O que é design modular e como incluí-lo em seu espaço?

Publicado em 11 de abril de 2023

 Entenda o que é design modular e como ele pode dar uma cara nova para a sua casa 


O que é design modular


O design modular é um princípio de design que pode ser aplicado em diferentes situações. Baseado na ideia de divisão de um sistema em partes menores — módulos —, ele traz dinamismo para quem busca soluções de organização de ambientes.

Na hora de escolher móveis para a sala, os quartos e a cozinha, vale a pena considerar a utilização dos conceitos do design modular. 

É válido destacar que os móveis modulares não devem ser confundidos com os móveis planejados, já que os primeiros trazem mais liberdade na reorganização dos ambientes, enquanto os segundos restringem a realização de mudanças após a instalação. 

O que é design modular? 

Antes de escolher os móveis para casa, apartamento ou escritório é interessante aprofundar o conhecimento sobre alguns conceitos básicos de design.


O design modular reflete a utilização de peças modulares — peças com módulos em tamanhos pré-definidos, que são encaixadas dando forma a uma mobília.


Essa lógica traz mais flexibilidade e possibilidade de personalização de espaços além de facilitar mudanças de layout sempre que houver necessidade.


O grande diferencial do design modular é a diversidade de montagens das peças, que permite criar diversas possibilidades. Assim, sempre que houver necessidade de qualquer mudança, seja de remoção, seja de inclusão de novos módulos, as alterações poderão ser feitas com tranquilidade. 


Nos móveis, é possível encontrar essa técnica, principalmente, em peças como armários e estantes. O móvel modular é composto por peças pré-fabricadas que se encaixam e se complementam de maneira única, seguindo as necessidades de cada ambiente. 


Quais são os benefícios das peças modulares?

Ao montar um projeto mobiliário, você deve levar em consideração as necessidades de uso do ambiente e as eventuais adaptações que precisam ser feitas ao longo do tempo.


Embora o ambiente doméstico geralmente não demande grandes mudanças, há quem goste de transformar o espaço e alterar o layout dos móveis. Esse tipo de ação só é possível se você fizer uso de móveis modulares.


Isso porque os móveis fixos, planejados, não podem ser removidos, restringindo qualquer tipo de modificação que você queira fazer na posição da mobília.


No caso de escritórios, o uso de móveis modulares é uma opção ainda mais inteligente, já que os ambientes podem ser formatados e reformatados com configurações específicas que acompanham as mudanças no ambiente e o remanejamento de profissionais. 


Não é por acaso que os mobiliários modulares são amplamente utilizados em escritórios, facilitando a montagem e remontagem sempre que necessário. Entre os principais benefícios na utilização do design modular, seja em ambiente doméstico, seja profissional, vale destacar:


  • custo atrativo;

  • praticidade na movimentação dos módulos;

  • facilidade na reorganização de ambientes; e,

  • possibilidade de estruturar diferentes formatações de layout em um mesmo ambiente. 

Como incluir peças modulares em diferentes ambientes?

É fácil encontrar peças de móveis modulares à venda no mercado. Para quem está pensando em incluir esse tipo de móvel em um espaço doméstico ou profissional, vale ficar atento às seguintes dicas:


  • avalie o espaço disponível e o tipo de uso para o móvel modular;

  • estude o ambiente e as opções de adequação e readequação do móvel;

  • considere comprar peças minimalistas e que combinem com vários ambientes da casa;

  • fique atento às cores, dê preferência para cores neutras e que “conversam” com a decoração e o projeto do seu espaço;

  • dê preferência para peças modulares produzidas com matéria-prima de qualidade superior, o que garantirá maior vida útil dos móveis.


Incluir peças de design modular é uma ótima opção para quem gosta (ou precisa) de realizar mudanças frequentes nos ambientes. Fique atento ao uso inteligente das peças, aproveite os espaços e não se esqueça de planejar um ambiente harmônico e funcional.


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.




Um comentário:

  1. Muito interessante! O planejamento no minimo detalhe facilita a reforma ou decoração.
    Boa semana! Beijos

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo