Conheça medidas que os pais devem adotar para deixar a casa mais segura para os seus filhos
Para os pais, não existe nada mais importante do que garantir a proteção dos filhos, que são fonte de alegria e amor. Não é por menos que muitos optam por instalar um sistema de segurança residencial, garantindo assim a proteção da família de invasores e outras ameaças externas.
Entretanto, dentro da própria casa existem algumas situações que podem oferecer risco à integridade das crianças, como tomadas, quinas de móveis e janelas sem proteção. Abaixo, conheça algumas dicas valiosas para deixar a casa mais segura e evitar acidentes domésticos.
Reforce a proteção das tomadas
As tomadas oferecem um grande risco para as crianças, de maneira que é importante reforçar a proteção delas. Certifique-se de que todas as tomadas da casa apresentam os orifícios recuados, conforme a legislação brasileira determina.
Além disso, você pode instalar protetores de tomadas para torná-las mais seguras. Também é interessante evitar sobrecarregá-las, utilizando os “T”, algo que chama a atenção da criança e pode fazê-la tocar na fiação.
Adote pisos antiderrapantes
Para evitar a queda das crianças, é fundamental instalar pisos antiderrapantes. Pisos muito lisos ou encerados devem ser evitados, pois eles podem causar escorregões e quedas, sobretudo se o pequeno tem o costume de usar meias.
Proteja as quinas dos móveis
A disposição dos móveis também é algo chave para proteger as crianças. Ao organizá-los pela casa, procure deixá-los de modo que o espaço para circulação seja o mais aberto possível. Também tente sempre decorar a sua casa com móveis que não tenham quinas ou outras pontas.
Se isso não for possível, há como proteger as quinas dos móveis. Existem ponteiras de silicone ou fitas protetoras em lojas de material de construção ou em estabelecimentos especializados em artigos para bebês. Colocá-los nas quinas fará com que elas fiquem mais seguras em caso de impactos.
Fique de olho nas maçanetas
Inclusive, também é importante ter atenção às maçanetas e portas em geral. Tente instalar maçanetas que não tenham pontas ou hastes e lembre-se de não deixar a chave na porta, onde ela pode ser alcançada pela criança. Isso é fundamental para evitar que o seu pequeno fuja ou para que seja possível acudi-lo em algum cômodo e a porta não esteja trancada. Ainda, preferencialmente, tenha uma chave extra guardada.
Use telas de proteção nas janelas e na varanda
Se você mora em uma casa com mais de um andar ou em um apartamento, é fundamental colocar telas de proteção nas janelas, sacadas e varandas. Essas redes são capazes de evitar quedas, proporcionando muito mais tranquilidade para os pais. Elas podem durar até sete anos, mas é importante destacar que a instalação delas deve ser feita por profissionais qualificados, garantindo assim que as telas sejam colocadas corretamente.
Deixe os produtos de limpeza fora de alcance
A maioria dos produtos de limpeza possui tonalidade colorida, o que acaba atraindo a atenção da criança, que pode tentar tomá-los achando que é algum suco ou refrigerante. Portanto, é imprescindível que esses artigos sejam guardados longe do alcance dos pequenos, em armários altos, por exemplo.
Outra dica valiosa é mantê-los longe de onde são guardados as bebidas e os alimentos, justamente para que a criança não pense que ele é igual aos mantimentos. O ideal é que esses produtos sejam mantidos em suas embalagens originais. Quando isso não for possível, coloque um aviso na parte exterior para que a pessoa possa identificar o que há dentro de cada garrafa.
Atenção redobrada na cozinha e na área de serviço
Dois cômodos que precisam de muita atenção por parte dos pais são a cozinha e a área de serviço, que oferecem alguns riscos para as crianças. Na cozinha, é necessário lembrar de sempre deixar os cabos das panelas virados para o lado de dentro, evitando assim que a criança pegue ou esbarre e derrame o conteúdo sobre si. Também deve-se sempre desligar o gás ao terminar de cozinhar e jamais tentar cozinhar enquanto se está com uma criança no colo.
Na geladeira, guarde as frutas e os alimentos infantis na parte de baixo, para que seja de fácil acesso para a criança caso seja permitido que ela manuseie o eletrodoméstico. Potes de vidros, assim como os produtos de limpeza citados, devem ser guardados em locais fora do alcance e visão dos pequenos, preferencialmente em armários com travas e em locais mais altos.
Já na área de serviço, além dos produtos de limpeza, é preciso ter atenção com o ferro e a tábua de passar roupa. Eles devem ser guardados dentro de armários ou devem ser presos em suportes que a criança não consiga retirar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.
Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com