Incensos e os seus benefícios terapêuticos

Publicado em 04/05/2021


O incenso existe desde os tempos antigos - era usado em rituais religiosos no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia.


Incensos e seus usos e benefícios terapêuticos. Como usar e quais aromas usar e para que servem. por um especialista


A prática da queima dos incensos consiste em vários motivos, como: uso para fins religiosos, neutralização de odores ruins, repelir energias negativas ou proporcionar relaxamento, paz e bem-estar.

Na hora da queima do incenso, indicamos o uso de suportes como o incensário pois além de trazer mais segurança para o momento, evita sujeira das cinzas nas superfícies. 

Os formatos mais populares dos incensos são cone ou graveto, são feitos normalmente de ervas aromáticas com fins terapêuticos e com um material de combustível, como carvão ou pó de madeira.


Incensos e seus usos e benefícios terapêuticos. Como usar e quais aromas usar e para que servem.

5 Razões para incluir o uso de incensos no seu dia a dia



  1. Limpa as energias negativas

  2. Abre o coração

  3. Relaxa e descontrai

  4. Melhora a concentração

  5. Prepara o ambiente para Yoga e Meditação



O incenso pode ser um ótimo complemento para qualquer prática de yoga ou meditação, e queimá-los pode se tornar parte de um ritual calmante, em muitas tradições, como o Ayurveda - Medicina Antiga da Índia e a Medicina Tradicional Chinesa, os elementos naturais precisam ser equilibrados antes que a verdadeira cura possa começar. Usar incenso como fonte de fogo ao lado de outros elementos (água, terra, ar e espaço) durante meditação e yoga pode aprofundar e equilibrar sua prática.


vidro transparente com incensos no chão Incensos e os seus benefícios terapêuticos

Além disso, cada aroma tem inúmeros benefícios terapêuticos, como a Lavanda que proporciona calma e tranquilidade, sendo muito utilizada como óleo essencial para melhorar a qualidade do sono e diminuir a ansiedade ou estresse, ou a Sálvia Branca para limpar energias negativas e harmonizar o ambiente.



Veja também: 14 dicas para manter a casa sempre organizada



Incenso pote vermelho Incensos e os seus benefícios terapêuticos

Principais incensos e seus benefícios terapêuticos: 


Alecrim - Os estudiosos gregos costumam usar óleo essencial de alecrim para melhorar a memória antes dos exames. Muitos estudos feitos apontam que além de melhorar a concentração e o foco durante os estudos, o alecrim previne e retarda os efeitos do Alzheimer.


Canela - Desde a antiguidade, é tida como símbolo de sabedoria e atrai prosperidade, boa sorte e alegria. Aroma intenso, desinibe, fortalece e proporciona equilíbrio emocional.

Rosa - Conhecida como a “Rainha das Flores”, a fragrância da Rosa é a mais comumente associada ao amor. Carrega uma fragrância floral e levemente adocicada. Na aromaterapia o óleo de rosa é associado ao óleo do chacra do coração. 

Sete ervas - Este aroma é composto por comingo ninguém pode, espada de são jorge, arruda, alecrim, guiné, manjericão e pimenta. A junção dessas ervas forma uma essência poderosa que reduz o cansaço e mau humor.


Baunilha - Melhora a qualidade do sono e como o óleo essencial alivia os sintomas da TPM, como inchaço, fadiga e cólicas, além de regular melhor as emoções .


Jasmim - A fragrância floral de Jasmim é quente e exótica e tem sido usada ao longo da história para romance e atração. Ajuda a equilibrar a energia feminina do corpo e é frequentemente usada durante o parto.


Mirra - É uma erva comum no norte da África e nas proximidades do mar Mediterrâneo, que está relacionada à cura e à purificação. Usada há muito tempo na Medicina Tradicional Chinesa e na Medicina Ayurvédica. 


mulher meditando com incenso Incensos e os seus benefícios terapêuticos

Podemos observar que os incensos vão além de eliminar odores desagradáveis, eles têm impacto positivo duradouro em nossa mente e corpo, como aliviar estresse e ansiedade, melhorar o foco, a memória, etc.


No entanto, deve-se ter cuidado para garantir que a queima de incensos seja feita com materiais de qualidade, com fragrâncias puras, pois um incenso de baixa qualidade seria apenas um mero poluente e causaria mais danos do que benefícios à sua saúde.


incenso na janela Incensos e os seus benefícios terapêuticos

* Este texto foi escrito pela equipe da Yogateria especialmente para o Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar


Yogateria é uma marca de produtos de yoga e bem-estar que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes. Com produtos testados e amados por yogis em todo o mundo, conquistou também os brasileiros com sua alta qualidade, estilo, inovação, consciência ambiental, entrega rápida e excelente custo-benefício.


Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui, independente do seu estilo!

Um beijo
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

As imagens são apenas ilustrativas do artigo.

Nem sempre encontramos os verdadeiros detentores das imagens, então se a fonte atribuída estiver errada, 
por favor entre em contato para que os devidos créditos sejam acrescidos corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem l Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades..
Faremos o possível para responder todos.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi



Topo