Conheça as opções de lareiras disponíveis no mercado

Publicado em 20 de setembro de 2018

Lareira: Está pensando em comprar uma?

(*) Não é porque estamos no Brasil que só existe verão, não é? Algumas regiões do país, como no sul, são muito frias quando chegam as épocas de maio, junho e julho. Sem contar quem sequer mora no frio, mas sofre muito nesses períodos por causa de um acabamento muito frio na construção, como é o caso das casas com piso de porcelanato líquido.

Só que se proteger dos fortes ventos não é só questão de conforto. O frio pode trazer muitos incômodos diários como o ressecamento da pele, desidratação, sem contar no aumento da incidência de doenças respiratórias. Por isso, hoje separei um artigo especial para quem quer manter a casa aquecida e aconchegante nas épocas frias.
Hoje irei falar da lareira, aquele equipamento que a gente costuma ver muito nos filmes americanos, mas que não é tão inacessível quanto pensamos.
Você está com dúvida em como escolher uma lareira para a sua casa?
Então confira as dicas e modelos que separaramos no post de hoje.

Lareira ecológica ou à álcool

Primeiramente vou falar um pouco mais da famosa lareira ecológica, também conhecida como lareira à álcool. Esse modelo tem sido muito procurado nos últimos anos graças a uma consciência mais sustentável e ecológica da população brasileira.
Além de não soltar odor forte, fumaça ou fuligem, esse formato de lareira não agride o meio ambiente e é muito econômico. Ao contrário do que muita gente pensa, as chamas vindas do álcool esquentam de verdade o ambiente e duram muito tempo, sendo um equipamento que funciona normalmente e é muito eficiente.
Com essa lareira você economiza no bolso, pois já na instalação o custo é muito baixo e é bastante prático. Você não vai passar por enormes reformas e aquela barulheira comum de obras. Além disso, obviamente, após instalar o equipamento, você não vai precisar gastar com eletricidade, nem constante manutenção. Então para quem está com o orçamento baixo, essa é a melhor escolha. Você pode achar modelos excelentes por apenas R$ 450,00, o preço de um micro-ondas potente. É um custo-benefício enorme, não é mesmo?

Como funciona?

A biolareira é pode ter diversos acabamentos e modelos, a maioria deles muito simples. O eletrodoméstico costuma ser de tamanho médio a pequeno e tem apenas um suporte metálico com abertura e obturador.
Para acender você deve inserir a haste metálica (já embebida no álcool e acesa pelo isqueiro) dentro da abertura da biolareira. Pronto, está acesa! Então você pode regular a temperatura da lareira de acordo com a sua vontade, é só abrir ou fechar o obturador para liberar menos ou mais chamas. Muito simples.

A lareira ecológica é segura?

Sim, se instaladas adequadamente as lareiras são muito seguras, pois desde a fase do projeto até a finalização, contanto que se atenda a todos os requisitos de segurança, você não terá com o que se preocupar. Até porque o equipamento em si é muito simples, sem muita complexidade. Por isso, o importante mesmo na hora de escolher é verificar a procedência da marca do fabricante que você escolheu.
Olhe as opiniões de outros clientes quanto a diversas marcas e cheque a qualidade do material, pois caso ocorra empenamento da lareira, ela pode sofrer danos no reservatório e causar vazamentos perigosíssimos.

Elétrica

Para quem tem crianças em casa, colocar uma lareira na sala não parece boa opção. Os pequenos sempre gostam de mexer em tudo e por um descaso de minutos, pode ocorrer uma tragédia em casa. Por isso, a lareira elétrica é uma opção que apesar de não tão econômica, pode ser a melhor escolha para a segurança de seus filhos.
Esse tipo de equipamento tem como fonte de energia a eletricidade, portanto, prepare o orçamento para pagar um pouco a mais na conta de energia. Contudo, a lareira não utiliza fogo de verdade, apenas um aquecedor e um monitor para imagens (por questão estética mesmo). Assim, o ambiente fica quentinho sem pôr em risco a segurança de ninguém.

Como a lareira elétrica funciona?

Esse curioso equipamento é como se fosse um monitor que mostra imagens realísticas para decorar o ambiente, mas ele realmente esquenta. Basicamente é um aquecedor com uma televisão anexa para valorizar a decoração. O resultado é que aparenta ter uma lareira convencional na sua sala, mas é apenas uma tela. Você também pode desligar a função do aquecedor e deixar somente as imagens para decorar o ambiente.
Com as imagens 3d, parece que realmente tem fogo no equipamento. Veja como fica:

Lareira de canto

A lareira de canto é uma ótima opção para quem tem um lar pequeno e quer deixá-lo mais aconchegante. O ideal dessa lareira é colocá-la entre os sofás e de preferência em uma parede diagonal na sala. Isso dá mais espaço para a lareira e mais charme ao ambiente, mas só é possível em salas que possuem essa forma de construção. Algumas casas já vêm com a parede diagonal, mas elas também podem ser montadas com pedras decorativas. Veja:
Para esse tipo de lareira, mantenha tons claros que se contraponham às cores quentes dela, que possui um revestimento escuro. Assim, você fará o local um destaque no ambiente.
Outra dica é para quem possui uma sala integrada ao ambiente de jantar, podendo instalar a lareira em uma “quina” das paredes. Isso economiza espaço e fica super moderno, veja!

Você também pode revestir a parte externa da lareira com pedras decorativas, principalmente as cerâmicas que simulam pedras ou pastilhas.
Agora um modelo super dinâmico, moderno e tendência é o de lareira suspensa. Ela é toda revestida em metal, pode ficar suspensa pelo teto ou na parede e a maioria vem em modelos super diferenciados. Veja esse que é tipo uma cápsula saindo da parede, fica incrível!

À gás

As lareiras à gás possuem um funcionamento mais complexo do que as citadas anteriormente, afinal elas precisam ser abastecidas com gás natural encanado, o que requer algo mais elaborado.
Esses modelos funcionam sendo ligados a um ponto elétrico e a um duto de gás encanado pelo piso. Ela acende por ignição elétrica, que é acionada por um controle remoto. Assim, as chamas aquecem as pedras que ajudam a difundir o calor.
Outra opção para quem não tem nenhuma preparação na construção para instalar uma lareira à gás, é usar o gás de botijão. Nesse caso, a lareira é ligada diretamente ao botijão da casa por canos nas paredes. O equipamento vem com uma válvula contra vazamentos e dispensa o uso de dutos, porém, é aconselhável que a casa possua pelo menos um ponto de ventilação na sala.
Na prática, a parte visual do equipamento não é afetada e se parece muito com a lareira à álcool, tendo várias possibilidades de harmonia com a decoração do ambiente. Confira alguns modelos:
Outras vantagens dos modelos à gás são a fácil manutenção e armazenamento e também o aquecimento rápido com um simples botão.

Lareira Portátil

Para quem gosta de mudar a lareira de lugar e não restringir o aquecimento só à sala, o modelo portátil vai ser a escolha ideal. Também chamada de lareira móvel, essa peça normalmente é do modelo à álcool ou elétrico, que falamos acima, e elas podem ser de diversos formatos e cores.
Algumas mais modernas simulam a tendência vintage e parecem uma pequena geladeira, podendo ser preta ou colorida, veja:
Já essa mais simples é apenas um disco em que você insere o palito quente para acender o fogo e abre a tampinha para regular o calor. Ela é excelente para esquentar ambientes pequenos, já que seu aquecimento não é tão abrangente. Assim, ela pode ser colocada no seu banheiro ou na cômoda do quarto. E quando quiser, é só mudar de lugar.
Outras portáteis até são maiores e mais pesadas, mas possuem um sistema de rodinhas embaixo. Assim, ela possibilita movimentar a peça sem precisar levantar peso, ideal para pessoas idosas que querem adquirir o produto.
Por último, esse pequeno modelo para servir de inspiração na sua decoração. Essa mini lareira pode ser apenas decorativa e é até mais barata que as outras, funcionando normalmente e sendo ótima para ambientes pequenos.

E a lareira a lenha?

Falei de todas essas opções para você ficar quentinho e aconchegado, mas você achou que eu não falaria da mais tradicional? Calma, não me esqueci da famosa lareira à lenha.
Acontece que esse modelo hoje em dia não é mais tão buscado. Isso porque o modelo à lenha precisa de um chaminé e funciona à base da madeira seca, ou seja, ela é mais complexa, causa mais transtorno na sua instalação e requer mais cuidados. Uma desvantagem é que ela só pode ficar em um único lugar, devido à sua lareira que é fixada na construção. Além disso, ela produz muito gás carbônico e contribui para o aquecimento global, algo péssimo para a nossa natureza.
Quem ainda hoje prefere esse modelo é porque tem tempo e orçamento para investir em sua manutenção. Um dos diferenciais do equipamento à lenha também é seu som específico do estalar da madeira. Esse ruído gera uma sensação de nostalgia e extremo relaxamento, pois remete à uma fogueira.
O modelo não perde na aparência, veja alguns modelos mais tradicionais:
Em caso de você optar por esse modelo no seu ambiente, algumas dicas para escolher são:
  • Cuidado com a chaminé: escolha bem os profissionais que irão instalar sua chaminé. Se não colocada corretamente, ela pode causar vazamentos e uma fumaça horrível pela casa. Modelos de até 90 cm de largura precisam de um duto de 20 cm de diâmetro. Verifique as dimensões ao finalizar as obras.
  • Local: fique atento ao lugar em que a lareira será colocada. As lareiras conseguem manter quentes até 350 metros quadrados ao redor delas. Por isso, faça os cálculos, mesmo que dê algum trabalho. Assim, você evita todo o trabalho de uma obra para acabar instalando a lareira onde ela não alcança todo o ambiente.
  • Cheiro: Para deixar o ambiente mais agradável, compre essências de lenha. Quem tem alergia e o nariz sensível à essas mudanças de madeira queimada vai amar as essências. Você pode encontrar óleos perfumados já nos difusores. É só espirrar na madeira e deixar o cheirinho se espalhar. Se não quiser gastar com isso, é só colocar algumas cascas de limão ou laranja para queima e sinta o resultado!


  • Gostou das dicas? Agora que você já sabe tudo sobre os modelos de lareira, conta para gente qual você escolheu e compartilhe com seus amigos que estão com a mesma dúvida.


(*) Texto escrito pela equipe do Decorando Tudo

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração Reciclar e Decorar!

Inspiração é o que não falta aqui, independente do seu estilo! 

Um beijo 

  ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo