A comunicação é o segredo para planejar a mudança com organização e encontrar o meio-termo para a decoração do lar em casal
Decidir morar junto é um grande passo no relacionamento, mas é também um grande desafio e um período de dúvidas. Definir os detalhes da casa não é uma tarefa tão simples, exige planejamento e disposição para conversar, principalmente quando a casa será compartilhada.
A construção dessa vida a dois pode começar com a aquisição da casa própria ou aluguel de um lugar para morar, seguido das compras dos móveis e dos eletrodomésticos básicos. Este é o momento que começam as decisões, seja para comprar geladeira, seja para adquirir fogão, são necessárias a comunicação direta e definição de um orçamento.
Para manter uma convivência saudável, é indicado que o casal adote algumas dicas que vão ajudar a lidar com os desafios dessa etapa da vida em casal. Saiba o que não pode faltar no planejamento:
A importância da comunicação
Por mais que vocês tenham gostos em comum, não são iguais e vão divergir em algumas opiniões. Por isso, é preciso estar aberto para aceitar as diferenças. Talvez você queira comprar uma geladeira moderna e grande, enquanto sua parceria prefere uma versão mais compacta.
No entanto, as escolhas para a casa são apenas o começo da vida a dois. Por isso, a comunicação se torna essencial desde o primeiro instante. As escolhas em relação ao lar são um bom treino para quando a convivência diária começar. A principal dica é sempre conversar com calma e chegar em um acordo justo para as duas partes, tentando entender essas diferenças.
Planejamento da mudança
O momento da mudança sempre exige muito planejamento e organização, principalmente no início da vida em casal. Pense que os dois viveram uma vida separados e agora vão juntar as coisas de duas casas em uma só, a bagunça da mudança dobra de tamanho.
Por isso, em muitos casos, vale a pena tirar um tempo para fazer uma limpeza nos itens pessoais, doar as roupas que estão paradas no armário e apenas levar para a casa nova o que for útil. Além disso, não se esqueça de colocar uma etiqueta nas caixas sinalizando de quem são e o que está dentro de cada uma. Isso irá facilitar na hora de arrumar os itens no novo lar sem confundir os pertences.
Definindo o orçamento
Assim como você tem seu planejamento financeiro, sua parceria também pensa em um orçamento para montar a casa dos sonhos. Esteja aberto a entender o que o outro espera e respeitar seus limites financeiros, o importante é ser flexível para encontrar o melhor acordo para as duas partes.
Comecem pensando em todas as necessidades básicas mais urgentes para a casa e depois vão adicionando os itens que desejam para o futuro. Essa técnica ajudará a definir as prioridades. Lembrem-se de comparar os preços e produtos antes de comprar, para garantir bons negócios sem comprometer a saúde financeira do casal.
Compras de móveis e eletrodomésticos
Escolher os móveis e eletrodomésticos para a casa nova é uma etapa empolgante, mas que exige pesquisa e planejamento. Defina os itens indispensáveis, como cama, sofá, geladeira e fogão, já pensando na decoração do imóvel. Pesquisar avaliações e recomendações na internet pode ajudar a fazer escolhas mais conscientes, diminuindo as chances de se arrepender da compra.
Outra dica que pode ajudar é considerar adquirir móveis multifuncionais, que economizam espaço e se adaptam a diferentes ambientes. Pense que, para a harmonia do lar, é essencial considerar as escolhas e os gostos de cada um, promovendo um ambiente acolhedor e funcional para ambos.
Decoração do lar
A decoração do lar é a oportunidade de expressar a personalidade de ambos e criar um espaço onde se sintam verdadeiramente em casa. Encontrem um estilo que ambos apreciem, mas sempre pensando em achar o equilíbrio que una os gostos individuais. Planejem juntos a paleta de cores, os tipos de materiais e os elementos decorativos que refletirão a identidade do casal.
Não precisam ter pressa para finalizar a decoração de uma vez, deixe que o ambiente se complete naturalmente à medida que vocês se adaptam e descobrem novas preferências. A inclusão de peças pessoais, como fotos e recordações, pode adicionar um toque especial e tornar o ambiente mais acolhedor.
Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.
Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com