Depois da tempestade os dias são azuis - Reciclar e Decorar - Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanato

Depois da tempestade os dias são azuis

em 28 de fevereiro de 2012

"Problemas, todos nós temos. Dificuldades, todos nós vamos passar… Sonhos não realizados irão fazer parte de nossa vida! O medo vai nos acompanhar lado a lado... Mas o bom é passar por tudo isso e no fim dar uma boa gargalhada!"- Chico Anysio

33 DICAS PARA RESOLVER PROBLEMAS: 

1. ESCREVA

Escrever é uma ótima maneira de desabafar e colocar os pensamentos em ordem. Fazer isso é muito simples, já que você pode escrever no computador, em um diário ou caderno comum.
imagem: Shutterstock

2. LEIA

A leitura pode ser sobre assuntos relacionados ao seu problema ou sobre coisas aleatórias que podem ajudar você a espairecer. Além de distrair, podem também auxiliá-lo para encontrar novas soluções e pensar a partir de diferentes pontos de vista.
imagem: Shutterstock

3. PEÇA AJUDA

Conversar com pessoas de sua confiança, da família ou amigos é uma maneira de desabafar e encontrar uma alternativa. Essa pessoa pode ter passado pela mesma situação que você e oferecer experiência para ajudá-lo.
imagem: Shutterstock

4. CONVERSE CONSIGO MESMO

Se não quiser conversar com ninguém sobre o assunto, não deixe de falar. Você pode conversar consigo mesmo, seja em voz alta ou nos pensamentos. É importante que você coloque para fora aquilo que o preocupa.
imagem: Shutterstock

5. SE ISOLE

Vá viajar ou caminhar. Escolha o lugar certo para que possa meditar e refletir sobre a situação. Isolar-se dos outros pode ser uma solução quando você precisa pensar melhor.
imagem: Shutterstock

6. MEDITE

Em isolamento ou no contato com outras pessoas, é importante que você medite. Feche os olhos, foque-se em sua respiração até que você consiga tirar todas as distrações da mente.


7. USE SUA INTUIÇÃO

Depois de refletir e ponderar sobre todas as possibilidades, você poderá confiar em sua intuição para tomar a decisão certa.


8. FAÇA UM TESTE

Se você está em dúvida sobre determinada decisão, faça o teste da moeda. Cada lado, cara e coroa, representa uma decisão. Jogue a moeda e fique atento para sua reação. Ela irá mostrar qual é seu verdadeiro sentimento sobre aquele assunto.
imagem: Shutterstock

9. ORGANIZE AS INFORMAÇÕES

Separe todas as informações relevantes que possui sobre o problema e organize-as para que consiga entender melhor a situação.


10. FAÇA UM DIAGRAMA

Você pode fazer um diagrama de seu problema, de forma que consiga visualizar melhor todas as áreas de sua vida e a extensão do problema para você. Dessa forma é possível evitar que a dificuldade seja exagerada em sua mente e não seja resolvida de maneira prática.


11. PROCURE A TERCEIRA OPÇÃO

Se você se encontra preso entre duas opções ruins, que não gosta, tente achar uma terceira, que pode trazer mais motivação e realização para o problema.
imagem: Shutterstock

12. PEÇA POR AVALIAÇÃO

Peça que seus amigos ou colegas façam avaliações da situação ou de suas decisões para que você consiga melhorar aquilo que faça e veja pontos de vista diferentes.


13. LISTE IDEIAS

Sem compromisso e critério de seleção, escreva livremente várias ideias para resolver o problema. Isso pode ajudar você a chegar a alguma solução inovadora e inesperada.
imagem: Shutterstock

14. JUNTE-SE COM OUTRAS PESSOAS

Você pode listas estas ideias sozinho ou fazer um brainstorm com mais pessoas para resolver o problema juntos.
imagem: Shutterstock

15. SELECIONE

Depois de separar as ideias e soluções imaginadas, você deve selecionar uma lista com as 20 ou 10 melhores. A partir dessa seleção vá eliminando as ruins e separando aquilo que parecer mais satisfatório.


16. SAIBA O BÁSICO

Entender a raiz ou básico do problema é importante, pois ajuda você a se familiarizar com o assunto e encontrar uma solução definitiva, que realmente resolva o problema.


17. ENCONTRE UMA NOVA PERSPECTIVA

Se você admira uma pessoa, seja ela famosa ou não, pense em como ela resolveria essa situação. Essa mentalidade pode ajudá-lo a mudar de perspectiva de forma produtiva.


18. RESPOSTAS INTUITIVAS

O teste da moeda é uma amostra simples de como você realmente pensa sobre o assunto. Procurar por outras respostas intuitivas como essa é muito importante, pois ajuda você a encontrar uma saída que realmente o agrade.
imagem: Shutterstock

19. ENCONTRE A ESSÊNCIA

Procure identificar a essência do problema, o que ele realmente revela sobre a situação. Isso ajuda você a resolvê-lo e a evitar que ele ocorra novamente.


20. MUDE DE VISÃO

Dependendo da área em que seu problema ocorre é necessário que você pense a partir de todos os seus papéis, seja como membro de família ou profissional. É importante saber qual é a extensão de sua dificuldade e como ela pode atingir diferentes áreas de sua vida, de maneira que você tenha mais ou menos pressa para resolvê-la.


21. TUTORIAIS

Problemas mais simples, como alguma peça que precisa de concerto, por exemplo, podem ser facilmente resolvidos se você seguir um tutorial ou guia de dicas que dão diretrizes de como fazê-lo.
imagem: Shutterstock

22. DESCANSE

Alguns problemas levam mais tempo para serem resolvidos. Em situações como essas é importante aproveitar os períodos de descanso para conseguir relaxar e raciocinar melhor.
imagem: Shutterstock

23. FAÇA OUTRAS COISAS

Faça outras coisas, envolva-se em atividades diferentes. Fazer isso pode ajudar você a pensar em ideias diferentes.


24. VALORIZE O SILÊNCIO

Aproveite o silêncio para notar seus pensamentos e captar quaisquer pontos negativos que podem estar atrapalhando você.
imagem: Shutterstock

25. ANALISE SUAS SUPOSIÇÕES

Pensar criticamente em suas suposições é essencial para que você não caia nos mesmos erros novamente.


26. CONFIRA SUA LÓGICA

Uma vez que você tenha analisado suas suposições procure pensar na lógica que utilizou para fazê-las. Erros na lógica podem levar a conclusões equivocadas.


27. REAVALIE O PROBLEMA

Será que o problema é realmente tão ruim ou grave assim? Certas dificuldades podem ser facilmente resolvidas se você não der tempo para preocupações maiores.
imagem:Shutterstock

28. TENTATIVA E ERRO

Algumas coisas são resolvidas depois de várias tentativas e consequentes erros, por isso não tenha medo de errar se for necessário para aprender.


29. PROTÓTIPO DA SOLUÇÃO

Faça um protótipo da solução, ou teste, para avaliar se irá realmente funcionar.


30. VISUALIZE

Forme uma imagem mental daquilo que envolve a sua dificuldade. Isso ajuda você a se focar e a encontrar soluções mais objetivas.
imagem: Shutterstock

31. CÓDIGOS VISUAIS

Quando você pensa em seu problema, qual é a primeira coisa que enxerga em sua mente? Identificar esses símbolos pode ajudar você a avaliar o problema de forma diferenciada.


32. PENSE EXAUSTIVAMENTE

Estabeleça um horário ou período de tempo em que irá pensar ou escrever exaustivamente sobre o problema, esgotando todas as possibilidades e ideias que vierem a sua mente. Depois faça uma pausa, descanse, e leia novamente tudo o que escreveu para conseguir encontrar possíveis pontos fracos ou erros em seu raciocínio.
imagem: Shutterstock

 33. PERGUNTE PARA O GOOGLE

Simples, prático e rápido, o Google pode mostrar alternativas que ajudam você a resolver o problema ou encontrar pessoas que podem ajudá-lo.



Fonte: Universia Brasil

Uma excelente semana para nós:)
Um beijo
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

58 comentários:

  1. Olá Fabi,
    Fico feliz que você esteja melhor, realmente é mto ruim ficar doente, e ter q fazer repouso forçado. Espero q vc se estabeleça rápido.
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  2. Fabi,
    Ainda bem que está bem melhor. Fique logo 100% boa, saudades de vc por aqui e no twitter. E se Deus quiser não vai ser nada demais mesmo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Ei Fabiana!
    Que lindeza, me inspirei por aqui, derreti!
    Tudo muito lindo para inspirar a segundona!
    Bjs e linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você está melhor. Nada como um dia após o outro! Bora que a semana só está no começo. Bjk e saúde.
    Dani

    www.diadeprosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fabiana, eu não fiquei sabendo, mas que bom que vc já está melhor! Que caiam muitas bênçãos em vc, viu? Torço aqui pelo seu pronto restabelecimento. as imagens como sempre lindíssimas! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc se recuperou!!
    Tenhas uma semana cheia de coisas boas!!

    Adorei as inspirações!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabiana!

    Que bom que está de volta e bem :) Gosto muito do azul, é como trazer o céu cá para casa!

    Beijinho e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Fabi, logo estará 100%, o pior já passou.
    Boa e super recuperação para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fabi!
    É osso ficar doente...e com a saúde a gente não pode brincar né? Que bom que vc está melhor!
    Mas me fala...a tua mana te levou meu pacotcheeenho ou vai deixar pra Páscoa? hahahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que bom que voltou e está melhor!
    Fico feliz!
    Beijo flor boa semana!

    ResponderExcluir
  11. que bom estar melhor...huhu adoro o seu blog...

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Que bom que está melhor. Retorne com todo o gás.
    abraços
    Gláucia
    www.repletodevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Fico muito feliz por sua recuperação e que continui assim tudo azul!bjs!

    ResponderExcluir
  14. Que bom que já está boa Fabi, lindas imagens e cheias de inspiração, estou precisando de uma injeção de ânimo.
    Bjos e boa semana...

    ResponderExcluir
  15. Hola Fabi!!!
    Que maravilla que estés mejor!!!
    Igual tómate tus reposos, descansa y toma vitaminas en los alimentos, como fresas, guayabas, pimientos, todo para levantar las defensas!!!
    Muchos besitos,
    desde las alturas

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabiana!!
    Sigo seu blog há algum tempo e adoro sua dicas.Já fiz algumas dicas aqui no atêlie. Fico feliz por estar melhor de saúde. Agora estará a toda no blog novamente.
    Também tenho um blog com mais duas amigas entra lá e sejamos amigas, ficarei muito feliz com sua visita.

    http://meninabonitabolsasacessorios.blogspot.com/

    Ah te add no facebook

    Tenha uma ótima semana

    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  17. oi querida,que bom que você começou a melhorar!bjos.

    ResponderExcluir
  18. Mãe nao pode adoecer, né? Fica tudo um caos à volta da gente! Tomara que seja mesmo só uma virose. Guga melhorou também, ams está um esqueletinho! Vou ter que marcar nutricionista pra ver se a gente recupera os 2 ou 3 quilinhos perdidos.

    um beijooooo

    ResponderExcluir
  19. Oi Fabi, vc voltar a postar, já é um ótimo sinal. Mas continua quietinha sem fazer travessura até ficar 100% OK. Lindas imagens, bjs.

    ResponderExcluir
  20. Que bom Fabiana, que vc esta melhor...são os apertos da vida, que graças a DEUS estão sendo superados.

    Azul, minha cor preferida! Harmonia na vida e na saúde tbém!

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  21. Minha querida!
    Imagens lindas e inspiradoras!
    Amei todas...Estou torcendo para sua total recuperação.
    Abraços! Uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  22. Que bom que não tens mais sintomas...
    não consegui postar quando vc avisou no outro post, mas agora vim novamente pra desejar-te melhoras.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Fabiana, que bom que você já está melhor e já está voltando para as sua atividades.
    Adorei as imagens. Tenha uma ótima semana toda azul.
    Fique com Deus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Relaxa, descansa e melhora, que a gente vai ficar por aqui torcendo e esperando...
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Bom saber que você melhorou.
    Se cuida...fica com Deus.
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Oi Fabiana, tudo bem?

    Menina, eu estava muito preocupada com voce, mais graças ao bom Deus,
    voce melhorou.

    Não deve ter sido nada fácil mesmo.

    Agora devagar voce se recupera por completo e volta tudo como antes.

    Deus te abençõe

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  27. Que bom que voltou amiga! Tenha certeza que as orações foram muitas de todas nós. Você voltou e já nos presenteou com essas imagens maravilhosas não é? Amei o telefone, é todo " a lá tardochi"...:)
    Bjs e muita , mas muita saúde pra vc.

    ResponderExcluir
  28. oi fabiana! q bom q está conseguindo voltar a ativa! q doidera isso!! e adorei as imagens! o casalzinho de pano e a escada azul, sao lindos! bjs e melhoras!

    ResponderExcluir
  29. FABI, QUE BOM QUE VC TÁ BEM!!FICO FELIZ!!MUITO FELIZ!!SE CUIDA!!BJS!!

    ResponderExcluir
  30. Bom saber que melhorou.
    E os medicos só mudam de endereço...quando nao sabem o que nos dizer...metem a culpa na virose...rsrsss
    Ainda bem que é forte...mas nao abusa....fica ai de molho mais um pouco e vai voltando aos poucos...o mundo ti espera...mas bem forte de novo.
    Tenha dias melhores!
    Bj
    CRis

    ResponderExcluir
  31. Fabi....

    que bom saber que está melhor e que jaja estará 100%

    amei as imagens como sempre!

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  32. Incrível como o azul deixa tudo mais sereno e bonito, não é mesmo?
    Que bom que esteja um pouco melhor, mas acho que essa demora da sorologia deve ter deixar ansiosa, não é mesmo?
    Fica calma amiga e descansa bastante, isso mesmo, nada de estripulias, rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Fabi querida!

    Ficar doente não é fácil! Fico feliz em saber que esta melhor...
    Amei suas inspirações azuis!


    Bjss e uma semana iluminada!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. oi morzão que bom t ver na ativa, estava preocupada bom te ver ... a Mari ta gravida é? minhas lindas Deus te abençõe beijosss

    ResponderExcluir
  35. Ficar doente, sem poder fazer oque se gosta e ainda se sentindo mal é terrivel!
    Que bom que esta de volta e recuperada!
    Bjs, boa noite!

    ResponderExcluir
  36. Lindo o post, Fabiana. Melhor ainda saber que vc está bem! =)
    Querida, passe lá no minasdemim... tem um selinho pra vc.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Fabi estava sentindo sua falta, vinha aqui e nada de postagens, que saudades!!!!!!
    vou mandar e-mail a vc ok? vi um carretel que uma blogueira fez, com a textura tipo marmore, e preciso que vc me explique como fazer... a parede entendi.. mas a credito que no móvel tenha que ficar mais liso.... bjusss e estimo sua total recuperação!!!!! Suzy.

    ResponderExcluir
  38. Fabiana, querida!
    Fico muito feliz em saber que estás melhor. Nada mais importante que estar animada e curtir a vida. Cuide-se, Flor!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  39. oi fabi,
    A vida sempre é azul aqui no Reciclar e Decorar!
    Que bom que está td bem!
    Bjão

    ResponderExcluir
  40. Fabiana, de coração fico muito feliz de saber que você está bem e melhor.
    Deve ter sido dengue mesmo. Fiquei hospitalizada e sei bem como é ruim.
    Um beijinho de batom azul

    Lucia

    ResponderExcluir
  41. Bom dia!

    Desejo que vc possa ficar 100% logo mas já fico contente em saber que melhorou bastante. Descanse e se cuide mesmo pois com saúde não se brinca.

    bjs gelados!!

    :-)))

    ResponderExcluir
  42. Que bom que está melhor. Com saúde realmente não se brinca.
    Lindas imagens.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Olá Fabiana, adorei a postagem e adorei seu blog é lindo, parabéns. Bjs Kátia.

    ResponderExcluir
  44. Fabi que agradável notícia saber da sua melhora.E vc melhorou meu dia com essa imagens lindas viu?Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  45. Que bom que vc. está melhor....cuide-se e muitas vibrações com luz, pra ti!
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  46. Oi Fabi, que lindas inspirações.
    Ultimamente tenho olhado o azul meio diferente sabe,adorei todas as ideias.
    Abraço carinhoso.
    Cris

    ResponderExcluir
  47. Fico feliz em saber que agora você está bem,sentí sua falta na blogsfera viu.
    Ótima terça...fica com Deus.
    Bjinhus carinhosos.

    ♥ Tami ♥

    ResponderExcluir
  48. Ai que tranquilidade que me deu!! Amei esse post!! bjuxx lindona!!!

    ResponderExcluir
  49. Tudo Azul...

    Adoro!!

    Ainda bem q melhorou.!!


    Beijoquinhas :*

    Uma ótima semana ")

    ResponderExcluir
  50. Seu blog é lindo :)
    Beijos
    Celi
    www.casanovaeagora.wordpress.com
    @casanovaeagora

    ResponderExcluir
  51. Oi Fabi, que bom que a tempestade está passando, você faz muita falta pra nós. se cuida garota, tenha uma boa semana.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  52. Oi FAbiana!! Que bom que esteja melhor, a gente só presta atenção o quanto nossa saúde é importatne quando a gente fica doente não é?
    Adorei o post, ando apaixonada por azul e estas imagens estão maravilhosas!!!
    Grande abraço!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  53. Lindo! o azul realmente é tudo na vida. Sou suspeita ... azul é a minha cor. Beijinhos, Lila

    ResponderExcluir
  54. Oi Fabi, simplesmente amei esse post todo azul...

    Sou louca num telefone desses.

    beijos

    ResponderExcluir
  55. Mais uma vez, adorei o azul das paredes. Vou na loja de tintas, vou trocar o azul das paredes. Decidi trocar o rosa do quarto, agora vou trocar o azul da sala. Depois eu mostro como ficou. Bjs.

    ResponderExcluir
  56. Oi Fabiana, fico feliz que está bem.
    Marido também teve a tal virose e foi muito brava.
    O melhor é que com você está tudo azul, lindas as suas sugestões, abraços carinhosos de Maria Teresa

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração, Reciclagem e Artesanto Reciclar e Decorar!

Dúvidas e sugestões entre em contato pelo e-mail: reciclaredecorar.blog@gmail.com

Inspiração é o que não falta por aqui !