As cores para decorar em 2017

Publicado em 19 de janeiro de 2017

As empresas de tintas e a Pantone , empresa que é autoridade na indústria gráfica quando o assunto é cor, anunciaram em 2016 as cores que serão tendência em 2017 na moda e consequentemente na decoração.

A Pantone já elegeu as cores que serão as queridinhas de 2017.


Greenery é a cor de 2017 


 Greenery traz a segurança e a esperança que precisamos em tempos de um ambiente social e político tumultuado. Satisfazendo nosso desejo crescente por rejuvenescer e revitalizar, a cor simboliza a reconexão que buscamos com a natureza, com as outras pessoas e com um propósito maior", explica Leatrice Eiseman, diretira executiva do Pantone Color Institute.

Pra quem gosta do significado das cores e gosta do assunto, sabe que o verde é a cor que remete a esperança e está relacionado a natureza

Segundo a Pantone, a cor remete à regeneração, revitalização e renovação.Greenery é um verde amarelado que evoca os primeiros dias da primavera, quando a natureza se renova. Por isso, ele traz o simbolismo de recomeço e de otimismo.

PANTONE 17-4123 Niagara

Confortável e confiável, Niagara lidera o FCR PANTONE como a cor predominante para a Primavera 2017. Niagara é um azul-clássico "denim-like", que vem ao encontro do nosso desejo por simplicidade e relaxamento.

PANTONE 13-0755 Primrose Yellow

Por outro lado, Primrose Yellow brilha com calor e vitalidade. Convidando-nos para o seu acolhimento instantâneo, este tom amarelo alegre nos transporta para um destino marcado pelo entusiasmo, alegria e dias ensolarados.

PANTONE 19-4045 Lapis Blue

Transmitindo ainda mais energia temos o Lapis Blue. Forte e confiante, este tom azul intenso está impregnado com um brilho interior.

PANTONE 17-1462 Flame

Uma laranja com notas vermelhas, Flame, é um tom gregário e divertido. Flamboyant e vivaz, esta cor maravilhosamente teatral acrescenta um calor fogoso à palheta Primavera 2017.

PANTONE 14-4620 Island Paradise

Island Paradise é um tom aqua refrescante que provoca uma mudança de cenário. Esta cor fria verde azulada fala do nosso sonho de dar uma grande escapada, mesmo porque Island Paradise é uma cor emblemática de ambientes tropicais e do nosso desejo de relaxar.

PANTONE 13-1404 Pale Dogwood

Continuando no clima tranquilo, Pale Dogwood é um rosa calmo e sossegado que traz em si uma aura de inocência e pureza. O discreto Pale Dogwood é um rosa subtil cujo toque suave apresenta um brilho saudável.

PANTONE 15-0343 Greenery

Como um sopro refrescante, Greenery é um verde-amarelado picante que nos lembra da nossa necessidade de explorar, experimentar e reinventar. Ilustrando florescimento e folhagens, os atributos férteis de Greenery são como uma respiração profunda, que oxigena e revigora.

PANTONE 17-2034 Pink Yarrow

Tropical e festivo, Pink Yarrow é um tom lunático e revigorante, uma tentação sedutora. Decidido, chamativo e tempestuoso, o animado Pink Yarrow é uma cor cativante e estimulante, alto-astral, que passa muita adrenalina.

PANTONE 18-0107 Kale

Evocando cenários ao ar livre e um estilo de vida saudável, Kale é outro verde à base de folhagens que aumenta o nosso desejo de se conectar com a natureza, semelhante ao Greenary, que é mais vivaz. Assim como é na natureza, este verde natural, exuberante e fértil, passa a ser um complemento perfeito como uma cor de fundo para os tons mais vibrantes da palheta.

PANTONE 14-1315 Hazelnut

Completando o ciclo das 10 cores da Primavera 2017, temos a cor de avelã, Hazelnut, um neutro chave para a Primavera. Esta cor traz à mente a naturalidade das terras. Despretensioso, com um calor inerente, Hazelnut é uma cor de transição que facilmente conecta as estações do ano.


A Coral, uma das principais marcas de tintas do Brasil, elegeu o tom “Mergulho Sereno” como a cor de 2017. Este tom de azul é claro, atemporal e muito reconfortante.

De acordo com Heleen van Gent, diretora global do centro de estética da AkzoNobel, este tom de azul remete aos elementos que compõem a natureza, como é o caso da água e do céu. Por conta disso, é capaz de transmitir uma sensação de reconforto aos moradores.

Além do tom “Mergulho Sereno”, a paleta 2017 da Coral apresenta uma série de cores – do rosé aos verdes musgo e floresta – que refletem quatro macro temas: Novo Romantismo, Individualismo Compartilhado, Home Office e Reinvenção do Luxo.







A Suvinil lançou sua cor do ano. Trata-se da Cortina de Teatro, um vermelho avioletado com característica terrosa e sombreada. Representa a tonalidade da brasilina, corante natural extraído do Pau-Brasil e que foi intensamente usado pelos portugueses na época da colonização para tingir tecidos de veludo.



Substancial reflete a busca pelas raízes, retorno à terra, respeito e proximidade com a natureza em um mundo cada vez mais fluído e digital. Os tons desta paleta são terrosos, empoeirados e sombreados, remetem ao ser natural.
Como contraponto temos o Dinâmico, que traz a essência do viajante e o constante movimento, além do aspecto jovem com um toque de humor. Esta paleta é representada pelas cores primárias em tons vibrantes, como vermelho, amarelo e azul com elementos simples e formas geométricas.

Já o Complementar traz um movimento reduzido e sons que se acalmam representados por uma paisagem silenciosa que inspira harmonia. Desta forma, criam-se espaços para a percepção do outro. Na decoração essa sensação é traduzida por tons nudes, que trazem segurança, aconchego e liberdade, transformando a casa em um verdadeiro oásis.



A marca de tintas norte-americana Sherwin-Williams apontou que a cor do ano será Poised Taupe SW 6039, é uma cor acolhedora, parte marrom barro e parte cinza conservador, um equilíbrio perfeito entre quente e frio.

Apesar de a cor do ano deste fabricante ser um tom neutro, é a paleta Luz da Noite, representada pelo azul que, de fato, dá o tom da coleção.
Segundo a Sherwin-Williams, o estado da cor azul nunca esteve tão inquieto. Nova espiritualidade, fluxo cultural, auto expressão e nostalgia estão se combinando para pintar um retrato emergente de nosso futuro compartilhado.

As quatro paletas da Sherwin-Williams escolhidas para 2017 são: Luz da Noite, Simplicidade Essencial, Sem Fronteiras e Novos Rumos refletem a necessidade de renovação espiritual, a busca pela tranquilidade e a busca por novas experiências.

Paleta Luz da Noite


Paleta Simplicidade Essencial


Paleta Novos Rumos


Paleta Sem Fronteiras


Com inspiração nos cenários paradisíacos do Brasil, as Tintas Eucatex elegeram como a cor do ano 2017 um tom de azul nomeado de Arquipélago. "Além disso, a nuance une o antigo e o novo, remete à arquitetura colonial e também ao estilo urbano e cosmopolita, em um tom vibrante e que ao mesmo tempo transmite calma", explicam os representantes da marca.
O azul Arquipélago surgiu como protagonista graças a um estudo realizado em conjunto com a Tendere, consultoria especializada em tendência com foco na realidade criativa do Brasil.

De acordo com o gerente de produtos da marca, Gregório Bastos Alencar, a escolha da cor vai ao encontro das necessidades do momento atual: “Arquipélago representa um ponto de equilíbrio entre a paz, a calma e a tranquilidade que as pessoas buscam para seu cotidiano e a necessidade pelo novo, o criativo e o inovador”.

Para quem está pensando em pequenas mudanças na decor ou grandes intervenções é sempre bom estar antenado com estas tendências.


Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

 Inspiração é o que não falta aqui, independente do seu estilo! 

 Um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo