Para viver com mais delicadeza

Publicado em 8 de agosto de 2014

Vivemos numa correria danada e sem tempo para nada? 
Janeiro, fevereiro...maio...agosto e lá se foi mais de meio ano e o tempo continua nos atropelando, ou será a gente atropelando o tempo?
Depende de como você usa o seu tempo, a resposta é simples.
Hoje,  já consigo tirar um tempo da rotina exaustiva e por exemplo consigo colocar a leitura em dia.
Coisa simples, mas que antes ficava acumulada.
E é na leitura, procurando informações, pesquisando que sempre aprendo um pouco mais, seja nos livros, nas revistas ou simplesmente nos textos e poesias que vejo  na internet. 
Tenho usado esta última ferramenta de forma consciente.
E foi assim, de forma consciente que li algumas coisas sobre os movimentos "Slow".
Slow = Devagar
São movimetos que propõem desacelerar a rotina.
 Os adeptos buscam uma vida calma em que seja possível desfrutar integralmente cada momento.
A onda slow teve início com o slow food na Itália, em 1986. O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto os produtores.
 Já o Slow Living significa viver com calma.
É para quem acredita que a desaceleração seja o primeiro passo para uma vida melhor, superando as dificuldades e os estados de incerteza, encontrando novas soluções.
A prática do Slow Living é para quem acredita num estilo  com mais qualidade de vida que nos permite menos cobranças com mais produtividade. Respeito com o tempo reservado ao descanso, ao trabalho, à família e, sobretudo a nós mesmos. 
  
 
Foi assim que decidi ter mais tempo para viver com mais delicadezas ao meu redor.
Resolvi desacelerar, ser mais delicada comigo e com os outros, ser mais gentil e menos impaciente, ser menos estressada e menos ansiosa .
Resolvi levar os relacionamentos com leveza e simplificar a vida ficando mais atenta ao  consumo desnecessário.
Então hoje eu me permito cozinhar mais saudável e de forma prazerosa tornando a alimentação da família bem diversificada e rica, me permito assistir uma das minhas séries favoritas no meu da tarde sem neuras, me permito um bate-papo com as amigas no final do dia, me permito viver de forma leve graças a minha organização. Me permito sair da rotina e viver de forma mais simples.
 
 
Essa mudança não é fácil, a oferta infinita de informação oferecida pela  internet e pelas redes sociais nos leva a consumir mais do que o necessário, pois as informações nunca acabam. E para uma cabeça que nunca desliga como a minha (esse ainda é um grande problema a ser resolvido chamado insônia) a solução foi  diminuir radicalmente o tempo na internet e, especialmente nas redes sociais. 
imagens Joyce Diehl

Assim a gente abre espaço para o que realmente importa: família, amigos, leituras e atividades prazerosas que antes ficavam limitadas como escrever para o meu queridinho blog que sofreu modificações sutis, mas de efeito pelas mãos da fada Elaine Gaspareto pra se adequar a este meu novo momento.

Criar conteúdo com qualidade  é um trabalho que despende de muito tempo e dedicação, e é nisso que voltei a focar.

Tenho feito todas essas coisas nos últimos 2 meses e te garanto que ganhei o mais importante: qualidade de vida, foco e determinação.
Experimente mudar um pouquinho sua rotina...
Você vai se surpreender.

Gostou do blog e não quer perder as novidades?
Me adiciona no Google+
Siga pelo Facebook ou por e-mail no box ali do lado 
é só subir um pouquinho a página .
Você digita seu e-mail e confirma o recebimento do feed no e-mail cadastrado.

Um beijo e bom final de semana

12 comentários:

  1. Oi bom doa adorei teu papo estou precisando desacelerar e estou conseguindoad demanda tempo e disciplina mas vou conseguir beijos Eliane Lima

    ResponderExcluir
  2. Ai, como eu gostaria de desacelerar... mas, não consigo... o trabalho me cobra, a família me cobra, as atividades de casa me cobram... Tem dias que tenho que contar até mil pra não gritar... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Isso lindona...
    Faz bem.
    Eu desacelerei por conta da doença....e essa é a parte boa nessa conta..rs
    Beijos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Slow blog tbm :-)
    Adorei a postagem, talvez por ter me identificado com ela. Ando destralhando a casa e a alma...tem sido muito bom. A última foi uma "pegadinha" da Vida: meu celular quebrou; que fiz? Estou vivendo sem ele há dois dias. Já poderia escrever um livro sobre isso, mas vou tenar um mês e daí vou blogando a respeito, quando sentir vontade. Slow...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fabiana mudar a rotina do dia a dia por uma vida mais calma com harmonia e paz é uma benção de Deus. Desejo um maravilhoso e lindo final de semana para você e sua família. Bjs. Célia.



    ResponderExcluir
  6. Também tenho me esforçado para ser mais simples, Fabi. Como diria o Fernando Pessoa, isso exige uma "aprendizagem de desaprender". Então... estou desaprendendo uma série de coisas para aprender outras. Mas a minha qualidade de vida já melhorou muito.
    Salvei a foto do bolo com as peras no meio. Hummm... tenho que tentar algo assim. Imaginei o sabor da fruta misturado à canela. Deve ficar muito bom!
    Ótimo domingo pra vc e sua família!

    ResponderExcluir
  7. Seu site é muito lindo! Parabéns!
    Amo decoração e reciclar deve fazer parte do nosso dia a dia.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fabiana!
    Muito importante esse olhar para os dias de forma mais prazerosa. Com correria, perdemos muito pelo caminho e perdemos o foco, o sentido do que realmente precisamos. Usar a internet de forma parcimoniosa é o meu lema desde que adotei o "Slow Blog". A vida para ser vivida de forma integral, precisa ser pensada.
    O blogue ficou melhor ainda!!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Amiga,

    Estou tentando entrar neste ritmo de vida mais calmo, mas não tenho conseguido... Muito mais atividades do que eu pretendia desempenhar. gostaria muito de poder fazer nascer na consciência das pessoas que convivem comigo que eu não sou uma máquina. Eu sei que não sou e que não tenho obrigação de servir aos outros como máquina. Mas, é preciso travar uma batalha tão desgastante para que todos despertem que tenho continuado com o ritmo forte... até quando? Nem sei... Tenho entregado todas as coisas nas mãos de Deus e pedido que Ele me auxilie, pois tem dias que eu acho que não vou conseguir sobreviver...
    De qualquer forma, louvo o seu esforço e seu sucesso nesse ganho de qualidade. Parabéns!
    Abraços.
    Drica.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo post, Fabiana!

    E como é bom dar-se de presente desacelerar e viver as coisas mais importantes! Lindo! bjs, tudo de bom,chica ( Como boa gulosa ,fiquei de olho nesse bolo, com a pera inteira dentro...)

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabiana, olha que coisa, ainda não tinha visto este post seu, justamente pela correria da vida, mas desacelerei um pouco em alguns aspectos, se numa semana eu to a fim de ler um livro eu deixo um pouco o artesanato de lado e as vezes até uma faxina mais pesada, pois antes eu queria fazer tudo ao mesmo tempo, e as as coisas não saem bem feitas, eu me frusto etc etc e tal, tudo o que eu mais queria nesta vida era reduzir minha jornada de trabalho, justamente para ter mais tempo ao descanso, achei que poderia fazer isso logo, mais o destino as vezes nos pregam peças, que só saberei se foram boas ruins ou neutras mais pra frente, temos que nos arriscar e as vezes fazermos um pouco de sacrifício, para conseguirmos o que queremos mais na frente, continuarei trabalhando 10 horas por dia e fora o trânsito, mas pretendo delegar funções, para que o tempo que eu tiver com minha família seja mais proveitoso em prol da nossa convivência e eu possa tb ter momentos a sós, para me cuidar ou fazer algo que goste como ler por exemplo.

    bjs


    Gélia

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você! Tenho tentado "desacelerar" A família e o coração agradecem!
    Super beijo

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo