O charme dos móveis Vintage e Retrô: estilo que nunca saiu de moda

Publicado em 30 de janeiro de 2015

(*) por Melissa Schmidt 

Sempre fui fã do estilo vintage e valorizei as peças antigas. Além de ter o charme dos anos que já se passaram eles também são resistentes, da época em que os móveis eram feitos de madeira maciça para atravessar gerações. E duraram! As peças fazem tanto sucesso hoje em dia: carregam história, possuem um designer charmoso, são estilosos e combinam com um ambiente moderno, dando o toque de requinte que falta. Eu reciclo tudo que posso, garimpo na casa dos parentes e amigos, carrego tudo que eles queiram em dar, e quando não acho algo original recorro ao mercado de móveis vintage/retrô.

 Existem poucas lojas especializadas em produtos vintage, pois é difícil de achar peças originais para restaurar e comercializar. Uma que conheço bem é a Estúdio Glória. Mas tem também as lojas de antiguidades (geralmente caríssimas) e as feiras de rua (tem preços mais populares), geralmente localizadas em capitais e grandes centros urbanos.

Como o interesse do brasileiro pelo estilo vintage cresceu muito nos últimos anos, o mercado de móveis viu aí uma oportunidade, se adaptou e convenceu os fabricantes a criarem móveis retrô (imitações do vintage, mas peças novas), facilmente encontradas nas lojas populares e online como Casas Bahia, Lojas Americanas, Ponto Frio, Walmart, etc. Ainda é um setor discreto mas em crescente ascensão e uma excelente oportunidade para quem não pode pagar pelos originais, mas quer ter algo retrô na sua decoração. É o céu para todos!

As lojas especializadas em decoração retrô também cresceram, principalmente as online, para atender o público que mora longe dos grandes centros. A Decoram Gram é uma delas e vende exclusivamente móveis retrô de ótima procedência. A loja online Desmobilia também é outra empresa bacana, e tem muitos produtos disponíveis, junto com a Dactylo, que não vende exclusivamente o estilo, mas é uma loja de móveis de madeira que resolveu incorporar o setor retrô.
Quem se interessa pelo estilo pode apostar nas peças vendidas nas lojas online mais populares ou até mesmo nas especializadas, dependerá do quando quer gastar, afinal há peças retrô assinadas por designers o que encarece o produto. Separamos abaixo algumas dicas e endereços para você navegar e, quem sabe, comprar o seu tão desejado móvel retrô.
Fontes: 1. Na sala, um pequeno charme com a Adega retrô Phorman na cor amarela, encontrada nas lojas KD, por $364,00 reais.  É pequeno mas chama atenção. // 2. Que tal unir retrô + utilidade no quarto com um Frigobar Brastemp em vermelho? Nada de levantar no meio da noite. Esse frigobar é das Lojas Americanas por $900,00 reais, mas tem marcas mais baratas. // 3.E a poltrona Patchwork Retalhos Pés, da loja Dactylo? Design diferenciado e pés palito na madeira de Eucalipto cor castanho, sem contar a técnica do Patchwork que lembra bastante aquela colcha de retalhos da vovó. Aqui por $862,00 reais. // 4.Detalhe da loja de móveis vintage e retrô Estúdio Glória, de SP. Visita certa para quem viaja até sampa.


Foto2

Fontes: 1. Rosa, feminino e retrô, as meninas adoram (está super em alta na decor dos quartos das jovens), as cômodas, aqui com 3 Gavetas e Laqueada. Perfeita! Você encontra facilmente outros modelos nas Lojas Americanas, que também oferece promoções frequentes e cupons de desconto, além de parcelar em até 10x. Valor dessa lindeza? $1.300 reais e disponível em outras cores. // 2. Banco Tira, da loja Desmobilia, por $790,00 reais. Loja bem conhecida do movimento decor e retrô. Vale clicar e ver as novidades. // 3. Quem também tem muita experiência com penteadeiras restauradas é o pessoal do Lá na Ladeira! A loja restaura e produz. Aqui a Cômoda Sofie é feita sob medida e você pode escolher a cor e a quantidade de gavetas. Valor: $1.570 reais. Confere lá para ver as condições! // 4. Para fechar as dicas um Balcão retrô da Decoragram, para a sala de jantar ou estar, no valor de $760,00 reais.

Anotações: *Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. É qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade. // *Retrô é considerado uma imitação de estilo antigo, só que a peça é nova. Todas as peças novas que imitem alguma era anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até os utilitários, caixas decorativas, móveis, etc.

É isso aí gente. Se puder recicle as peças antigas de família, restaure e aproveite a durabilidade e o charme dos anos. Mas, se não puder aposte nas peças retrô que o mercado oferece. Espero que tenham gostado e até a próxima. 

(*) Mell Schmidt 
Formada em jornalismo e pós graduada em Marketing Empresarial.

Além do seu trabalho na área  escreve para blogs e sites sobre decoração e outros assuntos. 





Quer colaborar com o Reciclar e Decorar
Envie um e-mail para reciclaredecorar.blog@gmail.com com o assunto : COLABORAR 
Conte um pouco sobre você. Inclua seus links ( blog, facebook, twitter, pinterest, etc) se tiver, junto com um texto com fotos de excelente qualidade sobre o os assuntos abordados no ReD.
Será um prazer te receber por aqui.

Um beijo e bom final de semana

6 comentários:

  1. Fabiana eu sou fã de carteirinha do estilo retro, aqui na Itália è muito fácil achar moveis lindos e originais deste estilo.
    aqui na minha casinha tenho muitas coisas vintage. amo.

    baci

    ResponderExcluir
  2. Show de post Fabi!!
    Algumas lojas daí eu não conheço, valeram as indicações da Mell

    Bjo bjooo
    ana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabiana!
    Gostei bastante da matéria da Melissa! Me fez lembrar da Desmobília, uma loja que quando sai da casa dos meus pais e montei a minha casa, essa loja era minha queridinha, mas era tudo muito caro para quem estava começando a vida. Cada produto adquirido era uma festa! Na decoração prefiro os objetos vintage do que os móveis propriamente. Tenho algumas peças "maciças" herdadas de mãe e avó, que não desfaço de modo algum.
    Vou agora passear pelos links!
    Obrigada pela presença no aniversário do "Luz"!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Nunca sai de moda mesmo e amo as cores retro! Lindas dicas de móveis!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Também sou fã de móveis vintage !
    Obrigada pelas dicas!

    Bjsss

    Lisa

    casadoseagora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado a autora pelos comentários e pela indicação de nossa loja a www.dactylo.com.br, Amamos o retrô!

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo