7 Dicas infalíveis de decoração para sala

Publicado em 14 de abril de 2022

Contar com boas dicas de decoração para sala é fundamental para criar um ambiente agradável e confortável. O espaço deve ser bem aproveitado, mas esse local pode se tornar um desafio para as pessoas.

Seja para ambientes grandes ou compactos, trouxemos as principais dicas de decoração para sala a fim de deixar o ambiente incrível

Mas não se preocupe, existem várias possibilidades que você pode utilizar para transformar sua sala exatamente naquilo que você deseja, como utilizar objetos de decoração que façam a diferença no ambiente. 

Por exemplo, um vaso autoirrigável com lindas plantas pode ser um diferencial na hora de decorar o seu cantinho.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça:


7 dicas infalíveis para decorar a sala da sua casa


Boa leitura!

A melhor dica de decoração para sala começa com as medidas do ambiente

Existem muitas coisas em um ambiente residencial que podem incomodar seus moradores. Uma sala apertada, por exemplo, pode causar frustrações.

No momento de transitar pelo espaço alguém pode acabar batendo em algum móvel, um objeto cai no chão e aquela impressão de desorganização acaba sendo um problema.

Assim, para não cair nesse erro, uma dica de decoração para sala é, antes mesmo de começar a pensar na decoração do ambiente, é importante tirar as medidas do cômodo.

Além do mais, não podemos esquecer de calcular exatamente a dimensão das janelas e portas. Isso vai fazer com que fique mais fácil investir nos móveis mais indicados para a sua sala.

Sendo assim, é essencial dedicar um espaço da sala para a circulação de pessoas a fim de evitar atritos e a sensação de aperto. Após isso, averigue calmamente as medidas de móveis como rack, sofá e outros objetos para possibilitar que tudo se encaixe de forma perfeita. 

Seja para ambientes grandes ou compactos, trouxemos as principais dicas de decoração para sala a fim de deixar o ambiente incrível

Pense em uma paleta de cores antes de iniciar a decoração

Escolher uma paleta de cores antes de iniciar a decoração é fundamental para ter um ambiente aconchegante e confortável. Para conseguir um resultado satisfatório, é possível criar sua própria paleta de cores antes mesmo de iniciar o projeto.

Pense em uma sala pequena, escura e com cores bem fortes. Esse não é exatamente um ambiente confortável, não é mesmo? Pois bem, é interessante escolher tons mais neutros para a base — paredes e móveis.

Você pode investir em cores mais vivas e chamativas para os detalhes e objetos de decoração da sua residência.

No entanto, isso não quer dizer que não seja possível usar cores mais chamativas nas paredes. Caso um tom diferente esteja na sua lista de desejos de decoração, então, aproveite para optar por algo que não seja o centro das atenções.

Dessa forma, todo o restante pode ficar envolvido com as cores mais neutras. Essa é uma dica de decoração para sala que pode fazer toda diferença na sua casa.


Em salas pequenas, utilizar espelhos é sempre importante

Os espelhos passam ao ambiente uma sensação maior e refletem muito bem tudo que está presente na sala. Por isso, essa é uma excelente opção para aumentar os espaços, além de ajudar na decoração!

Opte por espelhos amplos, os quais refletirão um maior espaço da sua sala. Os retangulares sem moldura que revestem a parede são ótimos pedidas.

Os redondos com a moldura também são bons, visto que dão um ar de sofisticação no ambiente. Mas cuidado para não cometer exageros! Você pode acabar transformando sua sala em um labirinto de espelhos.


Veja também: Decoração de Sala de Estar


É preciso ter cuidado com a iluminação

A iluminação é uma grande aliada na decoração de ambientes como a sala. Isso pelo fato de que ela ajuda a transparecer uma sensação de amplitude. Uma boa dica é utilizar luzes embutidas, luminárias pendentes ou plafon.

Lembrando que é importante também abusar da luz natural do dia. Para isso, invista em cortinas levemente transparentes para a sala. Ademais, é interessante evitar o bloqueio das janelas com seus móveis, para conseguir aproveitar ao máximo a iluminação solar.

Dessa forma, sua sala vai se manter muito mais iluminada, com boas perspectivas de luz, com o ambiente mais exposto e bem mais agradável conforme os móveis e acolhimento de quem vai apreciar esse local.

Seja para ambientes grandes ou compactos, trouxemos as principais dicas de decoração para sala a fim de deixar o ambiente incrível

Móveis funcionais é uma dica sempre útil de decoração para sala

Quando o assunto são dicas de decoração para sala, nada melhor do que aproveitar para ter um móvel multifuncional. Uma mesa lateral também pode ser um banco, por exemplo, ou uma mesa de centro com espaço para acomodar livros, revistas.

Nesse caso, é fundamental ser criativo e utilizar cada cantinho disponível. Deixar um ou dois puffs embaixo do painel pode garantir lugar extra sem prejudicar o resto do ambiente.


Abuse da criatividade e confira tendências do ano

Na hora de realizar a decoração da sua sala, a praticidade dos objetos é muito importante. Assim, escolha aquelas mobílias que facilitem a interação com outros ambientes e que liberem mais espaço. Você pode até ter menos móveis na sua sala, mas centímetros a mais para circular ou um cantinho extra de decoração faz toda diferença.

Aquela máxima que fala: “Menos é sempre Mais” se aplica muito bem aqui. As salas de apartamento, por exemplo, normalmente são pequenas e pedem uma decoração mais prática. Sendo assim, nada mais vantajoso do que utilizar móveis com várias funções para dar mais graça e deixar o espaço bem mais agradável.

Seja para ambientes grandes ou compactos, trouxemos as principais dicas de decoração para sala a fim de deixar o ambiente incrível

Defina um único estilo para ter personalidade

Cores escuras, estampas grandes e tecidos pesados fazem com que a sala passe a impressão de ser menor. Não é que eles sejam proibidos – você tem total liberdade para escolher a decoração que quiser.

No entanto, é bom evitar que esse estilo esteja presente em toda decoração. Principalmente em superfícies mais amplas, como cortina, papel de parede e tapete.

Em contrapartida, cores claras e estampas discretas auxiliam no processo de deixar a decoração mais leve e o ambiente maior. Então, aposte nelas para sua sala que não tem erro!

Conclusão

Enfim, essas foram nossas dicas de decoração para sala. São várias opções existentes no mercado e você deve escolher aquela que melhor se adeque a sua personalidade.

Não tenha medo de inovar, mas sempre busque por aquilo que deixe o ambiente mais agradável e aconchegante. 


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️

© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo