por favor entre em contato para que os devidos créditos sejam acrescidos corretamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo