O DIY nunca sai de moda: conheça melhor o mundo da customização

Publicado em 15 de junho de 2023

O DIY é uma solução incrível para quem deseja manter o visual estiloso por muito mais tempo. Saiba mais sobre o assunto

conheça melhor o mundo da customização diy

Como você já deve saber, é por meio da moda que conseguimos nos expressar e mostrar ao mundo um pouquinho da nossa personalidade. Aliás, o universo fashion segue em constante mudança, sendo atingido constantemente por tendências no mundo inteiro. Uma delas é a febre do Do It Yourself (DIY), que ganhou força total nos últimos anos. 


Basicamente, a ideia consiste em criar, customizar e transformar peças de forma única e personalizada. Isso pode ser feito tanto com roupas quanto com calçados e acessórios, tais como as mochilas estilosas. Como resultado, será possível obter artigos exclusivos que, de quebra, ainda colaboram para o bem do meio ambiente.


Assim, o que acha de se aprofundar nesse assunto e explorar de vez a temática do DIY? Para te ajudar nessa empreitada, preparamos um artigo especial, com todas as informações a respeito desse tipo de customização. É só continuar acompanhando a leitura e ficar por dentro!

Quando surgiu o DIY na moda?


Quem vê as técnicas de DIY sendo utilizadas por aí não imagina, mas tal proposta surgiu ainda na década de 1910. 


Naquele período, o método era usado para prezar pela manutenção da casa, uma vez que os moradores aproveitavam os materiais de construção disponíveis para fazer um ou outro reparo. 


No entanto, no universo fashion, esse movimento ganhou notoriedade por volta de 1970 época em que a população estava em busca de mais individualidade. No momento, os jovens começaram a se questionar a respeito dos padrões de vestimenta impostos pela indústria, buscando assim, outras maneiras de se expressar. 


Foi aí que o DIY começou a ser adotado, especialmente na customização de t-shirts, calças jeans e jaquetas. Para tanto, foram utilizadas técnicas de bordado, pintura e, inclusive, a aplicação dos patches, a fim de deixar cada item de "cara nova". 

O DIY nos dias de hoje


Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, as técnicas de “Do It Yourself” ficaram cada vez mais famosas. Atualmente, basta acessar sites como o Pinterest ou portais de moda para encontrar tutoriais incríveis de customização de roupas e acessórios. 


Aqui, também é importante ressaltar que a febre se tornou ainda mais popular após algumas celebridades serem flagradas com looks supercriativos, originais e baseados nesses métodos. Isso tudo, sem esquecer dos designers mais inovadores, que se dedicam a criar coleções totalmente pautadas pelo DIY. 

Como o DIY influencia na moda sustentável?


Não há dúvida: a customização e a sustentabilidade fashion caminham juntas. Como se sabe, a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, gerando impactos negativos no meio ambiente. 


Entretanto, ao customizar e reutilizar looks antigos, é possível reduzir a demanda por novas peças e, consequentemente, reduzir os danos ambientais desse setor. Inclusive, é bom ressaltar que a customização estimula a criatividade de cada um, permitindo que as pessoas estendam a vida útil de suas roupas, em vez de, simplesmente, descartá-las. Vale experimentar!

A importância do consumo consciente


Diante das mudanças climáticas, o consumo consciente na moda se tornou uma pauta urgente. Com o surgimento e crescimento das fast fashions, cada vez mais a indústria têxtil vem colaborando para a poluição da atmosfera, dos oceanos e do solo, além de utilizar, de forma excessiva, os recursos naturais durante os seus processos produtivos. 


Dito isto, a proposta é que os consumidores se conscientizem a respeito desse cenário e adotem hábitos considerados "amigos do meio ambiente", a fim de diminuir os impactos negativos do setor. Entre eles, destacamos: 


  • investir em produtos de qualidade e longa durabilidade; 

  • evitar as compras por impulso; 

  • recorrer aos métodos de DIY para modificar ou consertar as suas roupas;

  • apoiar as marcas locais e que utilizam matérias-primas sustentáveis; 

  • comprar de empresas que valorizam a mão de obra e oferecem condições de trabalho justas aos colaboradores. 



Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo