Dicas para decorar a casa criando espaços especiais para gatos

Publicado em 24 de junho de 2022

 Adaptar alguns espaços para que os bichanos se divirtam é importante para a saúde deles e previne a destruição dos seus móveis

4 dicas para decorar a casa criando espaços especiais para gatos

Apesar de muita gente achar que eles são tranquilos, já que dormem boa parte do tempo, os gatos são animais cheios de energia e precisam gastá-la para não ficarem estressados e ansiosos, fatores que, além de prejudiciais por si só, podem causar várias doenças felinas.


Quem tem um pet desses em casa sabe que é essencial providenciar alguns arranhadores para gatos. Eles precisam exercitar o instinto de afiar as unhas e, na falta de um lugar adequado para fazer isso, podem acabar estragando o seu sofá e tudo o que veem pela frente.

O que muita gente ainda não sabe é que criar ambientes especiais para os gatos também pode ser a própria estratégia de decoração. Pensadas por especialistas em comportamento felino, algumas soluções são, não apenas divertidas para eles, mas também bonitas e modernas.


A tendência tem se tornado tão popular entre os gateiros que já tem até nome: “gatificar os ambientes”. A expressão nada mais é que adaptar alguns espaços para que eles se exercitem, especialmente instalando superfícies verticais nas quais eles possam subir e se divertir.


Achou interessante, mas não sabe como fazer isso na sua casa? A lista a seguir tem algumas boas inspirações que, com certeza, vão melhorar a qualidade de vida dos seus gatinhos.

Como decorar a casa quando se tem pet em casa, neste caso gatos

Instale prateleiras e nichos na sala

Como decorar a casa quando se tem pet em casa, neste caso gatos

A maioria dos gatos gosta de espaços altos e o motivo é simples: eles se sentem mais seguros, pois, na natureza, isso os resguarda de alguns predadores. Mesmo que na sua casa não haja perigo, o instinto deles continua ativo. Por isso — e para evitar que eles subam onde não devem — instale locais para eles subirem.


Você pode colocar prateleiras, mas também nichos, formando uma espécie de escadinha para eles subirem. É possível comprar os kits prontos em lojas especializadas ou construir você mesmo esse ambiente, da maneira que combinar melhor com a sua decoração.

Como decorar a casa quando se tem pet em casa, neste caso gatos

Lembre-se de que a maioria dos gatos, mesmo os que não socializam muito, preferem ficar perto de você. Portanto, é interessante fazer isso no ambiente da casa onde você mais fica, como a sala, em cima do sofá ou naquela parede livre, por exemplo.

Invista em redes e casinhas suspensas

Alguns kits de gratificação já vêm também com redes e casinhas, espaços pensados especificamente para a hora da soneca dos gatos. Você também pode fazer as suas próprias ou comprar separadamente. Pelo menos uma para cada gato que você tem — eles são territorialistas e, a maioria, prefere não dividir os espaços.

Como decorar a casa quando se tem pet em casa, neste caso gatos

Monte um pequeno playground

Também é possível comprar arranhadores que são verdadeiros playgrounds e vale escolher um cantinho dedicado aos momentos de brincadeira. Você também pode incluir outros brinquedos no combo e uma caminha para os felinos descansarem. Há opções bonitas e com bons acabamentos, que vão agregar à sua decoração.

Como decorar a casa quando se tem pet em casa, neste caso gatos

Coloque os banheiros em lugares adequados

O lugar onde vão ficar as caixas de areia também deve ser pensado estrategicamente, lembrando que o recomendado é sempre ter um banheiro a mais que o número de gatos, ou seja, se você tem vários, terá várias caixinhas pela casa.


Se possível, prefira instalá-las em locais arejados e as mantenha sempre limpas, para não ficar aquele cheirinho desagradável. É bom também que elas fiquem em lugares de fácil acesso para os animais, mas, ao mesmo tempo, meio escondidas: para que eles tenham privacidade e para não atrapalhar a sua decoração.


Os banheiros fechados, estilo casinhas, são boas opções para quem vive em espaços pequenos e vai precisar deixar a caixinha no próprio banheiro ou num cantinho da sala. Essa solução evita também que eles derrubem areia e sujem o ambiente.


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo