Como planejar um quarto para idoso

Publicado em 17 de outubro de 2022

Quartos de pessoas idosas devem considerar as necessidades dessa faixa etária

Confira alguns pontos importantes para levar em consideração quando for planejar um quarto para pessoas idosas

O quarto é um ambiente que deve ser aconchegante asa tranquilo para que a pessoa possa usá-lo para descansar. Para isso, existem muitas estratégias para tornar esse ambiente mais confortável, como, por exemplo, a cor da parede e o estofado dos móveis.

No entanto, essas estratégias devem ser pensadas de acordo com as necessidades que cada pessoa precisa, ideal para obter um ambiente com essas qualidades.

Pensando nisso, o que um quarto para pessoas idosas deve possuir? Acompanhe a leitura e descubra.

Confira alguns pontos importantes para levar em consideração quando for planejar um quarto para pessoas idosas


Dicas para um quarto de uma pessoa idosa

Decorar um quarto para uma pessoa idosa não é uma tarefa difícil. Você precisa, em primeiro lugar, colocar a acessibilidade em primeiro lugar. Além disso, ele deve ter passagens livres para que seja possível transitar sem obstáculos no caminho.

Dessa maneira, também é essencial ter um fácil acesso a objetos e roupas utilizados pela pessoa no seu dia a dia. Outro ponto é que o quarto deve permitir que ela consiga acessar todo o ambiente com muita tranquilidade, sem transtornos. 

Por isso, aqui vão algumas dicas:

Evitar uso de certos tapetes

Certos tapetes podem causar possíveis quedas. Os mais propensos a isso são, principalmente, os de tamanho pequeno, porque eles podem enrolar em si mesmos ou criarem pequenas diferenças de altura em relação ao ambiente.

Além dos tapetes pequenos, existem outros tipos de tapetes que podem causar acidentes. Esses tapetes são os que não possuem tanta aderência no chão. Com apenas um desequilíbrio, ele se torna um obstáculo perigoso para acontecer um tropeço, pois o idoso pode escorregar. 

Diante desses fatos, evite tapetes ao máximo e caso não seja possível, opte por modelos maiores, que cubram a maioria do piso do quarto e que tenham uma boa aderência no chão.

Confira alguns pontos importantes para levar em consideração quando for planejar um quarto para pessoas idosas

Ter passagens amplas

o idoso precisa conseguir se locomover por todo o espaço e ter acesso a tudo do quarto com facilidade, por isso evite camas muito próximas de paredes ou de armários. 

Deixe um corredor amplo para evitar possíveis desencontros, principalmente se o idoso precisar de algum equipamento para se locomover, o quarto precisa atender essa demanda de espaço e se necessário a utilização de barras de apoio também são ideais para uma locomoção tranquila.

Cama do tamanho certo

Para o quarto de uma pessoa idosa, não são recomendadas camas altas e que demandem certo esforço para se sentar ou se deitar. A cama precisa ter o tamanho ideal de quem vai utilizá-la para maior conforto e usabilidade na rotina.

Outro ponto importante é que o risco de quedas ao se levantar é alto nessa idade. Dessa maneira, é essencial que a cama não fique próxima a lugares perigosos e que não tenha tapetes pequenos ao lado, pois esse risco pode aumentar.

Confira alguns pontos importantes para levar em consideração quando for planejar um quarto para pessoas idosas

Sem poluição de decorações de objetos

Os objetos decorativos são alvos fáceis de serem derrubados. Por isso, quanto menos deles estiverem no ambiente, melhor. Não é recomendável nada de excessos e o ideal é que eles não fiquem próximos a passagens do dia a dia.

Além disso, esses objetos podem atrapalhar com que eles se apoiem em algum móvel para caminhar ou levantar, pois diminuem a quantidade de superfície disponível para isso.

Os armários devem ter fácil acesso a roupas e utensilio do dia a dia

O idoso precisa ter a independência no seu próprio quarto. Para que isso se torne realidade, as roupas e utensílios do dia a dia precisam estar sempre ao seu alcance.

Portanto, nada de colocar os objetos essenciais do dia a dia deles em um lugar muito no alto. Os idosos podem se machucar ao tentar pegá-los, pois os riscos de queda são enormes, tornando a ação perigosa.

Opte por cômodas com gavetas, porque elas permitem que os objetos estejam ao alcance das mãos. Outra opção são armários mais baixos e sem portas difíceis de serem abertas.

Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 


Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo