Cores no Feng Shui

Publicado em 29 de outubro de 2014

O objetivo do Feng Shui é equilibrar as energias que vêm de dentro e de fora da casa e circulam pelos ambientes. Segundo os ensinamentos da ciência milenar, cada cor representa um dos cinco elementos da natureza – fogo, terra, metal, água e madeira – e confere um determinado tipo de energia ao local.
Cada área do Ba-guá possui uma cor especifica, e são essas cores que nos guiam para realizar ajustes e curas para harmonizar o ambiente da maneira desejada.

Decore sua casa através das cores do Feng Shui

O Ba-guá e as cores de cada área


O assunto é bem extenso e pode ser detalhado com cada cor especifica, neste post exemplificarei todas as cores de acordo com o ba-guá.

Vamos lá?

Área Família
cor que predomina = Verde
verde -  harmonizando o setor família /saúde do ba-guá

É uma tonalidade que representa o elemento madeira no Feng Shui. A cor acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas e significa esperança e satisfação.
O verde exprime sensação de paz, alivia a tensão e representa a esperança. A cor pode ser usada na pintura de paredes de qualquer cômodo da casa. É indicada para para quartos e ambientes onde haja doentes, pois favorece a cura.
Área relacionamento
cor que predomina = Rosa

Rosa ou Pink! Uma cor feminina mas que pode ser utilizada em diversos ambientes da casa. 
A cor rosa traz conforto e aconchego e deveria estar presente em todos os cômodos da casa, é o tom do amor universal e resulta em tranquilidade.

Área de prosperidade
cor que predomina = Lilás

A cor lilás ou violeta privilegia o lado espiritual, promove harmonia, propicia inovações e mudanças. É indicada para ambientes que favorecem à criatividade. O local fica mais elegante. A cor representa poder e a riqueza.
"É uma cor que traz tranquilidade, sossego e calma, estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma energias negativas em positivas, é ótima para a saúde e acalma o coração, a mente e os nervos"

Área de Sucesso
cor que predomina = Vermelho

Os diversos tons de vermelho podem ser utilizados para harmonizar a área de sucesso, por ser uma cor forte, devemos utiliza-las com cautela.
"No Feng Shui, é uma cor que pode estimular o relacionamento afetivo, o sucesso, a autoestima, a fama e a prosperidade. Está ligada ao elemento fogo e deve ser usada com cuidado, por ser estimulante"
O vermelho é fonte de energia positiva, estimula a alegria e a vitalidade. Nos quartos essa cor não é aconselhável. Não deve ser usada na pintura de paredes, pode acarretar nervosismo.

Área de Criatividade e filhos
cor que predomina = Branco

O branco harmoniza a área de criatividade e filhos, permitindo o uso objetos coloridos.O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude e claridade para espaços muito pequenos e escuros. Mas cuidado: um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer muita calma e, para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta.


Área de Amigos e Viagens
cor que predomina = Cinza

São tons que devem ser usados em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Quando usadas dentro da casa, podem fazer contrastes, principalmente com o branco.
Cinza na parede "dando" profundidade e ampliando espaço! Isso também é Feng shui

Área de Trabalho
cor que predomina = Preto

Ligada ao elemento água, deve ser aplicada com cautela, pois o uso em excesso pode causar melancolia, medo e depressão,sensação de angústia, perdas e tristeza por lembrar o luto.
A cor preta demonstra introspecção, auto-análise, absorve as energias negativas transformando-as em positivas. A cor preta no Baguá representa e protege tudo que está ligado ao trabalho e área profissional.Tenha em casa tudo que possa representar sucesso em sua carreira profissional, tais como diplomas, certificados, recortes de jornal, enfim, tudo que represente a sua profissão.A cor preta pode ser muito útil na decoração da sua casa, deixando o ambiente muito mais elegante se for usada corretamente.

Área de espiritualidade e autoconhecimento
cor que predomina = Azul

"Similar ao lilás, tem efeito calmante e tranquilizante, tanto que pode provocar sono. Está associado ao elemento água no Feng Shui. "
O azul é sinônimo de tranquilidade. Nos quartos a cor é ideal para um sono agradável. É recomendável também para a cozinha e sala de jantar.
Em um altar ou até mesmo em uma poltrona, onde seja permitido 5 minutos de relaxamento, permite estar contribuindo para uma visão interior

Área Centro
cor que predomina = Amarelo

O centro do ba-guá equilibra, estabiliza. 
 O amarelo é sinal de intelectualidade. É a cor do sol, do otimismo, da alegria. É ideal para locais estressantes, pois alivia a sensação de esgotamento mental. O amarelo também aumenta o apetite, por isso não deve ser empregada em excesso na cozinha ou na sala de jantar. É aconselhável para o escritório ou sala de trabalho.


Essas e outras imagens inspiradoras de cores na decoração estão disponíveis no Pinterest


Siga nossas redes sociais e inspire-se todos os dias


Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Um beijo 


4 comentários:

  1. Oi Fabi! Oi Cristiane!

    Fotos inspiradoras! Sei que não é necessário ter um ambiente "todo" em uma cor, senão a casa ia ficar um arco-íris! Mas confesso que algumas cores são mais difíceis de introduzir de maneira que não "pese". A planta aqui do apê é meio estranha de aplicar o baguá. Sempre gostei de feng shui, mas confesso que neste apê não soube aplicar.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, sim devemos usar as cores conforme nosso gosto, estilo de vida etc... Basta um vaso ou uma almofada com a cor do guá que já deu o primeiro passo para harmonizar.
      Algumas plantas de residencias as vezes se tornam confusas, mas nada que não podemos resolver. se quiser podemos conversar... estou a disposição.
      Beijos
      Cristiane

      Excluir
  2. Oi Cristiane, sempre posicionei o Baguá (trabalho) pela porta de entrada e, minha casa é voltada para o norte, no seu baguá o trabalho é sul. O correto é posicionar o trabalho para o sul? Agradeço, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane não conheço muita coisa apenas leio por que gosto do assunto. Creio que o Bagua está rebatido. E quanto aos pontos cardeais tem que ser feita uma avaliação pois estamos no ocidente. Imagino que deve ser melhor seguir pelas áreas. E sim ,Maria Teresa, a porta de entrada deve ser colocada pelo lado do trabalho. Gostei do post. Um abraço Maria Izabel

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo