Como cuidar de plantas em casa

Publicado em 25 de fevereiro de 2022

Dicas para ter um ambiente bonito e com flores e folhas bem cuidadas


Como cuidar de plantas em casa

Plantas não têm unicamente a função de decorar a casa. Elas ajudam a melhorar a qualidade do ar e, se você acredita nos princípios do feng shui, a energia dos ambientes.


De qualquer forma, cuidar delas é uma tarefa que pede atenção. Você vai precisar regar, colocar o substrato certo e escolher um local que entregue a iluminação ideal. Por isso, vale a pena procurar pelo melhor preço em itens para jardim, com o intuito de começar a cuidar de plantas em sua casa. Confira as dicas.


Como começar a cuidar de plantas em casa?


Escolha a espécie certa de plantas para casa

Nem todas as plantas vão se adaptar ao espaço disponível ou ao clima da sua cidade. Antes de levá-las para casa, opte por espécies que se encaixam nos fatores de temperatura, espaço e luminosidade. 


Para evitar os erros, vale a pena perguntar ao vendedor e tirar as dúvidas enquanto olha as espécies disponíveis. 

Como cuidar de plantas em casa


Saiba quanto tempo terá disponível para as plantas

Por mais que opte por um cacto, ele vai precisar da sua atenção. Isso significa ser necessário um tempo para o cuidado com as plantas. Rega e poda são dois exemplos importantes, além da mudança de vaso.


Você terá que reservar ao menos alguns minutos por dia. Seja para colocar um pouco de água no vaso, trocar o substrato ou verificar se a planta se adaptou bem ao local onde está.

Como cuidar de plantas em casa


Aposte em hortas ou plantas de fácil cultivo

Para começar, a dica é apostar no que é fácil e vai te exigir menos. As hortas são simples, podem ser plantadas em vasos menores, com temperos comuns ao dia a dia na cozinha.


Orégano, pimenta e salsinha são bons exemplos. Não quer uma horta? Opte por flores fáceis de cuidar, plantas com folhas e até mesmo pequenos cactos.

Como cuidar de plantas em casa


Veja também: Jardim Vertical

Regue no momento certo

Plantas precisam de rega, e a água deve ser colocada no momento certo. A primeira vez é logo após o plantio, mas depois é preciso se atentar à terra. Coloque os dedos e sinta se está seca. Se a resposta for positiva, regue.


A dica é sempre regar a raiz e nunca as folhas, pois a planta absorve a água diretamente da terra. Deixar as folhas molhadas pode contribuir para o aparecimento de doenças na planta.

Estude onde deixar as plantas

Iluminação na medida certa é do que suas plantas vão precisar. O que isso quer dizer? Você não poderá deixá-las totalmente expostas ao sol ou à sombra. É preciso encontrar um equilíbrio, respeitando as necessidades dela.


As hortinhas podem ficar perto da janela, quando são feitas em apartamento. Agora, se você optou pelo plantio no jardim, escolha um espaço que recebe sol em uma parte do dia, mas também tem sombra.

Como cuidar de plantas em casa


Tenha todos os itens de jardinagem

Como cuidar de plantas sem os itens de jardinagem? É indicado ter pelo menos o básico por perto. Isso inclui terra de qualidade, vasos, ferramentas (pás) e regador são alguns exemplos. Pedra, argila e areia também podem ser necessários. Tudo depende do tipo de planta que você decidiu cultivar.

Como cuidar de plantas em casa


Adube e pode sempre que necessário

O adubo reforça os nutrientes da terra, o que garante plantas mais saudáveis. Quanto à poda, ela deve ser feita para evitar que o vaso caia ou vire. Folhas amareladas ou com aparência frágil também podem ser retiradas dos vasos, estão fracas e darão lugar a outras mais fortes.


Um único cuidado é importante aqui: o adubo tanto em falta quanto em exagero pode ser prejudicial para a planta. Então, coloque a quantidade certa indicada para aquela espécie.



Estas são algumas dicas para começar a cuidar de plantas em casa. Como você pode ver, precisará dedicar um tempo para elas, porém, a tarefa não é difícil e promete ser relaxante.


Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️

© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

As imagens são apenas ilustrativas do artigo.
Nem sempre encontramos os verdadeiros detentores das imagens,
então se a fonte atribuída estiver errada,

por favor entre em contato para que os devidos créditos sejam acrescidos corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo