Como adaptar sua casa para idosos de forma simples

Publicado em 18 de janeiro de 2023

Atitudes pequenas podem diminuir em até 40% o risco de acidentes domésticos

Como adaptar sua casa para idosos de forma simples


A terceira idade chega para a maioria das pessoas, e isso não é uma coisa ruim, é sinônimo de que tivemos uma longa vida, com muitas histórias e experiências. Contudo, ao nos tornarmos idosos, precisamos nos adaptar a várias coisas, inclusive dentro de casa. Ações simples, como escolher o modelo de cama certo ou investir em um ar condicionado portátil, já são grandes avanços.

Aumento do número de idosos nos últimos anos

As pessoas mais velhas estão cada vez mais presentes na sociedade. O envelhecimento populacional já era um fenômeno visto em outros países, como os europeus, mas já está chegando em solo brasileiro.


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos residentes no país aumentou mais de 39% nos últimos nove anos. Isso quer dizer que quase 15% da população brasileira tem mais de 60 anos.  A expectativa é que esse número cresça ainda mais. As projeções indicam que, até 2060, três a cada dez brasileiros estarão na terceira idade.


Grande parte desse aumento vem do desenvolvimento da medicina e da melhora dos hábitos saudáveis da população. De acordo com o gerente de estimativas e projeções de população do IBGE, Márcio Minamiguchi, “Aqueles idosos que hoje em dia chegam a idades mais avançadas, certamente, vão ter um tempo de vida maior e mais saudável em comparação com o passado. Ser idoso agora é bem diferente do que há algumas décadas.”

A importância da adaptação dos ambientes para os idosos

Além da medicina e da melhoria dos hábitos, a adaptação dos ambientes em que os idoso vivem também faz muita diferença. Ter espaços pensados para as necessidades dos mais velhos é fundamental para garantir a qualidade de vida deles e evitar acidentes.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas dos idosos acontecem dentro de casa. Além disso, pesquisas já revelam que ambientes planejados e adaptados podem diminuir até 40% dos riscos de acidentes domésticos na terceira idade.


É importante lembrar que as alterações e adaptações na casa dependem da idade da pessoa e do nível de mobilidade dela. Por isso, tudo deve ser pensado e avaliado com especialistas do ramo, para garantir que o cuidado seja efetivo e positivo.

Adaptando a casa para os idosos

Confira algumas adaptações simples, que já fazem uma grande diferença na vida dos idosos.


No quarto

  • Colocar o adaptador perto ou ao lado da cama é fundamental para que a pessoa não precise andar no escuro, evitando acidentes.

  • A altura da cama também precisa ser pensada. Ela deve ter por volta dos 50 cm e o idoso deve conseguir colocar os pés no chão ainda sentado.

  • O chão deve ser de piso antiderrapante, evitando o uso de tapetes ou de materiais que possam ser escorregadios.

  • Os armários devem ser mais baixos e com portas e gavetas leves, para facilitar o manuseio.


No banheiro

  • Os interruptores devem ficar logo na entrada, para iluminar o cômodo antes do idoso entrar.

  • Evite pisos que escorreguem.

  • Instale barras de apoio no box e perto do vaso sanitário. Lembre-se de testar a altura, para que a pessoa se sinta confortável ao utilizá-la.

  • Se possível, deixe um banquinho bem firme no local para que o idoso consiga se sentar para trocar de roupa.

  • Caso a pessoa tenha problemas de mobilidade ou falta de memória, deixe o banheiro sem tranca ou instale uma porta que abra por fora, caso necessário.


Na cozinha

  • Mantenha pisos antiderrapantes e evite usar panos no chão e tapetes.

  • Instale uma boa iluminação e barras de segurança ou corrimão. 

  • Evite objetos e móveis que atrapalhem a circulação, como uma mesa de jantar no meio do cômodo. Opte por deixar o caminho sempre livre.



Compartilhe em suas redes sociais e ajude o ReD a continuar produzindo conteúdo de qualidade para te inspirar. 

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato Reciclar e Decorar!
Inspiração é o que não falta aqui .

Veja mais inspirações no nosso Pinterest e no nosso Instagram

Um beijo 
♥️


© Todos os direitos de imagens são reservados aos responsáveis das criações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar.

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.

Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com



Topo