Você sabe quando e como fazer a limpeza da caixa d'água?

Publicado em 20 de outubro de 2022

Limpeza da caixa d'água: como fazê-la e evitar contaminações?

Confira o passo a passo para sempre deixar o reservatório de água limpo e desinfetado

Na hora de fazer aquela faxina completa ou cuidar da manutenção da casa, muitas vezes a caixa d’água é esquecida. No entanto, higienizá-la é extremamente importante para a saúde de todos os moradores.

As distribuidoras de cada município garantem a qualidade da água, mas cabe ao dono de cada residência – e, no caso de condomínios, dos síndicos e administradoras – manter suas caixas d'água sempre limpas.

A falta de higienização pode acarretar no surgimento de bactérias que causam doenças como cólera, leptospirose e febre tifoide. Em alguns casos, também é possível encontrar larvas que dão origem ao mosquito da dengue. Dependendo da situação, estas comorbidades podem ser fatais.

Diante disso, fica claro que limpar os reservatórios é indispensável. É possível contratar empresas especializadas para fazer o serviço, mas qualquer adulto também pode realizar essa tarefa de maneira independente.

Você sabe quando e como fazer a limpeza da caixa d'água?

Como limpar caixas d’água?

Apesar de não ser um bicho de sete cabeças, limpar caixas d’água é um processo que exige atenção e tempo para ser feito. Por isso, o ideal é reservar um dia inteiro para fazer isso.

Geralmente, essa higienização costuma ser feita nos finais de semana, mas isso depende da rotina de cada casa. Lembre-se também de avisar a todos os moradores com antecedência que, por algumas horas, não será possível utilizar a água do reservatório.

1 – Equipamentos

Comece reservando todos os equipamentos necessários para a limpeza da caixa d’água. São materiais que a maioria das pessoas têm em casa e que são fáceis de encontrar em supermercados ou lojas de utilidades:

  • Luvas de borracha;

  • Escova de nylon (nova, de preferência);

  • Panos limpos;

  • Água sanitária;

  • Balde.

2 – Antes de começar

Antes da limpeza em si, certifique-se de fechar o registro e bloquear o fornecimento de água que vem da rua para a caixa ou prenda a boia para tapar a entrada de água.

Com a água disponível no armazenamento, faça as atividades do dia a dia para esvaziá-la. Lembre-se de fazer o uso consciente e não desperdiçar.

Com a caixa praticamente vazia, ou seja, marcando um palmo de água, cerca de 15 centímetros, feche a saída que conecta ao encanamento para evitar que os produtos de limpeza entrem nos canos.

3 – Início da limpeza

Aplique água sanitária na caixa e esfregue bem as laterais e o fundo com a escova de nylon. Não use sabão ou qualquer outro produto de limpeza. Não se esqueça de utilizar luvas de borracha para proteger as mãos.

4 – Enxugando a caixa

Retire toda a água que sobrou na caixa. Faça isso com os panos e o balde.

5 – Enchendo a caixa

Nesta etapa, existem duas opções que conversam diretamente com o passo anterior:

  • Opção 1: encha a caixa com água por completo ao abrir o registro do cavalete externo ou retirando a bóia. 

  • Opção 2: deixe que apenas mais um palmo de água entre na caixa.

A primeira opção precisa de menos esforço, mas a segunda ajuda a economizar água. Nos dois casos, a saída da caixa para os encanamentos da casa deve sempre estar fechada.

6 – Tratamento da água

Depois disso, é hora de tratar a água. Para cada mil litros, adicione 1 litro de água sanitária.

Lembrando que o processo muda de acordo com a escolha de opções do passo anterior:

  • Opção 1: apenas espere a solução agir por duas horas.

  • Opção 2: deixe a solução agir por duas horas e, a cada 30 minutos, molhe as paredes internas do reservatório para que tudo seja limpo de maneira uniforme. Isso deve ser feito com a ajuda de um recipiente como um pote ou caneca e uma escova.

Durante esse tempo, utilize essa água apenas para fins de limpeza ou para dar descarga. Devido à grande quantidade de produtos químicos, o consumo é impróprio para a higiene pessoal e para o preparo de alimentos.

7 – Limpeza da tampa

Use água e água sanitária também para higienizar a tampa da caixa, esfregando bem e retirando todos os resquícios de sujeira. Enquanto a caixa estiver de molho pelas duas horas já mencionadas, faça o mesmo com a tampa.

8 – Esvaziando a caixa

Depois do período de ação da solução desinfetante, abra todos os registros e saídas para esvaziar a caixa, certificando-se de que essa água vai descer pelos canos, o que ajuda a higienizá-los também. Para isso, dê descarga e abra as torneiras para limpar a tubulação.

Se quiser, faça o armazenamento dessa água em baldes e galões para usar em faxinas ou jogar no vaso sanitário. Não consuma e nem tome banhos com a primeira água que descer após a limpeza da caixa.

9 – Pronta para uso

Depois desse processo, basta encher a caixa d’água por completo novamente.

Para evitar surpresas desagradáveis – já que é possível que ainda haja resíduos da higienização – use a primeira parte da água para a limpeza da casa. O restante pode ser usado normalmente.

Qual a frequência para limpar caixas d’água?

De acordo com a Sabesp, é recomendado que a limpeza do reservatório seja feita, no mínimo, uma vez a cada seis meses.

Em períodos de chuva, é possível que a regularidade seja maior, então vale sempre conferir o estado das caixas d’água.

Para não perder o prazo, sempre anote a data da última limpeza – seja no calendário, no celular ou até em uma etiqueta colada à própria caixa.

Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 


Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo