Gentileza Gera Gentileza - minha atitude perante a vida!

Publicado em 11 de janeiro de 2011


Além de ser super gracioso o ambiente, simples e acessível, essa foto me fez pensar... 
GENTILEZA GERA GENTILEZA
Deveria, mas muitas vezes não é a realidade. Que pena!

Frase de José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza  foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que  fez inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
"Gentileza gera gentileza" é a sua frase mais conhecida.
Pessoas gentis sempre são educados, sorriem , jamais gritam ou levantam a voz, elogiam o que foi bem feito, guardam segredos, agradecem sempre, procuram ajudar quem está passando por alguma dificuldade, mantém o interesse nas pessoas, não economizam em boas atitudes, são honesto.

  “Com licença”, “por favor”, “obrigada”, " me desculpe", "até logo", ou seja o princípio da boa educação é uma forma de gentileza. Uma pessoa gentil sempre usa essas palavras.
 Ser gentil não é “engolir sapos” nem “levar desaforo para casa”. Ser gentil é saber que “gentileza gera gentileza” assim como “aspereza gera aspereza”. Se alguém foi áspero contigo, seja gentil com ele, e quebre o ciclo. Não seja indelicado, apenas deixe claro que não gosta de ser tratado de tal forma.
Ser gentil é saber expor sentimentos.
Ser gentil é saber elogiar. É reparar nas qualidades das pessoas que estão ao nosso redor. É dizer para elas que estamos prestando atenção nos seus pequenos atos, e que as coisas positivas que elas fazem são muito importantes para nós. Assim como devemos dar apoio para que os erros possam ser corrigidos, devemos dar valor para as coisas positivas. Não elogie por elogiar: seja sincero.
Entretanto, não fique esperando ser elogiado para fazer um elogio.
Ser gentil é mais do que uma característica: é uma atitude perante a vida.
Acredito que todos queremos um “mundo melhor” e quem quer um mundo melhor deve estar consciente de que este mundo é feito por pessoas também “melhores”. 
Tornar-se uma dessas pessoas é uma boa forma de tornar o mundo melhor hoje.
Seja gentil!



14 comentários:

  1. Que texto lindo querida. eu amei... todos nessa nossa blogsofera deveriam ler esse texto e fazer uma autocrítica. as vezes eu não sou 100% gentil e isso não é bom. mas, sempre tento dar o melhor de mim.. bjinhos para vc. ótimo dia. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com tudo o que vc escreveu: "gentileza gera gentileza", com certeza!!!! Belas palavras. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida! Vou ser gentil e comentar hahahaha... É bem por aí mesmo, mesmo que a gente esteja tendo um dia péssimo, com a prática da gentileza a gente se torna uma pessoa gentil independente dos males da vida...
    Linda, seu post de ontem foi enooorme! Ainda não tive tempo de ler tudo, mas ainda volto pra comentar lá tá?! =) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana, lindo texto... verdade isso, mas noto que as pessoas acham mais fácil serem grosseiras e mal-educadas.
    Outro dia, meu pequeno me perguntou por que eu sempre sorrio paras as pessoas ao meu redor e eu expliquei a ele que o sorriso é a porta aberta para uma vida melhor e mais feliz e que pode nos trazer amizades... e às vezes, um estranho só precisa de um sorriso para melhorar um pouco seu dia...
    Parabéns, seu texto é completo :-)

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi,

    Super post!

    Ser áspero e sem educação dá muito mais trabalho do que ser gentil, por isso não consigo tolerar essas atitudes, relevo muita coisa, mas falta de gentileza não dá.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. eu ento ser adepta -gentileza gera gentilieza - ms estácda vez mais dificl -
    quando alguem é gentil, bem educado - todos falam - nosa tu viu como ele é gentil- isto deveria ser algo tão comum , o mundo seria melhor se todos tratassem os outros como gosaria de ser tratado
    mas vamos tentando-
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabiana, tudo bem?
    Ambiente muito agradável esse, é realmente uma pessoa gentil é outro nível!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  8. OI AMORECO, AMEI ESSE CANTINHO AÍ, E CONCORDO, SE TODOS FOSSEM GENTIS !!!. BEIJOCAS NO SEU CORAÇÃO...

    ResponderExcluir
  9. Eu sou super pró e minha meta nessa vida e catequizar todos com gentileza, nem que no começo eu leve umas cacetadas em troca, não importa, ser gentil vai ser minha jornada rssss, tenho certeza que vou colher frutos positivos mais prá frente!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Fabiana, adorei seu post, texto muito bom. PArabéns.
    Olha, cresci em um ambiente e época que não era preciso ensinar a ser educado e assim gosto de repassar a boa educação e gentileza.
    Hoje fico doente quando vejo a falta de educação, indelicadeza, grosseria, etc.
    A ausência das palavrinhas mágicas, simples, simples, como "bom dia", "obrigado", etc., sempre me perturba, não que eu queira retorno na minha gentileza, mas fico imaginando o que leva as pessoas de hoje serem tão frias na educação.
    Enfim, é um assunto que acredito só piorar ao longo dos tempos, triste imaginar para onde vai a educação das pessoas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Fabi
    Q tudo essa imagem! Eu já tinha visto o selo pela internet, mas nunca tinha visto em decoração... achei o máximo.
    Realmente, se todos fossem gentis, o mundo seria bem melhor! Beeeem!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabiana, concordo com a Lu, que muitas vezes se torna dificl ser gentil. Alem de estranharem, tem gente que confunde, acham que vc esta sendo boba, pronta pra ser enganada e "äbusada". No entanto, temos que persistir e tentar mudar o pequeno univeso a nossa volta, pelo menos.
    Foi dificil ser gentil, somos humanos, estava de mal humor,na proxima vc recupera o tempo perdido, mas não desista de multiplicar esse gesto. Começa com vc!

    ResponderExcluir
  13. Acho que estou no caminhop certo ... mas como uma boa Italiana ... grito!!! meu tom de voz é muito alto e meu filho sempre fala: Tá gritando por que ???? kkkk, do resto acho que faço o possível para gerar gentiliezas.
    Beijokas abóboras

    ResponderExcluir
  14. Fabiana, passei pra te conhecer e já estou na lista de seus seguidores. Adorei o post, sempre sito essa frase do profeta Gentileza. Se queremos ser bem tratados, temos de tratar bem também!
    Mas isso é educação, e educação se adquire no berço. Devemos tratar bem e ser gentis sem olhar a quem.
    Tenha uma ótima semana.
    beijos com carinho

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo