Como decorar a área gourmet na varanda

Publicado em 28 de março de 2022

Elegante e eficiente: a área gourmet pode trazer funcionalidade à varanda

Como decorar a área gourmet na varanda


A varanda é um ambiente valorizado durante a compra ou aluguel de imóveis, mas será que ela é bem aproveitada no dia a dia? O espaço possui ampla ventilação, o que pode colaborar para ideias elegantes e funcionais. 

Esse é o caso da área gourmet, que pode ser instalada na varanda. A circulação constante de ar permite que o ambiente não fique abafado e que a fumaça e o odor da produção de alimentos não fiquem concentrados.

Cadeiras, churrasqueira, conjunto de mesa, rede. Afinal, o que é essencial para uma área gourmet? 

Área gourmet: saiba como decorar a varanda da sua casa


O que é uma área gourmet?

O termo área gourmet ganhou popularidade nos últimos anos dentro e fora do meio do design de interiores. Sua definição abrange um conceito amplo: pode ser considerado área gourmet o ambiente destinado à prática culinária, que une lazer, praticidade e conforto. 

Sendo assim, é possível planejar uma área gourmet em diversos ambientes da casa, sendo a varanda um dos espaços mais escolhidos pela sua dinâmica e pelos benefícios da circulação constante de ar, que impede que a fumaça e o odor dos alimentos se concentrem no ambiente de preparo.

Como decorar a área gourmet na varanda




Como montar uma área gourmet na varanda?

O primeiro passo para montar uma área gourmet na varanda é o planejamento, afinal, é necessário levar em conta a realidade do ambiente. Para montar a área, é necessário um tamanho mínimo, que comporte os eletrodomésticos básicos e um espaço com mesas e cadeiras para a alimentação. 

Uma vez considerada essa realidade, é possível começar a adequar os móveis e itens decorativos ao espaço, lembrando sempre que a sua principal função é tornar a culinária um momento funcional e de lazer entre familiares e amigos. 

O que não pode faltar em uma área gourmet?

Espaço destinado à área gourmet delimitado? É hora de ir às compras. Abaixo, é possível conferir alguns cuidados básicos que devem ser tidos com cada um dos móveis principais:

Fogão

O fogão é a estrela principal de qualquer área gourmet, afinal, a preparação dos alimentos básicos, como o arroz e o feijão, são comumente realizadas nele. Na hora de comprar o eletrodoméstico, é importante se atentar à voltagem das tomadas da varanda, que pode ser diferente do restante da casa. Além disso, é necessário considerar quantas bocas serão usadas nas principais refeições, escolhendo um modelo que se adeque a esse número.

Como decorar a área gourmet na varanda


Geladeira

Tão importante quanto a comida são as bebidas. No Brasil, o costume é consumir bebidas geladas em maior quantidade: água, refrigerante, cerveja etc. Na hora de montar a área gourmet, é necessário garantir uma geladeira potente para as bebidas, uma vez que ela será muito utilizada nos momentos de lazer.

Pia 

Completando o trio de itens básicos que não podem faltar na hora de preparar alimentos, está a pia. Seja para lavar as mãos, seja para higienizar os alimentos, é necessário possuir uma pia no mesmo ambiente da área gourmet.

Como decorar a área gourmet na varanda


Conjunto de mesa 

Após preparar a refeição, chega a melhor parte: comer. Por isso, é indispensável ter um conjunto de mesa na área gourmet, que permita que os anfitriões e convidados se juntem durante a refeição.

Como decorar a área gourmet na varanda


Churrasqueira

Elétrica ou não, as churrasqueiras conquistam o coração dos brasileiros nos momentos de lazer. Para fazer um churrasco clássico na área gourmet, é necessário escolher, dentre as opções, qual melhor se adequa ao orçamento e ao espaço.

Como decorar a área gourmet na varanda





Eletrodomésticos básicos 

Após garantir os itens clássicos, é possível otimizar o espaço com eletrodomésticos funcionais, como o liquidificador e o mixer de alimentos. Esses itens vão facilitar o preparo dos alimentos e aumentar a praticidade, evitando que seja necessário recorrer à cozinha da casa durante uma preparação.

Como decorar a área gourmet na varanda


O que mais você tem na sua varanda gourmet?  Conta pra gente!


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️

© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

As imagens são apenas ilustrativas do artigo.
Nem sempre encontramos os verdadeiros detentores das imagens,
então se a fonte atribuída estiver errada,

por favor entre em contato para que os devidos créditos sejam acrescidos corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo