Paletes para a construção de móveis

Publicado em 25 de setembro de 2018


(* )Decoração sustentável e cheia de personalidade com apenas um material
  
Se tem uma tendência de decoração que ganhou os corações dos profissionais e apaixonados por design de interiores é o uso de paletes para a construção de móveis. 


Para você ter uma ideia, atualmente, as dicas, inspirações e tutoriais de “faça você mesmo” (o famoso DIY) sobre o reaproveitamento do material na decoração é um dos temas mais “pinados” no Pinterest.


Imagens com exemplos e tutoriais sobre “sofás de paletes para sala de estar” foram salvas em seus ‘pins’ por 6.6 mil pessoas! 3.4 mil usuários salvaram ‘pins’ sobre “decoração com paletes’! E, felizmente, na liderança dos ‘pins’, 11 mil pessoas salvaram ‘ideias sustentáveis com paletes e caixotes’ em seus pins. 


O fato mais interessante sobre estes números não é somente a força que esta tendência de decoração ganhou nas redes sociais, mas, principalmente, o engajamento das pessoas em métodos mais sustentáveis de design, aliando a criatividade ao reuso e reciclagem de materiais antes rejeitados. 


Por isso, para inspirar você a aderir a esta nova febre dos paletes, vamos explicar um pouco sobre este material e apresentar algumas ideias de decoração cheias de personalidade e criatividade. A sua casa e planeta agradecem!

Mas, afinal, o que são paletes?

Os Paletes são estruturas de plástico, madeira (mais comuns) ou metal utilizados na indústria e no comércio para o transporte e armazenamento de cargas. É muito comum encontrá-los em mercados, galpões, fábricas e armazéns empregados como facilitadores dos processos de logística. 

Seu formato favorece a organização de estoques, possibilitando a sobreposição vertical de grandes volumes de mercadorias. Além disso, este mesmo aspecto torna a locomoção de cargas mais fácil, pois, enquanto suas hastes superior e inferior encaixam-se perfeitamente aos veículos de transporte - máquinas, caminhões e transpaleteiras -, sua base em formato de estrado distribuem uniformemente o peso ao longo da estrutura.


Quais os tipos de palete que posso encontrar?
Existem diversos tipo de palete, todos com o mesmo desenho estrutural pensado para desempenhar as funções citadas anteriormente. 
A diferença entre eles é o material do qual é feito e, logo, a resistência do mesmo. Veja abaixo os modelos mais comuns:


Palete de Metal  
 Composto por um material mais resistente, o palete de metal apresenta maior durabilidade e sustentação. Por isso, é empregado no transporte e no estoque de maiores volumes de cargas (quantidade e peso) ou em casos em que a mobilidade é mais difícil (maiores distâncias).

Palete de Aço

Pode ser composto por até três tipos de metal, o que lhe garante maior resistência às intempéries (não oxida ou enferruja com facilidade). Normalmente, é encontrado em seu formato revestido por zinco, o que o torna o mais caro dentre todos os demais tipos. Contudo, apresenta grande resistência e maior facilidade de higienização, tornando-o ideal para locais onde a esterilização do ambiente é necessária.

Paletes de plástico

 É uma das opções mais sustentáveis de palete, pois, pode ser feito a partir da reciclagem de materiais plásticos (normalmente, embalagens de garrafa PET). Apesar de apresentarem uma resistência menor do que aqueles compostos por madeira, sua conservação e validade é muito melhor, já que não favorecem a proliferação de fungos e bactérias.

Palete descartável

 Como o seu nome já indica, este modelo de palete só pode ser utilizado uma vez devido a menor resistência e durabilidade dos materiais que o compõem - como, por exemplo, o papelão. Contudo, é umas das opções mais sustentáveis e econômicas, considerando a sua fabricação que tem como base papéis reciclados. Além disso, eles são muito menos frágeis do que parecem, conseguindo suportar até 800 Kg de carga.

Palete de madeira

 Este sim é a estrela dos paletes, sendo o modelo mais utilizado tanto na indústria quanto na decoração, devido a sua grande resistência e durabilidade. Também são uma opção sustentável, já que a madeira utilizada em sua composição é quase sempre de reflorestamentos ou reusos (sobras de ripas de outros setores da indústria madeireira). Além disso, como observamos nas aplicações em mobiliário e itens de design, os paletes de madeira são 100% recicláveis.
Sua conservação só é um pouco mais dificultosa do que os modelos de plástico e metal, já que a madeira apresenta maior sensibilidade à umidade e à proliferação de fungos. Contudo, no caso da reutilização do palete na decoração, esta questão pode ser facilmente resolvida: é só dar uma boa lixada e aplicar algumas camadas de verniz. 

Então, agora que você já conheceu um pouco sobre esta tendência que mistura criatividade e pensamento sustentável, veja algumas ideias de utilização de palete na decoração e inspire-se!













  
(*)  Texto escrito pela equipe do Só Arquitetura


Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar!
 Inspiração, dicas  e boas ideias é o que não faltam aqui. 

 Um beijo

Um comentário:

  1. quanta ideia linda!!! eu sempre quis ter algum movel de pallet, acho que fica com esse toque rustico e charmoso! já quero uma mesinha de centro na sala com certeza!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo