Decoupage em Móveis - PAP

Publicado em 14 de outubro de 2010

Decupagem em móveis, passo a passo


Cadeira reformada com decoupagem


Material :
  • Papel comum para o molde
  • Verniz poliuretano acrílico
  • Lápis e tesoura
  • Pincel de espuma
  • Gravura em papel mais grosso
  • Esponja
  • Cola de decoupagem
  • Água

Corte um molde do móvel a ser decupadoLimpe bem a superfície do móvel que será revestida. Se a peça estiver danificada e for necessário cobrir rachaduras, faça tudo isso agora. Depois, sobreponha um papel comum na superfície da peça e desenhe o contorno da área que será revestida. Esse será o seu molde. Recorte.

Risque o molde na gravuraVá movendo o molde até posicionar sobre a parte da gravura onde está a imagem que você deseja. Com um lápis risque os contornos levemente sobre a sua gravura. Lembre de usar uma gravura de um papel mais grosso para evitar que surjam muitas bolhas de ar na colagem. Cuide também que tenha o tamanho suficiente para cobrir toda a área do molde.

Use uma tesoura bem afiada para cortar o modelo definitivo. Se se sentir mais segura corte com uma pequena margem, pois é mais fácil tirar o excesso do que cobrir faltas.Recorte o desenho definitivo

Passe cola no móvel com o pincel esponjaPasse a cola de decoupagem em toda a superfície a ser revestida. O pincel espuma espalha melhor a cola, criando menos bolhas de ar. Cuide para que a cola esteja bem úmida no momento em que colocar a gravura.

Antes de aplicar a gravura sobre o móvel, mergulhe rapidamente na água para que o papel amoleça e fique mais fácil de modelar sobre o móvel. Mas é rápido, heim? Umideça a gravura para facilitar a moldagem

Assente a gravura sobre o móvelAjuste a gravura no móvel pelas bordas. Mantenha as mãos úmidas enquanto trabalha, pois ajuda a reduzir os riscos de rasgar o papel. Com uma esponja bem macia e úmida também, comece a alisar a gravura sempre do centro para fora. Com cuidado retire o excesso de água e cola e também as possíveis bolhas de ar. Aguarde a secagem, mas fique de olho na hora seguinte, porque às vezes novas bolhas de ar se formam e isso é normal. Se acontecer, com os dedos molhados, alise novamente a superfície retirando as bolhas sempre do centro pra fora. Deixe secar totalmente. Se por acaso a gravura rasgar nesse processo, tente consertar da melhor maneira possível e aguarde a secagem total.

Caso tenha ficado alguma rebarba da gravuras pra fora das laterais, agora depois de seco é que você deverá cortar, usando um estilete muito afiado. Depois aplique de 3 à 5 demãos de verniz poliuretano acrílico com um pincel de espuma, que deixa menos marcas. O verniz poliuretano dá mais resistência e proteção contra riscos à essa superfície que será muito usada. Esse verniz é facilmente encontrado em lojas especializadas em tintas.Aplique o verniz poliuretano


Fonte: Do It Yourself Ideas

10 comentários:

  1. Oi Fabi!

    Melhoras... tudo de bom este post!
    Grande beijo e uma semana deliciosa p vcs...

    Dy

    http://inspireedecore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim aqui te convidar para conhecer o blog da Elitize, adesivos decorativos, espero que goste! Passe lá, estamos com sorteio!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. amanhã tem o sorteio do livro: Você é insubstituivel do autor: Augusto Cury
    passa lá... ainda dá tempo!!!

    www.psicologaregina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou amando seu blog, já até coloquei ele lá do meu ladinho, parabéns, acho que vou fuçar em tudo e tirar muitas ideias.
    Beijokas
    meumundocordeabobora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que idéia fantástica, é uma forma diferente de reciclar os méveis.

    Bjão
    http://andreiarenovandoereciclando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fabi, que idéia mais genial, adorei!!! Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Bacana essa técnica!!!
    no domingo lembrei de vc e da sua sobrinha!
    encontrei a Bia (sobrinha do meu marido de 7 anos) e nós duas lembramos que uns 4 meses atrás chamei ela de "Bia maluca" de tanto que ela tava fazendo arte! rss...lembrei, claro, da Duda Lelé! heheheh
    beijos
    Re

    ResponderExcluir
  8. Agora que vi q vc estava dodói, espero q já esteja melhorando e fique boa logo logo. Amei a idéia e as dicas, nem conhecia esse tipo de pincel, já vou sair em busca de... e a idéia de dar uma molhadinha no papel tbem. Mto bom, ótimas dicas. Bjs.

    ResponderExcluir

Seja sempre bem-vindo(a) ao Blog de Decoração e Reciclagem Reciclar e Decorar

Deixe suas dúvidas, sugestões e claro sua opinião nos comentários, elas são muito importantes para continuarmos escrevendo conteúdo de qualidade e que atenda as suas necessidades.
Faremos o possível para responder todos os comentários.
Para parcerias utilize o email : reciclaredecorar.blog@gmail.com

Muito Obrigada!

Fabiana Tardochi - Redatora e Editora de Conteúdo



Topo