Dicas de presentes artesanais para o natal e amigo secreto

Publicado em 1 de novembro de 2021

 Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto

Qual o melhor presente artesanal?


Com o natal se aproximando, começam os sorteios e preparações para o amigo secreto. E é nesse momento que começam as dúvidas sobre o que dar para a pessoa que tirou na brincadeira. De livros a roupas e perfumes, são várias opções, mas, que tal inovar nesse ano e surpreender a sua pessoa com presentes artesanais? 

Dicas de presentes artesanais para o natal e amigo secreto


Há anos o artesanato está presente na sociedade e é até o xodó de muitos. Essas peças são ótimas para decorar ambiente, servir de suporte para algo e até mesmo fazer parte de uma decoração. Muitos desses materiais são simples de serem realizados, só exige tempo para a confecção. 


Contudo, também é possível encontrar presentes artesanais prontos, afinal, há quem sobreviva desta arte. Quer saber quais são os presentes que se pode encontrar? Confira nossas dicas e surpreenda neste natal.  


Dicas de presentes artesanais para natal ou amigo secreto


O amigo secreto é uma brincadeira típica do natal e nada melhor do que presentear a pessoa que tirou com algo novo. Apostar nos presentes artesanais pode ser uma boa. Além de serem diferentes do que estamos acostumados a ver, também são belos e delicados e, com certeza, quem receber vai amar, pois existem várias opções. 


Sabonete artesanal


Sabonete artesanal é um dos queridinhos. Fácil de ser produzido e uma boa escolha para quem gosta de produtos mais sustentáveis e naturais, além de terem um ótimo cheiro, também são bons hidratantes, já que não utilizam recursos que são usados para fabricação de sabonetes normais. 


Para presentear alguém com sabonete artesanal, você pode tanto fazer em casa - é bem simples de ser produzido - ou comprar em lojas que trabalham exatamente com esse produto. Mas, independente de qual for sua escolha, é uma ótima opção para dar de presente nesse natal, além de ser uma escolha econômica. 

Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto

Quilling

O quilling é uma técnica bem antiga mas que ganhou força novamente. É um produto que pode ser utilizado de várias formas: decoração, quadros, convites, mandalas, molduras, bijuterias, painéis… ou seja, uma ampla variedade que permite que seja possível inovar no seu presente e escolher algum ou alguns desses para seu amigo. 


Essa técnica pode ser encontrada em lojas ou confeccionada em casa. Contudo, para realização do quilling é necessário tirar um tempo para produção porque ele precisa ser cuidadosamente realizado para ficar bonito. Mas, é uma opção barata e que só necessita de papel, cola e paciência para produção. 


Moldura artesanal de espelho


A pandemia fez com que ficássemos mais atentos aos detalhes da nossa casa e aos espaços em que estamos e déssemos mais atenção para a decoração, já que essa é uma forma de dar mais vida para o local. Por isso, não é de se estranhar que a moldura artesanal de espelho seja um dos pedidos de presentes para esse ano. 


Podendo ser realizado de várias formas, a moldura pode ser confeccionada em casa ou comprada pronta. Caso opte por fazer, assim como todo trabalho artesanal, é necessário tempo, paciência e alguns materiais, que vão depender do local em que vai ficar, do gosto da pessoa e também do ar que ela quer dar para o espaço. 




Mural de rolhas


Final de ano é uma das épocas em que as pessoas mais consomem bebidas alcoólicas, principalmente vinho. Isso faz com que o mural de rolhas seja uma ótima pedida de presente, porque, além de evitar que essa peça seja descartada, ainda consegue produzir um material bonito, sofisticado e ótimo decorador. 


Existem várias formas de produzir o mural de rolhas. Para produzir, vai depender de onde você quer colocar, o gosto da pessoa, qual o formato que quer fazer, enfim, coisas desse tipo. As rolas podem ficar dentro de um porta retrato, colados em um quadro, são várias as opções que se tem à disposição. 


Quadro com tampinhas de cerveja


Assim como o exemplo anterior, o de mural das rolas, o quadro com tampinhas de cerveja também é uma ótima pedida de presente. Além de evitar que essas peças sejam descartadas em qualquer lugar e poluem o meio ambiente, você também consegue confeccionar um produto de forma econômica, já que basta reaproveitar o material. 


As opções de modelos são amplas, e você pode inovar na hora de criar. Não existe certo ou errado, existe o que melhor vai combinar com quem vai receber o quadro com tampinhas de cerveja. Caso não queira produzir, não tem problema, também é possível comprar a peça pronta. 


Vaso com moedas de decoração


Que tal dar um utilidade para aquelas moedas que estão paradas em casa e que não tem mais valor? Se quem você tirou é um amante de coisas antigas, colecionador ou adora uma decoração diferente, porém sofisticada, apostar no vaso com moedas de decoração pode ser uma boa escolha. 


Se você não tem tanto conhecimento nessa técnica, pode até achar um pouco estranho, contudo, não é bem assim. É um produto bem bonito e que se encaixa em qualquer lugar. O melhor é que, assim como outras opções que já foram citadas aqui, também é uma opção de presente artesanais econômica. 


Almofadas personalizadas


Almofadas vão bem em qualquer lugar e são boas aliadas da decoração, seja da sala, quarto, varanda ou qualquer outro espaço que ache que elas caiam bem. As almofadas personalizadas podem ser a escolha certa de presentes artesanais, isso porque, além de dar algo diferente, também pode estampar um momento. 


Pelo fato de poder escolher como deseja fazer a almofada artesanal, é possível confeccioná-la com uma foto de uma momento especial de quem vai receber o presente, com letra de um música ou filme, trechos de livros, são várias as opções, o que permite que seja possível inovar na hora de criar e surpreender que vai receber. 


Kit de velas artesanais


Quando pensamos em presentes artesanais, não tem como não lembrar do kit de velas, afinal, é uma das peças mais comuns quando pensamos nesse tipo de produto. Existem vários modelos que podem ser adquiridos, o que facilita na hora de escolher, pois pode ser um kit com mais ou menos velas. 


O kit de velas, além de serem um presente simples porém bonitos e ótimos para serem utilizados em qualquer ocasião, ainda mais na noite natal, também se encaixam em qualquer ambiente, o que facilita na hora de escolher onde colocar essa peça. 

Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto


Cesto de corda


O cesto de corda é um dos artesanatos mais antigos que existem. Se você já assistiu qualquer filme antigo, já viu um desses. Porém, mais do que serem uma relíquia, eles também casam com qualquer decoração e sua sofisticação possibilita que ele seja utilizado e colocado em qualquer ambiente da casa. 


Esse produto é um daqueles que se encaixam em qualquer ambiente e podem ser utilizados por todos. Em seu interior, você fica livre para colocar o que quiser, mesmo que seja comum as pessoas utilizarem para colocar roupas limpas e até mesmo aquelas que precisam ser lavadas. 

Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto

Porta-celular artesanal


Cada dia mais as pessoas têm optado por produtos mais simples para sair de casa e que sejam capazes de suportar apenas o mínimo necessário que você precisa para sair, como dinheiro, documento, cartão e o próprio celular. Optar pelo porta-celular artesanal, é simplificar o dia a dia e evitar sair carregando um momento de coisa. 


Veja também: Ideias de Presentes


Pelo fato de ser artesanal, possibilita que possa ser confeccionado da forma que a pessoa quiser, ou seja, dá mais liberdade para sair dos produtos tradicionais e tem algo mais parecido com você. 


Mini jardins em pote de vidro


Uma ótima opção de decoração e que alegra qualquer espaço são os mini jardins em pote de vidro ou terrários fechados. Não é novidade para ninguém o poder que as plantas têm de deixar o ambiente melhor, mais alegre e com mais vida. 


Os mini jardins em pote de vidro são boas opções para quem quer ter plantas em casa mas não tem tanto tempo para cuidar delas. Podendo ser colocada em qualquer lugar - ornam com todo tipo de decoração - esse produto é fácil de ser confeccionado e pode ser feito com qualquer objeto de vidro que se tenha um interior.  

Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto

Luminárias dentro de garrafas de vidro

Faz um tempo que as luminárias dentro da garrafa de vidro são sensação e aliadas da decoração. Mas, apesar dos anos que ela já está no mercado, nunca perderam sua força e são até hoje boas opções de presentes artesanais para dar para alguém. 

Se tem uma garrafa parada em casa e que não terá mais utilidade, por que não transformá-la em um presente? Além de ser uma opção ecológica e econômica, você ainda pode confeccionar da forma que achar melhor e inovar na hora de fazer o produto. 


Uma luminária de pregador


Luzes e luminárias vão bem em qualquer decoração, isso porque dão um “tchan” a mais e embelezam o espaço. Sejam as luminárias feitas em garrafas, os piscas piscas ou a luminária de pregador, vai ser possível deixar o seu espaço diferente e mais bonito. 


A luminária de pregador é a cara do artesanato, afinal, ela envolve alguns dos principais produtos dessas técnicas: madeira e cola. A vantagem de fazer ou até mesmo comprar esse produto, é que você tem a chance de deixá-lo da forma que quiser, com a cor que quiser, ou seja, inovar na criação e surpreender a pessoa que tirou no amigo secreto. 


Mini quadro de talheres


Os talheres não foram feitos só para comer, pelo contrário, eles também servem como decoradores, principalmente quando colocado em um quadro e depois prensados na parede. 


Apesar de poder ser utilizado em qualquer ambiente, o quadro de talher vai muito bem na cozinha e combina totalmente com o ambiente. Ele pode ser feito com todas as peças - colher, faca e garfo - como apenas com uma, tudo vai depender do que você quiser e fizer mais sentido. 


Garrafas ou potes enrolados em barbante


Assim como outros produtos que já foram apresentados aqui, as garrafas ou potes enrolados em barbante são antigos conhecidos do artesanato, mas, até hoje continuam fazendo sucesso. 


Com várias opções de modelos, sejam os coloridos ou neutros, esse produto se adapta em todos os espaços e se alinham facilmente com a decoração, o que facilita na hora de achar um lugar para eles. Também é uma opção de presente, bonito, sofisticado e econômico. 

Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto


Potes de universo


Potes são uns dos principais xodós que os brasileiros têm. E nada melhor do que deixar essa peça ainda mais bonita, não é mesmo? Uma opção para inovar na hora de modificar este produto é fazer o pote de universo. Se nunca ouvir falar, não tem problema que a gente explica. 



O pote de universo é aquele produto que vai misturar várias cores na hora da uma confecção, de forma que fique parecido com o universo. Geralmente, cores escuras são mais utilizadas na produção, mas, também é possível fazer com as claras, tudo vai se gosto para gosto.  


Caixinha de artesanato


A caixinha de artesanato faz parte da vida de qualquer um. Muito utilizada na infância para ensinar as crianças a guardarem suas coisas, esse produto continua crescendo ao decorrer dos anos e são presentes até a atualidade. 


Velhas conhecidas do artesanato, essas caixinhas vão bem em qualquer lugar e, além de serem opções para guardar as peças e evitar que fiquem largadas pela casa, também se adaptam a todos os espaços, o que faz com que não seja difícil achar um local para deixá-la.  


Mini vasos de concreto


Além de serem ótimos para as flores e plantas, os vasos também são aliados da decoração. O mini vaso de concreto vai bem em qualquer lugar que colocar e o fato de serem feitos de concreto, ou seja, terem uma tonalidade cinza clara, faz com que eles combinem com todas as decorações. 


São produtos que podem ser comprados prontos mas também produzidos em casa. E, independente da sua escolha, vão ser opções baratas e econômicas pois não exigem muitos produtos para a confecção. 

Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto


Caixa organizadora personalizada


Assim como a caixinha do artesanato e caixa organizadora personalizada também é uma antiga conhecida da decoração. Contudo, a diferença entre uma e outra está no fato de que ela possui divisórias internas para que fique mais fácil alocar as coisas que deseja guardar. 



Esse produto é um dos presentes artesanais mais antigos que existem, mas, apesar do tempo de existência, não perdeu o seu valor e é relevante até hoje. O fato de poderem ser personalizadas, dá autonomia para poder inovar e deixar o produto mais com a cara de quem vai receber. 


Pequeno porta-perfume com espelho


Esse produto é um pouco menos comum de ser visto e utilizado, porém, mesmo assim é uma escolha de presente artesanal para poder presentear alguém. O porta-perfume com espelho, é um suporte para colocar os perfumes e evitar que eles fiquem colocados em qualquer lugar. 


Existem vários modelos. Eles podem ser redondos, quadrados, retangulares...tudo vai depender do gosto na hora da escolha. São peças sofisticadas e que abrilhantam qualquer ambiente em que sejam colocados.  

Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto

Faça um lindo presente artesanal!


Presentes artesanais: dicas para o natal e para amigo secreto

O bom dos presentes artesanais, é que eles podem ser confeccionados pela própria pessoa que vai dar o presente para alguém, como comprados prontos. Mas, em geral, são peças que caem bem em qualquer lugar, que vão ser posicionadas e que dão vida para os espaços. 


O artesanato é uma técnica bastante antiga na história da sociedade e faz presença até hoje. O fato de várias coisas podem ser confeccionadas por essa técnica, faz com que se possa inovar na hora de fazer um produto e presentear alguém. Além disso, são opções baratas, econômicas e sustentáveis. 


Em muitos casos, quando um produto é feito por alguém para presentear outro, além de ser uma peça única, tende a ser mais especial porque percebe-se que foi feito com carinho e pensado para ela. Então, porque não sair daqueles presentes tradicionais e pensar um pouco fora da caixa para agradar alguém? 



Aproveite nossas dicas e arrase neste natal. Seu amigo com certeza vai gostar do que você der. 


* Esta matéria foi escrita pelo Portal Vida Livre exclusivamente para os leitores do Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️

© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

As imagens são apenas ilustrativas do artigo.
Nem sempre encontramos os verdadeiros detentores das imagens, então se a fonte atribuída estiver errada,

por favor entre em contato para que os devidos créditos sejam acrescidos corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo