Tapete para sala

Publicado em 2 de fevereiro de 2022

Qualquer sala fica ainda mais linda, acolhedora e elegante com o tapete certo.


Como escolher certo o tapete para sua sala


Dicas para escolher o tapete para sala



Escolher o tapete da sua sala e deixa-la com aquela sensação de aconchego não é uma tarefa tão fácil como imaginamos.

São tantas informações que precisam ser analisadas e levadas em consideração antes de comprar um tapete que pesquisas e anotações sobre tamanhos, cores, estampas, estilos, manutenção, análise do uso do cômodo que será utilizado o tapete são fundamentais para a compra perfeita.
Tapete para sala como comprar
Imagem: Unsplash

Então vamos lá!

Se você quer fazer a compra certa eu recomendo que você preste muita atenção nas próximas informações e veja como não errar na hora de escolher o tapete para sala da sua casa , porque o tapete é um item fundamental na decoração.

E a escolha errada pode arruinar toda sua decoração e deixa-la realmente não convidativa.

Não é a toa que decoradores e designers de interiores recomendam que ele seja o último elemento a ser incluído na decoração, pois é o tapete que i unificar tudo o que tem no cômodo, fazendo com que a decoração fique perfeita.

Imagem: Unsplash




Qual a função do tapete?

Um tapete faz toda a diferença na decoração de uma casa. Ele aconchega, alegra e dá boa sensação térmica ao ambiente, além de ser útil também na conservação do piso ou para esconder um piso que esteja mais desgastado ou que não lhe agrade, mas que no momento não pode ser trocado.

O tapete também protege o piso do peso dos móveis e funciona como um delimitador de ambientes.

Mas o queridinho tapete para sala nem sempre foi usado com a mesma finalidade de como conhecemos hoje, ou seja, como parte integrante da decoração.

 Na antiguidade eles eram usados para esquentar as moradias em lugares de frio rigoroso. Usados no chão e nas paredes, eles tinham a função de aquecer as pessoas no ambiente e não embelezar.

Só muito tempo depois, os tapetes passaram a ser utilizados como complementos de decoração e além de manter a função original de "aquecer" a casa dando conforto térmico, eles também começaram a ser usados para delimitar os ambientes, trazer conforto acústico, aconchego, definir um estilo de decoração e dar acabamento a decoração junto com cortinas, almofadas e objetos decorativos.



Qual o tamanho certo para o tapete da sala


Existem alguns tamanhos padrão de tapetes  que

estão disponíveis no mercado.

São eles, 1,00m x 1,50m, 1,50m x 2,00m, 2,00m x 2,50m e 2,50m x 3,00m e geralmente são os mais usados de acordo com o tamanho de cada sala, mas existem tapetes em outras medidas também se for preciso, só será necessário procurar um pouco mais, ou encontrar quem trabalhe com o material sob medida.


Quando falamos em tamanho de tapete ideal para cada sala, o principal é observar o tamanho da sala. Se você puder comprar um tapete que ocupe quase todo o cômodo de parede a parede, é só posicionar os móveis sobre ele de forma que fique o mais harmonioso possível.

Tapete para sala como saber tamanho certo

Imagem: Unsplash


Agora se não existe a possibilidade de compra com as medidas do cômodo, seja pelo amplo tamanho, pelo preço ou qualquer outro motivo que você tenha no momento, a regra de ouro na hora de escolher o tapete consiste em escolher um tamanho de tapete maior que a medida do sofá e deixa-lo  nesta linha, ou seja, o lado maior do tapete sempre paralelo ao sofá com pelo menos 15cm a 30cm de sobra para que fique embaixo do mobiliário, pois assim é fácil encaixar os demais móveis da sala dentro da regrinha acima. 

Tamanho de tapetes e disposição dos móveis sobre ele


Como escolher as melhores cores e estampas para o tapete da sala


Tapetes com estampas modernas, geométricas, persas, florais, felpudos vão cair bem dependendo do estilo que você procura na sua decoração.

Muitas pessoas optam por tapetes lisos por não saberem combinar e unir todas as estampas, tramas e texturas do ambiente, mas com esta dica que vou te dar, você consegue definir o estilo da sua decoração e pode arriscar no uso de tapetes coloridos , estampados, listrados, geométricos sem errar.


Use a cor do seu estofado e de alguns objetos que queira destacar e encontre essas cores no seu novo tapete. Não tem erro!


Como escolher o tapete certo para sua sala

Imagem: Unsplash




Como definir o estilo da sua decoração pelo tapete


Você não precisa seguir um estilo de décor único, mas conhecer suas reais preferências funcionará como guia na hora de decorar e definir o que você realmente gosta.

Todos os tapetes lisos e de cores neutras são bem mais fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração, não temos dúvidas sobre isso, mas se você pretende usar cores vivas ou estampas no seu tapete, é necessário que o piso e móveis que compõem a decoração da sua sala sejam neutros tanto em cores, quanto em design porque o excesso de informações pode trazer um resultado muito diferente daquele que você espera.

Se sua base é neutra, você consegue definir o estilo de forma bem fácil.
Por exemplo, se você quer um ar mais moderno, aposte em tapetes geométricos, se você quer ficar com o estilo clássico e contemporâneo, estampas típicas de tapetes persas ou belgas funcionam bem.
Se você gosta do ar mais romântico, pode apostar no tapete floral.

Como escolher tapete para sala

Imagem: Unsplash


Usar um tapete na decoração da sua casa é uma forma fácil de trazer conforto para a sua sala. Sem contar que, a qualquer momento, a troca de peças pode trazer um novo visual ao ambiente.

Eles são versáteis e têm uma grande variação de  preço para atender todos os bolsos e  todos os estilos.

A primeira coisa que você deve considerar é a cor do piso da sala. Outro ponto importante são seus objetivos em relação a essa peça. Será destaque ou apenas decoração de apoio?

Além disso, o tamanho do tapete também é muito importante na hora de escolher, não pode ser muito pequeno, e não pode ultrapassar a “divisão” do cômodo.

Não faz sentido pagar caro por um tapete delicado e sofisticado se ele for colocado em um ambiente de alto tráfego. Certamente não durará por muito tempo.

Quando escolhidos corretamente, os tapetes podem transformar o visual de uma casa, trazendo alegria e muito mais conforto para um ambiente. Vale ressaltar que, a menos que você tenha um tapete especial, a escolha deve ficar para o final, para que você possa fazer as combinações necessárias com móveis e outros itens decorativos


Enfim, se você procura uma mudança significativa na sua sala, eu indico que você invista no tapete dos seus sonhos. Com a cor, estampa e material que se adequam ao seu bolso e ao seu estilo.

Siga as dicas que compartilhamos  acima que são fáceis e que farão toda a diferença na hora de escolher o melhor tapete para sua sala.



Imagem: Unsplash


Como escolher o tapete certo para sua sala

Imagem: Unsplash



Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Curta a página do ReD no Facebook

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️

© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.

As imagens são apenas ilustrativas do artigo.
Nem sempre encontramos os verdadeiros detentores das imagens,
então se a fonte atribuída estiver errada,

por favor entre em contato para que os devidos créditos sejam acrescidos corretamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo