Limpeza da casa com vinagre

Publicado em 1 de março de 2018

Que o vinagre é um ótimo tempero todo mundo sabe, mas você sabia que ele também pode ser um ótimo produto de limpeza?
Com alta concentração de ácido acético Ele tem ação antibacteriana, serve ainda como um poderoso desinfetante e neutralizante de odores, e ainda pode ser usado no lugar do amaciante de roupas.

Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã.

Reunimos as melhores dicas de como fazer a limpeza da casa com vinagre


Acabar com mofo
Remova aquele odor desagradável do armário limpando-o com um pano embebido na mistura de 3 litros de água quente com 2 colheres de sopa de vinagre branco.

Vidros
Use um pano macio para retirar o pó do vidro. Misture três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna. Umedeça um pano macio na mistura e torça muito bem antes de passar no vidro. Seque com outro pano e para finalizar, utilize jornal amassado. 


Veja também: Dicas de limpeza


Espelhos 
Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco. 

Azulejos 
O vinagre remove o mofo do rejunte dos azulejos. É só aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha, deixar agir por duas horas e lavar a superfície com água e sabão. 

Acabar com o amarelado de aparelhos eletrônicos
É comum as partes plásticas dos aparelhos eletrônicos ficarem amarelados com o tempo. Para deixá-los como novos, é só passar um pano umedecido em vinagre. Se o amarelado persistir, prepare uma pasta de bicarbonato de sódio e água, deixe agir por 10 minutos e depois esfregue com uma esponja.

Paredes 
Faça uma solução usando vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio até que a sujeira desapareça. 




Tapetes 
Acabe com as manchas em tapetes usando água morna com vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais viva. 

Copos e taças 
Para deixar copos e taças de vidro brilhando, lave bem com sabão ou detergente neutro e enxague com bastante água. Depois, deixe de molho numa bacia com água quente e duas colheres de sopa de vinagre branco. 

Fogão 
Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida deixando um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha.

Limpar panelas
Basta polvilhar sal na superfície, borrifar vinagre e esfregar com o lado áspero da esponja de lavar louças. Parece mágica




Substitua o amaciante por vinagre
Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada cinco quilos de roupas. 

Higienizar máquina de lavar
Depois de lavar toda aquela pilha de roupas, é hora de higienizar a máquina. Programe um ciclo completo com a água no nível máximo misturado com 200 ml de vinagre.
Além de ecologicamente correto, o vinagre é um produto barato.
Se o cheiro te preocupa, fique tranquilo, ele logo sai.


Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar!
 Inspiração, dicas sustentáveis e boas ideias é o que não faltam aqui. 

 Um beijo

5 comentários:

  1. Olá Fabiana! Ótimas dicas. Algumas já conferi e realmente dão certo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro utilizar vinagre, tanto que comecei a comprar o galão com 5 litros...hehehe
    Tenho duas cachorrinhas e ele me ajuda muito a desodorizar e desinfetar os tapetes e roupas, inclusive as roupas de cama delas.
    Adorei suas dicas Fabiana!
    Beijo.
    Um beijinho especial na Luna 💗

    ResponderExcluir
  3. Uso vinagre branco como amaciante de toalhas e não troco por nada. Elas ficam muito macias.

    ResponderExcluir
  4. Também sou fã de usar vinagre na limpeza, resulta mesmo :D

    ResponderExcluir
  5. Eu sinceramente não sabia dessas dicas, ao dar uma procurada pela internet, conheci o seu site, e ADOREI AS DICAS. Realmente ajudaram e muito. Passando aqui apenas para agradecer. Excelente trabalho. Beijoss.

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo