O charme dos móveis Vintage e Retrô: estilo que nunca saiu de moda

30 de janeiro de 2015

(*) por Melissa Schmidt 

Sempre fui fã do estilo vintage e valorizei as peças antigas. Além de ter o charme dos anos que já se passaram eles também são resistentes, da época em que os móveis eram feitos de madeira maciça para atravessar gerações. E duraram! As peças fazem tanto sucesso hoje em dia: carregam história, possuem um designer charmoso, são estilosos e combinam com um ambiente moderno, dando o toque de requinte que falta. Eu reciclo tudo que posso, garimpo na casa dos parentes e amigos, carrego tudo que eles queiram em dar, e quando não acho algo original recorro ao mercado de móveis vintage/retrô.

 Existem poucas lojas especializadas em produtos vintage, pois é difícil de achar peças originais para restaurar e comercializar. Uma que conheço bem é a Estúdio Glória. Mas tem também as lojas de antiguidades (geralmente caríssimas) e as feiras de rua (tem preços mais populares), geralmente localizadas em capitais e grandes centros urbanos.

Como o interesse do brasileiro pelo estilo vintage cresceu muito nos últimos anos, o mercado de móveis viu aí uma oportunidade, se adaptou e convenceu os fabricantes a criarem móveis retrô (imitações do vintage, mas peças novas), facilmente encontradas nas lojas populares e online como Casas Bahia, Lojas Americanas, Ponto Frio, Walmart, etc. Ainda é um setor discreto mas em crescente ascensão e uma excelente oportunidade para quem não pode pagar pelos originais, mas quer ter algo retrô na sua decoração. É o céu para todos!

As lojas especializadas em decoração retrô também cresceram, principalmente as online, para atender o público que mora longe dos grandes centros. A Decoram Gram é uma delas e vende exclusivamente móveis retrô de ótima procedência. A loja online Desmobilia também é outra empresa bacana, e tem muitos produtos disponíveis, junto com a Dactylo, que não vende exclusivamente o estilo, mas é uma loja de móveis de madeira que resolveu incorporar o setor retrô.
Quem se interessa pelo estilo pode apostar nas peças vendidas nas lojas online mais populares ou até mesmo nas especializadas, dependerá do quando quer gastar, afinal há peças retrô assinadas por designers o que encarece o produto. Separamos abaixo algumas dicas e endereços para você navegar e, quem sabe, comprar o seu tão desejado móvel retrô.
Fontes: 1. Na sala, um pequeno charme com a Adega retrô Phorman na cor amarela, encontrada nas lojas KD, por $364,00 reais.  É pequeno mas chama atenção. // 2. Que tal unir retrô + utilidade no quarto com um Frigobar Brastemp em vermelho? Nada de levantar no meio da noite. Esse frigobar é das Lojas Americanas por $900,00 reais, mas tem marcas mais baratas. // 3.E a poltrona Patchwork Retalhos Pés, da loja Dactylo? Design diferenciado e pés palito na madeira de Eucalipto cor castanho, sem contar a técnica do Patchwork que lembra bastante aquela colcha de retalhos da vovó. Aqui por $862,00 reais. // 4.Detalhe da loja de móveis vintage e retrô Estúdio Glória, de SP. Visita certa para quem viaja até sampa.


Foto2

Fontes: 1. Rosa, feminino e retrô, as meninas adoram (está super em alta na decor dos quartos das jovens), as cômodas, aqui com 3 Gavetas e Laqueada. Perfeita! Você encontra facilmente outros modelos nas Lojas Americanas, que também oferece promoções frequentes e cupons de desconto, além de parcelar em até 10x. Valor dessa lindeza? $1.300 reais e disponível em outras cores. // 2. Banco Tira, da loja Desmobilia, por $790,00 reais. Loja bem conhecida do movimento decor e retrô. Vale clicar e ver as novidades. // 3. Quem também tem muita experiência com penteadeiras restauradas é o pessoal do Lá na Ladeira! A loja restaura e produz. Aqui a Cômoda Sofie é feita sob medida e você pode escolher a cor e a quantidade de gavetas. Valor: $1.570 reais. Confere lá para ver as condições! // 4. Para fechar as dicas um Balcão retrô da Decoragram, para a sala de jantar ou estar, no valor de $760,00 reais.

Anotações: *Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. É qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade. // *Retrô é considerado uma imitação de estilo antigo, só que a peça é nova. Todas as peças novas que imitem alguma era anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até os utilitários, caixas decorativas, móveis, etc.

É isso aí gente. Se puder recicle as peças antigas de família, restaure e aproveite a durabilidade e o charme dos anos. Mas, se não puder aposte nas peças retrô que o mercado oferece. Espero que tenham gostado e até a próxima. 

(*) Mell Schmidt 
Formada em jornalismo e pós graduada em Marketing Empresarial.

Além do seu trabalho na área  escreve para blogs e sites sobre decoração e outros assuntos. 
Conheça seu blog.




Quer colaborar com o Reciclar e Decorar
Envie um e-mail para reciclaredecorar.blog@gmail.com com o assunto : COLABORAR 
Conte um pouco sobre você. Inclua seus links ( blog, facebook, twitter, pinterest, etc) se tiver, junto com um texto com fotos de excelente qualidade sobre o os assuntos abordados no ReD.
Será um prazer te receber por aqui.

Um beijo e bom final de semana
LEIA MAIS

Casa com frescor para dias de calor!

29 de janeiro de 2015

Olá! O título até rimou: Casa com frescor para dias de calor!

O calor está intenso e o desejo é manter os ambientes onde ficamos o mais fresco possível!
Evitar o uso excessivo de aparelhos elétricos é um método inteligente de economizar no bolso e preservar um pouco a saúde.

Utilizar a natureza como aliada para refrescar nossa casa  pode ser uma boa saída.
Sugiro algumas dicas para ajudar a deixar a casa mais fresquinha e os moradores com desejo de estar em casa.
  • Cortinas prefira cortinas com tecido de voile ou tecidos naturais com as tramas mais espaçadas; Para persianas alguns modelos possuem tela solar o que bloqueia a passagem dos raios mais quentes do sol;
  • Almofadas e estofados  -  Use e abuse de tecidos mais leves e naturais como o algodão, a sarja e a seda;
  • Tapetes - Prefira os modelos com pelagem mais curta;
  • Lençóis e fronhas – Os fios mais naturais permitem uma melhor sensação de frescor no contato com a pele;
  • Iluminação -  Quanto mais natural melhor, espere realmente escurecer para acender às luzes;
  • Plantas - Auxiliam no processo de frescor do ambiente, quando maior o porte da planta e as dimensões do vaso, maior zona de frescor.
  • Ambientes em geral - Nos períodos mais frescos do dia (primeiras horas do dia e da noite) mantenha as janelas abertas, refrescando o interior do cômodo.


Observando os pequenos detalhes e pequenos, seu bem estar será melhor durante as altas temperaturas. 


LEIA MAIS

Cansada das paredes sem graça? – Decore sua sala com adesivos!

27 de janeiro de 2015

Quem não gosta de redecorar a casa? 
É uma delícia deixar o ambiente com nossa cara, seguindo estilos interessantes e agregando novas tendências e valores aos cômodos.
A sala é, em geral, o espaço da casa com maior movimento. As famílias se reúnem, as visitas são recebidas e as refeições são feitas nela. O centro de uma casa é definitivamente percebido neste aposento.
Quem adora novidade mal pode esperar para re-pintar as paredes, trocar uma mesa de lugar ou comprar um sofá novo. 
Entretanto, nem sempre essas mudanças são possíveis e nada é mais chato do que ver a sala com a mesma “cara” todos os dias.
Uma solução, rápida, barata e muito interessante de decoração é o uso dos adesivos de parede. Além de bonitos, eles dão um up no visual da sua casa sem precisar de um alto investimento. Uma opção perfeita para quem quer renovar.
A variedade é o ponto chave. 
Para todos os bolsos, gostos e estilos. Desde os mais românticos, até os mais descolados. Há adesivos para todos e não faltam modelos que podem te agradar.

Os temas dão o ar do ambiente. Se você quer uma sala mais moderna, com um aspecto mais jovem, pode encontrar o adesivo certo. Porém, se prefere um espaço mais intimista, vai encontrar também. 
O segredo é procurar.
A dica da vez fica por conta da loja Mega Impresso. Acessando o seu site você pode ver o catálogo com os exemplares e imaginar qual ficaria melhor na parede da sua sala. 
Aposto que será uma experiência que você vai gostar!
A aplicação é fácil e prática. Você pode escolher um modelo e já ficar de olho no próximo. 
Vale até expandir para os quartos, banheiros, cozinha... sua casa vai ficar cheia de estilo e com muita personalidade.

Um beijo e boa semana
LEIA MAIS

Como decorar a casa gastando pouco

23 de janeiro de 2015

Com boas ideias e muita criatividade ou com utensílios que muitas vezes seriam jogados fora podemos mudar a casa e transforma-los em lindos objetos de decoração.
Não é preciso gastar demais e decorar pode sair mais em conta do que você imagina. 
É só organizar as ideias, fazer uma boa pesquisa e um bom planejamento sobre o que você quer mudar.
Muitas vezes arrumar tudo o que você já tem de um modo mais harmônico resolve todo o problema.
Não tenha medo de testar novas posições para os quadros, para os móveis, para os objetos.
Uma simples mudança pode te surpreender.


Aqui vão algumas dicas para você decorar sua casa gastando pouco.

Mãos a obra e viva a casa nova!

1- Quadros são caros. Mas não se você fizer os seus próprios.


Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco
Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco

2- Cole adesivos coloridos nas paredes para dar uma realçada nos ambientes. 
Azulejos adesivos para cozinha ou no banheiro são muito práticos de serem instalados e o resultado surpreende.

3-Tem habilidade com tintas e pincéis?
Que tal fazer um trabalho de estêncil que pode deixar aquele cômodo ou cantinho sem graça num espetáculo ?

Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco

4- Recicle objetos que seriam jogados fora.


Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco
Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco
Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco
Veja mais em Recicle e Decore

5-Faça um sofá com pallets.
Depois é só comprar ou mandar fazer estofados para cobrir e deixar confortável. O ambiente ficará lindo  e o gasto é mínimo. 

Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco



Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco

7-Uma dica bem comum, mas sempre vale a pena ser relembrada: para dar um novo ar na sala, troque a capa das almofadas, um item barato e que certamente fará a diferença imediatamente. Novas almofadas vão dar cara nova ao seu sofá. E você pode costurar as suas próprias para baratear a nova empreitada de decorar a casa gastando pouco
Olha o mesmo sofá com almofadas diferentes, quanta diferença!Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando poucoDecorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando poucoDecorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco

8-Ainda na onda de pallets, que tal uma mesinha?
Decorar mais por menos,Como decorar gastando pouco, decorar com criatividade, decorar com reciclagem, decorar com pouca grana, faça você mesmo, decorar a casa gastando pouco

Existem muitas outras coisas que podemos fazer para decorar nossa casa gastando pouco. 
Em breve trago mais algumas ideias.

Um beijo
LEIA MAIS

Aromatizador de ambiente caseiro - Difusor com varetas

21 de janeiro de 2015

O olfato é capaz de captar uma infinidade de odores, que também é capaz de nos transmitir sensações e entrar num ambiente e sentir sempre aquele cheirinho gostoso é bom. Passa a sensação de cuidado, de casa limpa, de organização, conforto e aconchego.
imagem
"Um simples aspirar e basta — qualquer cheiro é suficiente para despertar fome, provocar atração ou repulsa, trazer de volta cenas do passado. Cheirar é se emocionar sempre."
 (Revista Super Interessante)
O que você talvez não saiba é que pode ser muito fácil manter sua casa sempre perfumada.
Para isso podemos usar aromatizadores de ambientes que podem ser comprados prontos, ou você  mesmo pode fazer o seu aromatizador de ambiente caseiro.
Existem vários tipos de aromatizadores caseiros, mas o que eu mais gosto e uso em casa é o
difusor com varetas.
Você vai precisar de:

1 frasco de vidro de 200ml
- 100ml de água destilada
- 100ml de álcool de cereal
- 30 gotas de óleo essencial de sua preferência - eu gosto de lavanda e de cravo
- Varetas de madeira (tipo palitos de espetinho)

Com o material em mãos:
1. Coloque o álcool de cereal no vidro e acrescente o óleo essencial.
2. Por último, coloque a água destilada.
3. Feche o vidro e misture com suavidade.
4. Deixe por três dias descansando e depois abra o frasco, colocando as varetas para umidificar.
5. Vire as varetas sempre que houver necessidade de aromatizar o ambiente.

Sua casa vai ficar super perfumada, pode apostar!

Um beijo
LEIA MAIS

Cores para decoração em 2015

19 de janeiro de 2015

Todos os anos, as empresas de tintas realizam estudos de tendências para eleger a cor do ano seguinte e os tons que serão mais usados na decoração.

"Quando o fim do ano chega, as empresas de tintas sempre têm novidades. É nessa época que elas costumam reunir jornalistas para apresentar as tendências e a cor eleita como o tom que definirá o clima e o humor do ano seguinte. As pesquisas são sempre interessantíssimas e completamente subjetivas: as empresas nunca escolhem os mesmos tons que as concorrentes. Nem mesmo tons parecidos. 

A empresa Akzo Nobel, que é dona da marca Coral no Brasil, é sempre a primeira lançar seu catálogo de tendências globais criados a partir de estudos feitos por pesquisadores do mundo todo. Chamado de Colour Futures, o estudo apostou no tom laranja acobreado para 2015 apelidado de Sombra de Cedro. 



Já o Comitê Brasileiro de Cores, que lança a cartela Cecal todos os anos em parceria com a Eucatex, escolheu o Fúcsia como tendência brasileira.  Uma cor feminina e forte, que mistura a tranquilidade do azul e a vibração do vermelho. Pode ser usado junto com outros tons como o grafite, para os mais discretos, ou o turquesa, para os mais ousados.




Coral Reef é a tonalidade eleita pela Sherwin-Williams como a cor do ano. 

É uma cor dinâmica, nem muito rosa, nem laranja, nem muito vermelha. Pense em uma mistura perfeita entre essas cores. É uma tonalidade viva e alegre, que remete ao entusiasmo e à esperança. 




Suvinil, que também faz pesquisas focadas no país, foi na direção oposta a do Comitê Brasileiro de Cores e elegeu o Índigo Blue como a cor de 2015. 






Já a Lukscolor seguiu quase a mesma linha da Suvinil (uma raridadade), mas optou por um azul mais claro, o azul Vésper. 

imagens: Mulher Uol, Domino


Já a Pantone elegeu para 2015 uma cor chamada Marsala, um tom de vinho com fundo mais marrom.

E que pode ser combinada com uma gama bem legal de cores.





Agora que você já conheceu as 6 cores tendências para a decoração 2015, qual a cor que você mais gostou?

Um beijo e boa semana
LEIA MAIS