Como fazer uma brinquedoteca segura e divertida em casa?

Publicado em 19 de novembro de 2024

Já pensou em montar uma brinquedoteca em casa? Veja como criar um espaço para as brincadeiras do seu filho

Como fazer uma brinquedoteca segura e divertida em casa?


Ter um espaço para as crianças brincarem em casa é necessário para o desenvolvimento, já que elas aprendem brincando. E nada melhor do que uma brinquedoteca, na qual seu filho poderá brincar com bloquinhos, giz de cera e muitos outros itens.


A brinquedoteca é um espaço personalizado para a criança se divertir, desenvolver habilidades e compartilhar momentos familiares. Além disso, ela ajuda a concentrar as brincadeiras em um só lugar, deixando o espaço mais organizado.


Assim, o ambiente deve ser projetado para garantir segurança e funcionalidade para a criança. Por exemplo, é recomendável que o espaço esteja em uma área menos movimentada da casa, com tintas laváveis nas paredes para facilitar a limpeza e manter a segurança.


Por que ter uma brinquedoteca em casa?


A forma que a criança tem de se expressar é brincando, ou seja, brincar faz parte da sua rotina. Dessa forma, a brinquedoteca estimula a comunicação infantil. As crianças precisam de espaços definidos para realizar as suas atividades no dia a dia.


E quando não há um espaço delimitado para brincar, elas acabam se restringindo ao quarto de dormir ou espalhando os brinquedos pela casa, o que causa desconforto e desorganização.


Na brinquedoteca, a criança cria um senso de valorização dos brinquedos, fazendo com que ela cuide melhor deles. Além disso, essa área contribui para deixar as crianças longe das telas.


Como organizar a brinquedoteca em casa?


Com esse espaço, a criança pode explorar a concentração e criatividade de forma saudável. Para deixar o ambiente mais funcional, escolha os móveis e objetos de acordo com a idade do seu pequeno. Leve em conta também os interesses na hora de comprar os brinquedos e organize-os de maneira acessível.


Para tornar o lugar mais seguro, escolha móveis com os cantos arredondados e materiais não tóxicos. Além disso, considere pintar as paredes com tinta lavável antimofo para facilitar a limpeza do ambiente. Isso é importante para deixar a brinquedoteca livre de fungos e aumentar a durabilidade do espaço.


Para montar uma brinquedoteca em casa, é preciso investir em alguns elementos que vão deixar o local convidativo para a criança. Para isso, é importante que os pais saibam quais as preferências e necessidades do pequeno. Procure conhecer os personagens e as histórias de que ele gosta, além de músicas, brinquedos e jogos.


Defina um local para montar a brinquedoteca


O primeiro passo é definir um local para montar a brinquedoteca. Busque o cômodo mais tranquilo para que a criança fique longe dos barulhos e possa se concentrar nas brincadeiras e atividades.


Cômodos como quarto, varanda e salas podem incluir uma brinquedoteca. Além disso, esse espaço deve ser seguro, por isso, prefira um ambiente que tenha proteção nas janelas e pouca circulação de gente. Coloque protetores nas tomadas e compre móveis com quina arredondada.


Crie um ambiente lúdico

O ambiente da brinquedoteca deve ser lúdico e estimular a imaginação da criança, pois isso vai incentivar o desejo dela de ficar no local e brincar. Por isso, use e abuse dos elementos que chamam a atenção, como desenhos e estampas na parede, quadros e bichinhos coloridos.


A iluminação deve ser confortável e a luz natural explorada ao máximo, para deixar o ambiente aconchegante. Os revestimentos coloridos, papéis de parede, murais artísticos, recursos com EVA e outros são importantes para incentivar o livre brincar e o aprendizado.


Escolha o revestimento certo


Proporcionar conforto e segurança para a criança na hora de brincar é necessário para que ela tenha estabilidade, principalmente se estiver aprendendo a andar. Assim, o revestimento da brinquedoteca é vital. Para aumentar o conforto e a segurança, você pode inserir um tapete de EVA ou térmico.


Deixe os brinquedos à disposição da criança


Quando for projetar a brinquedoteca, pense em como ficará a distribuição dos brinquedos. Eles devem ficar à disposição das crianças para incentivar a autonomia e o livre brincar.


Use caixas organizadoras e cestos para armazenar brinquedos e objetos para atividades e use cabides para pendurar fantasias. Além disso, deixe à disposição uma mesa da altura da criança para facilitar o acesso aos brinquedos.


Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!


Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo